Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Entenda como Wanda engravidou nas HQs e quem são seus filhos

O holofote do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) está todo em Wanda Maximoff desde a estreia de Wandavision neste mês de janeiro. No último episódio que estreou no Disney+, Wanda dá à luz a dois meninos, em circunstâncias extremamente peculiares.

Embora tenhamos visto na série a gravidez relâmpago, o nascimento dos filhos de Wanda nos quadrinhos não é nem um pouco menos bizarro. Fica com a gente que hoje vamos explicar um pouco sobre o que acontece nos quadrinhos e, de certa forma, o que podemos esperar que seja adaptado no MCU.

Uma família nada normal

Nas HQs, depois de anos de flertes e declarações, A Feiticeira Escarlate e Visão se casaram e se mudaram para os subúrbios no distrito de Leonia, no estado americano de Nova Jersey.

Na época, eles eram membros conhecidos dos Vingadores e sua presença na região não agradou os vizinhos – alguns chegavam até a dizer que o casamento entre uma humana (mutante, na época) e uma máquina era uma afronta à Deus.

Wandavision filhos engravidou

Não era incomum que os vizinhos tentassem boicotar a estadia da dupla em Leonia. Apesar disso, Wanda e Visão faziam de tudo para se encaixar e tentar viver uma vida normal.

Durante uma visita à Lua, onde viviam os Inumanos, Wanda sentiu o “chamado materno” ao conhecer sua sobrinha Luna, filha de seu irmão Pietro e de Cristalys, princesa dos Inumanos. Como na época o Visão havia encontrado um lar com os Williams (a família de Simon Williams, o Magnum), seu instinto paterno também aflorou e a dupla decidiu que tentaria ter filhos.

Wandavision filhos engravidou

A situação, porém, parecia extremamente desfavorável, uma vez que o Visão tinha um corpo inorgânico, sem qualquer forma de se reproduzir com uma humana. Ainda assim, Visão insistiu que Wanda pudesse usar seus poderes de gerar acontecimentos improváveis para que a gravidez existisse.

Wanda achava impossível. Mesmo que seus poderes envolvessem pequenas alterações da realidade, criar vida era algo completamente fora de seu alcance. Eles evitariam muitos problemas se tivessem cogitado à sério a adoção

Wandavision filhos engravidou

Wanda e as Bruxas de Salem

Na mesma edição em que o casal discutia a possibilidade de engravidar, Wanda e Visão foram sequestrados por uma congregação de bruxas descendentes de Agatha Harkness, a mentora feiticeira de Wanda. Vertigo, uma dessas bruxas, ofereceu que Wanda se juntasse a elas. Dessa forma, Wanda finalmente teria um lar onde ela não apenas seria aceita, mas também reverenciada.

A Feiticeira Escarlate, porém, recusou a oferta, sabendo que as intenções de Vertigo não eram das melhores – e também porque essas bruxas haviam matado a própria Agatha. As bruxas pretendiam sacrificar Wanda, Visão e outras feiticeiras para o Deus do Inverno durante um ritual pagão conhecido como Festival da Primeira Colheita.

Wanda e Visão foram colocados em fogueiras para serem sacrificados, mas com a chegada do Sol (que era a fonte dos poderes do herói nas HQs), Visão conseguiu se libertar e ajudou Wanda a enfrentar as bruxas. Vertigo, que naquele momento canalizava o poder de 665 bruxas, perdeu o controle e liberou um fluxo de energia devastador pela vila.

Foi Wanda quem interveio e, usando de todo o seu esforço, desviou o poder de toda uma legião de bruxas para impedir a oferta ao Deus do Inverno. Além disso, Wanda também escutou a projeção astral de Agatha, que a recomendou usar desse poder para si.

E ela usou. Graças à essa enorme quantidade de energia mágica (666 bruxas reunidas), Wanda conseguiu turbinar o seus próprios poderes de alteração de probabilidades para engravidar. O próprio Doutor Estranho confirmou a gravidez e como ela aparentava ser completamente normal, apesar da concepção mágica.

