Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

TEORIA! Os Vingadores Sombrios podem já estar surgindo pelo MCU e ninguém percebeu

Toda grande super-equipe precisa ter um grupo para antagonizar, não é mesmo? Os Vingadores já enfrentaram o Loki, Ultron e até o Thanos. Será que chegou a vez de agora confrontarem uma reunião de inimigos? Isso é bem possível e nós vamos te explicar agora essa teoria.

Muita gente tem falado que a série Falcão e o Soldado Invernal pode introduzir os Thunderbolts, uma equipe de criminosos que buscam a redenção e passam a agir como heróis, com novas identidades heroicas. Mas e se na verdade for algo além disso? E se na verdade estivermos presenciando a criação dos Vingadores Sombrios?

A premissa dos Vingadores Sombrios é essencialmente uma evolução dos Thunderbolts, mas desta vez temos vilões fingindo ser os Heróis Mais Poderosos da Terra. Na primeira formação de Vingadores Sombrios, por exemplo, tivemos Norman Osborn como Patriota de Ferro (Homem de Ferro + Capitão América), Venom fingindo ser o Homem-Aranha, o Mercenário vestindo o uniforme do Gavião-Arqueiro e Daken, o filho do Wolverine, fingindo ser o seu pai.

A não utilização do nome Thunderbolts poderia se dar também para evitar comparações com o Esquadrão Suicida, equipe da DC Comics que já tem dois filmes e que também conta com vilões. Os grupos são essencialmente diferentes, mas por envolverem vilões a comparação entre os fãs seria inevitável e traria um desgaste desnecessário.

O MCU é famoso por misturar conceitos, ser fiel na essência mas também mudar as coisas de maneira significativa. Então o que penso é uma equipe que obedece o governo e com vilões, assim como os Thunderbolts e que fará oposição aos Vingadores e com integrantes equivalentes, tal qual os Vingadores Sombrios.

Os Vingadores Sombrios no MCU

O estalo para essa possibilidade veio com a Condessa Valentina Allegra de Fontaine. Ela claramente convocou o Agente Americano para alguma coisa, o que lembra muito Nick Fury e o Agente Coulson convocando os heróis para a Iniciativa Vingadores.

A Marvel gosta muito de fazer referências e conexões a sitcoms populares americanas. E entre 2006 e 2010 os atores Clark Gregg (Agente Coulson) e Julia Louis-Dreyfus (Condessa) protagonizaram juntos a série “As novas aventuras de Christine“. Para o MCU essa informação não tem relevância, mas colocar os dois personagens em papéis equivalentes mas antagônicos no MCU, é algo que Kevin Feige faria.

Mas voltando ao Agente Americano, apesar do seu descontrole, o personagem não é um vilão no sentido de ser uma pessoa que deseja causar coisas ruins. Ele ainda é um patriota e possui um senso de justiça (bastante distorcido, é verdade), mesmo com seus problemas de raiva. Ou seja, não é um personagem que aceitaria se juntar com um grupo de vilões.

Em uma formação dos Vingadores Sombrios, ele seria certamente o Agente Americano (muito semelhante ao Capitão América). Mas há outra personagem que já conhecemos e que poderia se juntar ao grupo: Yelena Belova. Ela é uma Viúva Negra e passará a ter mais destaque no MCU. E se a Condessa tiver lhe recrutado também no filme da Viúva? Com os atrasos do longa devido a pandemia, essa resposta vai demorar um pouquinho.

Dessa forma os Vingadores Sombrios já teriam seu Capitão América e Viúva-Negra. Tem outros dois personagens que poderiam entrar para a equipe: Abominável como Hulk e Treinador como Gavião-Arqueiro. Eric O’Grady, um terceiro e mais vilanesco Homem Formiga das HQs, muito amigo do Treinador, poderia também debutar no MCU, assim como o Dínamo Escarlate (o Homem de Ferro russo).

John Walker nas HQs já liderou os Vingadores Sombrios e foi Diretor dos Thunderbolts, então essa seria uma adaptação bastante coerente. Já Yelena Belova, teve uma estranha participação nos Thunderbolts, defino como estranha pois era a Natasha se passando por ela. Já Eric O’Grady e Treinador também já participaram dos Thunderbolts.

E assim, inclusive com personagens que ainda não apareceram nos filmes e séries, poderíamos ter uma equipe com vilões e anti-heróis para antagonizar com os Vingadores. Com a Condessa tendo o mesmo papel que Nick Fury teve lá no primeiro filme dos Vingadores.

Eric O’Grady, o terceiro Homem-Formiga. Foto: Marvel Comics.

A motivação

Bom, mas se os Vingadores já são heróis, por qual motivo o governo iria criar uma equipe para antagonizar com eles? O primeiro ponto a se observar é que Falcão e o Soldado Invernal mostrou que o governo americano está decidido e com pressa para ter novos heróis. Não foi atoa que colocaram John Walker como novo Capitão América e com uma enorme ação de marketing.

O segundo é que não existem mais Vingadores, né? O Capitão América sumiu, o Hulk está gravemente ferido, o Thor foi para o espaço, o Homem de Ferro e a Viúva-Negra morreram, o Homem-Aranha está sendo procurado como criminoso, a Feiticeira Escarlate se isolou no Canadá, a Capitã Marvel voltou para o espaço e o Falcão retornou para as missões militares.

Ou seja, não existe uma equipe de fato e o governo americano sabe como isso é perigoso e deve estar correndo contra o relógio para montar um novo grupo.

A Rússia

Condessa Valentina Allegra de Fontaine foi criada e por muitos anos se estabeleceu como uma das melhores espiãs da SHIELD, mas lá por 2007 foi revelado que ela era na verdade uma infiltrada da Leviatã, uma espécie de Hidra russa.

Sendo assim, ela poderia tranquilamente trabalhar para os russos e ser uma infiltrada no governo americano, vendendo uma problemática equipe de vilões/anti-heróis como os Novos Vingadores. Tudo para sabotar os Estados Unidos e permitir a ascensão da Leviatã pelo mundo.

Vale lembrar também que atualmente nos quadrinhos dos Vingadores, o roteirista Jason Aaron está explorando plots como Vingadores confrontando a Guarda Invernal (os heróis da Rússia) e o governo americano criando sua própria equipe problemática de heróis, o Esquadrão Supremo da América.

A Guarda Invernal da Rússia. Arte de Ed McGuinness.

Tudo pode estar conectado, como forma de dar mais holofote para a Rússia e seus heróis. Ou essa teoria pode não ter fundamento algum e estar 100% errada.

Mas e então, caros leitores, o que vocês acharam dessa teoria? Na semana que vem nós voltamos com uma nova teoria, dessa vez envolvendo os Skrulls. Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D