7 easter eggs do 5° episódio de Falcão e o Soldado Invernal que você pode ter perdido
O 5° episódio de Falcão e o Soldado Invernal foi extremamente importante para a série e encaminhou para o desfecho da trama. E nesse processo tivemos diversos easter eggs que vem direto das HQs. Se liga só.
6 easter eggs de Falcão e o Soldado Invernal
1 – Bucky e o escudo
Nos quadrinhos, lá por 2008, quando todos pensavam que Steve Rogers havia sido morto ao final da saga Guerra Civil, foi Bucky quem assumiu o manto de Capitão América como um último pedido do amigo. Ele recém havia se liberado da programação do Soldado Invernal e usou essa sua nova fase como herói como uma espécie de redenção.
No MCU está muito nítido que quem vai assumir o manto é o Sam Wilson (igual aconteceu nas HQs em 2014), mas toda vez que vemos o Bucky interagindo com o escudo e mostrando aptidão, lembramos que ele também é uma pessoa apta ao trabalho.
2 – Novo Falcão
Nós já havíamos listado aqui no site, no texto sobre os créditos finais da série, que Joaquim Torres, o agente que auxilia Sam Wilson na série, é o mais recente Falcão das HQs. E parece que a série vai seguir por esse caminho mesmo.
Nas HQs há uma trama mirabolante, onde Joaquim acaba sofrendo experimentos, tendo DNA de um falcão misturado com o seu, lhe transformando em meio homem e meio animal. Ao que tudo indica isso será simplificado no MCU.
Após ter as suas asas mecânicas arrancadas por John Walker, Sam entrega o que sobrou para que Joaquim faça o que quiser com elas. parece bastante óbvio que enquanto Sam deve se tornar o novo Capitão América, Torres será o novo Falcão.
3 – Condessa Valentina Allegra de Fontaine
A grande estreia no MCU desse episódio foi Valentina Allegra de Fontaine. Sabemos muito pouco dela, apenas que ela está recrutando John Walker para algo ainda não revelado. Mas a sua história nos quadrinhos pode nos dar alguma luz sobre o seu futuro nos filmes e séries.
Nas HQs Valentina é uma mulher russa com ligações com a Leviatã, uma organização tal qual a SHIELD e a Hidra, mas com relação com a KGB e União Soviética. Ela acabou se juntado a SHIELD, teve um relacionamento com Nick Fury e atingiu um dos status mais altos dentro da organização.
Mas sua fidelidade no final se revelou com a Leviatã. Fontaine chegou por um tempo a se infiltrar na Hidra, fingindo ser a Madame Hidra, para traí-los e despertar o exército Leviatã.
Desde que foi exposta como uma agente adormecida russa, ela foi presa e nunca mais apareceu. Mas volte aqui no site amanhã que temos uma teoria muito boa sobre qual pode ser o papel de Condessa Valentina Allegra de Fontaine no futuro do MCU.
4 – Isaiah Bradley
Nós também já mencionamos a participação de Isaiah no segundo episódio, bem como o seu neto, aqui no site. Mas foi apenas agora no quinto episódio que ele contou para Sam Wilson a sua triste relação com o governo americano. Tal qual nas HQs, ele foi uma cobaia, recebeu um soro experimental do super-soldado e foi o único a sobreviver. Ele também ficou preso injustamente por décadas, bastante semelhante ao que aconteceu nos quadrinhos.
Caso você queria saber em detalhes a história de Isaiah nas HQs, fizemos um texto especial contando a sua revoltante histórias nas HQs. Clique aqui para ler.
5 – Truth
Esse 5° episódio de Falcão e o Soldado Invernal possui um easter egg já no seu título. Ele se chama “Truth” (Verdade), que é uma referência a minissérie dos quadrinhos chamada “Truth: Red, White and Black” (Verdade: Vermelho, Branco e Preto), que foi a revista onde Isaiah Bradley foi criado. A HQ foi escrita por Robert Morales e desenhada por Kyle Baker.
6 – Agente Americano
Sob os olhares atentos de dezenas de smartphones, que transmitiram o ocorrido para o mundo inteiro, John Walker decapitou de maneira selvagem e brutal um dos integrantes da organização Apátrida. Ele é o Capitão América e o que já seria extremamente condenável por ser um assassinato de uma pessoa que estava rendida, acaba lhe custando o título e os direitos que gozava como militar.
Agora não sendo mais o Capitão América, mas ainda com o soro do super-soldado do Mercador do Poder correndo nas suas veias, qual será o futuro de John Walker? Conforme a cena pós-créditos desse 5° episódio mostrou ele se tornará o Agente Americano.
Esse seu novo status é uma espécie de Capitão América, mas sem o escudo original e tampouco apoio do governo. Na cena podemos ver ele construindo o seu próprio escudo e isso é bastante relevante. Pois o escudo do Capitão América original contém vibranium e é um feito único da ciência, apenas Thanos conseguiu destruí-lo. Já o escudo do Agente Americano é muito mais frágil e não aguentaria algumas marretadas do Thor, por exemplo. Na imagem acima podemos ver como nas HQs o seu escudo rapidamente entorta como papel ao confrontar seres mais poderosos.
7 – Treinando com o escudo
Um dos momentos mais bacanas do episódio é quando Sam está treinando com o escudo, para pegar a técnica de arremessar ele e o pegar no ar novamente. Como ele não tem a super-força de Steve Rogers, acaba tendo um pouco mais de dificuldade.
E isso remete diretamente a sua primeira edição como Capitão América nos quadrinhos, quando está enfrentando Batroc, Barão Zemo e alguns agentes da Hidra em Madripoor (muito semelhante ao background da série) e acaba logo no seu primeiro arremesso de escudo errando os alvos.
Faz muito sentido que eles tenham adicionado essa cena na série, pois controlar um escudo dessa maneira não é fácil. Seria muito inverossímil presumir que ele desenvolveu essa aptidão do nada. Bola dentro dos roteiristas.
Mas e então, caro leitor, o que achou do 5° episódio de Falcão e o Soldado Invernal? Tinha identificado todos esses easter eggs? Deixe a sua opinião nos comentários.