O nascimento

A gravidez de Wanda não foi muito anormal, se você excluir que esse é um gibi de super-heróis com vilões aparecendo a cada edição. Diferente da série, ela aconteceu naturalmente ao longo de nove meses, mas o nascimento também teve a reviravolta dos gêmeos, algo que ninguém esperava.

Thomas (Tommy) foi o nome escolhido para o primeiro nascido, e William (Billy) para o segundo, uma homenagem à família Williams, que havia adotado o Visão. Uma curiosidade, é que na época Wanda não utilizava o sobrenome Maximoff. Quando ela se casou com o Visão, que não tinha nome de família, decidiu adotar para si o nome único também. Assim, Wanda, Visão, Billy e Tommy não tinham sobrenome algum.

Só que os problemas não demoraram a acontecer. Em diversas ocasiões, os gêmeos desapareciam do nada e depois retornavam no mesmo lugar, para o terror da babá que cuidava deles. E isso foi se tornando cada vez mais frequente, até que Wanda presenciou o rapto de seus filhos.

Mestre Pandemônio

Depois de um acidente de carro, o ator de Hollywood Martin Preston se viu entre a vida e a morte e, diante disso, vendeu sua alma em um pacto com o demônio Mefisto. Daí em diante, ele se transformou no Mestre Pandemônio, um vilão que tinha como objetivo restaurar as cinco peças de sua alma que haviam sido separadas por Mefisto e espalhadas pelo planeta.

Foi o Mestre Pandemônio que sequestrou Billy e Tommy de seu berço. Ele acreditava que os gêmeos eram as peças que faltavam de sua alma, mas, na realidade, Mefisto interveio e revelou que toda a missão do Mestre Pandemônio se baseava em uma mentira. A alma de Pandemônio nunca fora repartida – mas a de Mefisto, sim. E todo esse tempo, Pandemônio estava, na realidade, coletando os fragmentos da alma de Mefisto.

No fim, Mefisto revelou que Billy e Tommy haviam sido gerados em Wanda ao mesmo tempo que ele próprio era destruído por Franklin Richards, filho do Quarteto Fantástico. Dois fragmentos de Mefisto então foram absorvido por Wanda durante o ritual das bruxas e se transformaram nas crianças. Elas não haviam sido crianças reais, com almas próprias, mas fragmentos demoníacos transformados em bebês pelos desejos de uma feiticeira sobrecarregada de magia.

Mefisto é derrotado por Wanda, mas o trauma causado pela perda dos filhos foi muito maior do que ela poderia suportar. Na época, o Visão havia sido destruído e reformado sem uma ligação emocional com suas lembranças, então Wanda e ele já não tinham mais a mesma relação afetiva.

Tudo começou a pesar muito para a heroína e, por isso, Agatha Harkness removeu a lembrança das crianças da mente de Wanda.

Wandavision filhos engravidou Feiticeira Escarlate

Immortus

Em Vingadores da Costa-Oeste (1985) #62, descobrimos que a destruição de Visão, a criação e destruição dos gêmeos, e até mesmo o casamento de Wanda haviam sido orquestrados por uma mente maligna: Immortus.

O vilão acreditava que Wanda era o ‘Nexus Being’ (Ser Nexo) da realidade, algo que a tornava única em todo o multiverso, e algo que o próprio Immortus almejava. Ele então começou a desviar fluxos de energia de diversas realidades alternativas para aumentar os poderes de Wanda, tornando-a muito mais poderosa. Isso explica como Wanda conseguiu suportar a energia de tantas bruxas e também como conseguiu criar seus bebês falsos, já que, na época, a Feiticeira Escarlate não era tão poderosa para tal feito.

No fim, Immortus foi derrotado e Wanda se livrou de sua manipulação, liberando todo o poder que havia recebido para fora. Wanda, inclusive, perdeu temporariamente todos os seus poderes com isso.

Anos se passaram sem que Wanda tivesse outro episódio parecido ou recordasse de seus filhos. Até que Janet Van Dyne, a Vespa, abriu o bico e provocou um cataclismo para os Vingadores e os X-Men.

