8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada no Disney+, teve três episódios exibidos e tem acumulado elogios da crítica e dos fãs. E agora vamos trazer curiosidades, opiniões e informações sobre o terceiro episódio.
1 – Duas Jeans
O episódio já começa chutando tudo ao dar continuidade ao enredo das duas Jean Greys. Essa é uma história que vem direto dos quadrinhos. Após a Saga da Fênix Negra e a aparente morte da Jean, o Ciclope foi pro Alasca onde conheceu uma garota idêntica a Jean.
Acontece que essa garota era Madelyne Pryor, um clone da Jean criada pelo vilão Sr. Sinistro. Ciclope se casou com a Madelyne e juntos eles tiveram um filho chamado Nathan. Mas então Jean voltou, Ciclope abandonou a esposa e filho e a Madelyne se tornou uma vilã.
É um arco de histórias extenso e polêmico. Pois o Ciclope literalmente abandona a esposa e o filho. Ela surta com isso e ao cair nas garras do Sinistro protagoniza a saga Inferno. Onde literalmente transformou Nova Iorque em um Inferno. Criando monstros e alterando a realidade.
E tudo isso foi surpreendentemente muito bem adaptado, de forma parcial, nesse episódio. Primeiro no interessante dilema de quem é a Jean verdadeira, tendo em vista que a clone tem memórias e a original não. Mas isso também foi rapidamente foi resolvido.
A barra do Ciclope também foi limpa. Ele não precisou abandonar ninguém. Bastou ele ficar indeciso sobre quem é a Jean original para despertar gatilhos na Madelyne. Ela de imediato já começou a se alterar e manifestar a influência do Sinistro.
2 – Inferno
Inclusive, aquelas ilusões que a Madelyne criou, com objetos da Mansão virando monstros, tudo foi tirado da saga Inferno dos quadrinhos. Foi tudo MUITO bem adaptado.
Já o Inferno que ela criou dentro da Mansão, também é uma GIGANTESCA referência aos quadrinhos. Um dos locais mais famosos da Marvel é o Limbo, uma dimensão infernal comandada pela mutante Magia e que a Madelyne acessou durante a saga Inferno (e também já comandou).
3 – O rubi
Inclusive, o rubi no formato de losango que aparece na testa da Madelyne é a marca registrada dos clones do Sinistro. Durante a Era Krakoana isso foi MUITO usado. Principalmente na saga Pecados do Sinistro, onde ele clonou praticamente o Universo Marvel inteiro.
O seu visual também é uma versão moderada, mas ainda com bastante identidade, do seu visual dos quadrinhos.
4 – O Limbo
O próprio Limbo apareceu já no filme dos Novos Mutantes. E tem participação recorrente nos quadrinhos. Ele é exatamente assim como a animação mostrou. Um inferno recheado de monstros.
Espero que usem esse local de verdade em algum momento. Se apenas como ilusão ele já ficou perfeito, imagina se ele aparece em toda a sua plenitude?
5 – Magia
Inclusive, lembram que eu falei que a Magia controlava o Limbo? Ela apareceu brevemente nesse episódio. Bem, mais ou menos na real, o Morfo se transformou na sua versão adolescente e dos Novos Mutantes na luta contra a Madelyne.
O que é bem curioso, pois a última vez que vimos a personagem ela era apenas uma criança. E se ela passou pelo arco de ficar aprisionada no Limbo e envelhecer, não sei onde isso foi mostrado. Acredito que essa transformação do Morfo não faz sentido e foi só um easter egg.
O Morfo vai além ainda e se transforma na Magia demoníaca corrompida pelo Limbo. Definitivamente essas transformações foram apenas easter eggs para os fãs mais devotos mesmo.
6 – Acerto de contas
O acerto de contas da Jean e da Madelyne é algo que aconteceu nas HQs também, mas de uma forma diferente. Na conclusão da saga Inferno, Jean acabou absorvendo a própria Madelyne. Elas só vieram a se acertar, de boa mesmo e coexistindo, recentemente.
Mas suspeito que o que vimos nesse episódio foi apenas um teaser da saga Inferno das HQs. O Sinistro deve voltar a manipular a Madelyne, ou algo do tipo, e teremos uma adaptação da saga mais ampla e em larga escala. Não apenas uma ilusão.
7 – Nathan
Sr. Sinistro é um cientista louco que realiza experimentos em mutantes. Ele clona, disseca, tortura e faz de tudo. E um dos seus fascínios é brincar com os genes dos Summers e dos Greys, pois vê muito potencial em ambos. É daí que vem o interesse no jovem Nathan Summers.
O Nathan também é infectado pelo vírus tecnorgânico nas HQs. Só que lá quem o infecta é o Apocalipse. E ele é levado para o futuro pelo Clã Askani. Na série eles simplificaram, usando o Sinistro para o infectar e o mutante viajante temporal Bishop para levar ele ao futuro.
Nas HQs, e na animação deve ser assim também, Nathan é um mutante MUITO forte. Sinistro estava certo, a mistura dos genes Summers e Grey é poderosa. Só que, quando crescer, ele usará quase todo seu poder para controlar o vírus tecnorgânico 24h.
E vocês sabem que é o Nathan adulto, né? Nos quadrinhos ele retorna ao presente já adulto. Na verdade, já idoso [risos]. Ele é o soldado Cable. Que já apareceu nas temporadas originais de X-Men lá nos anos 90. E apareceu em Deadpool 2. Lembra?
Observe com atenção o braço do Cable: Está tomado pelo vírus tecnorgânico. E ele usa seu poder, que é telepatia e telecinese igual sua mãe, para impedir que seja 100% tomado pelo vírus. Se ele vacilar por um segundo, morre. Por isso apesar de tão forte, ele não aparenta.
8 – Forge
E pra finalizar, o episódio termina nos apresentando o Forge. O mutante nativo-americano cujo poder é ser o mutante mais inteligente que existe. Ele é um dos principais interesses românticos da Tempestade, um personagem incrível e vai nos dar muitas alegrias ainda.
Ele apareceu nas temporadas originais dos anos 90. Mas a Tempestade pareceu não o reconhecer. Vamos acompanhar os desdobramentos dessa história.
Opinião final: Estou amando assistir X-Men ’97. Estão adaptando os arcos lá do final dos anos 80 e tá gostosíssimo de assistir. Tem os elementos importantes dos quadrinhos, só que com uma narrativa moderna e atual. Já é a melhor produção original da Marvel no Disney+.
Mas e aí, você sabia disso tudo? Tá gostando de acompanhar os episódios? Tá curtindo essa nossa cobertura semanal? Deixe a tua opinião nos comentários.