A Queda e Dinastia M

Quando a Vespa deixou escapar que Wanda teve filhos, a Feiticeira Escarlate partiu para a Latveria em busca de Victor Von Doom, o Doutor Destino. Wanda acreditava que somente o poderoso feiticeiro das trevas poderia ajudá-la a trazê-los de volta.

Ele então se aproveitou disso e a imbuiu com um poder conhecido como Força Vital, uma energia tão imensa que a transformou em uma entidade com poderes de alterar realidades.

Wandavision filhos engravidou Billy Tommy

Só que a magia era poderosa demais até para Wanda suportar, o que desencadeou uma série de eventos que até hoje assombram a feiticeira.

Fora de controle, Wanda confrontou e matou Agatha Harkness; levantou o herói Valete de Copas dos mortos apenas para fazê-lo explodir a Mansão dos Vingadores; e lançou uma série de ataques contra os seus próprios colegas de equipe.

Gavião Arqueiro, Homem-Formiga e o Visão foram mortos no ataque, que também deixou a Mulher-Hulk e a Vespa hospitalizadas. O evento, conhecido como “Vingadores: A Queda“, também concretizou o fim da super-equipe, que se debandou.

Como se não bastasse, quando confrontada, Wanda reescreveu a realidade, sob influência de Pietro, para que todos os desejos das pessoas fossem realizados. Ela então criou a Dinastia M, um mundo onde os mutantes eram uma maioria e viviam em paz, onde seus filhos existiam, e onde Magneto era o líder mutante.

Só que os heróis começaram a despertar e a confrontaram mais uma vez. Magneto então descobriu que Pietro havia sido responsável por aquilo e matou o irmão de Wanda.

Enfurecida e totalmente fora de controle, a Feiticeira Escarlate proferiu as famosas palavras “chega de mutantes”, o que desfez a realidade da Dinastia M e apagou o gene-X de 98% da população mutante. Esse feito até hoje assombra a população mutante, que a renomeou de A Farsante” (The Pretender).

Jovens Vingadores

Enquanto os Vingadores estavam inativos, um grupo de jovens indivíduos poderosos se uniu para formar os Jovens Vingadores. Entre eles estava Wiccano, codinome de William “Billy” Kaplan.

Quando Billy descobriu que todos ali tinham uma ligação com os Vingadores e que ele tinha um possível irmão gêmeo chamado Tommy (o Célere), o jovem logo pensou que eles poderiam ser os filhos gêmeos perdidos da Feiticeira Escarlate.

Billy tem poderes mágicos e a capacidade de reescrever a realidade em menor escala. Tommy é um velocista como Pietro – e também herdou os cabelos brancos do tio. E, de certa forma, eles realmente eram os filhos reencarnados de Wanda.

Wandavision filhos engravidou Wiccano Célere

Billy, Tommy e os Jovens Vingadores viajaram até a Latveria para encontrar Wanda. Lá, eles descobriram a verdade sobre a origem dos poderes de alterar realidade de Wanda, e também descobriram que Destino fora o verdadeiro responsável pelos eventos de A Queda e Dinastia M.

Wanda mais uma vez se libertou de seus poderes incontroláveis e se redimiu ao tentar ajudar os mutantes a retornar seus poderes – embora não tenha conseguido mais depois de perder esses poderes de alterar realidades.

Como o retorno dos filhos de Wanda aconteceu exatamente ainda não se sabe. Os dois jovens são mais velhos do que os gêmeos bebês de Wanda e Visão seriam, e nasceram de outras mulheres humanas. 

Em sua revista solo de 2016, Wanda supõe que as almas dos seus bebês tenham invadido os corpos de outras crianças, matando-as, ou que, de alguma forma, tenham viajado no tempo para reencarnar realmente nas mães biológicas dos meninos. De qualquer forma, Wanda é considerada a mãe dos espíritos de Billy e Tommy.


E então, caro leitor? Conseguiu entender um pouco sobre a complicada história da gravidez e dos filhos da Feiticeira Escarlate? Deixa sua dúvida, críticas ou elogios aí nos comentários. Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook e seguir nossas demais redes sociais!

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D