Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

11 Easter Eggs que você pode ter perdido em WandaVision

A tão aguardada primeira série da Marvel Studios para o Disney+, Wandavision, já está entre nós. Depois de um longo hiato (18 meses), finalmente os fãs puderam curtir a logo da Marvel que antecede as produções do cinema – agora também nas séries.

Além de trazer uma trama repleta de comédia e mistério, Wandavision também trouxe alguns segredinhos ocultos e acenos tanto aos quadrinhos quanto à história do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Neste texto, vamos destrinchar alguns desses “easter eggs” que estão espalhados e, alguns até bem escondidos, pelos primeiros dois episódios da série. Vai ser supimpa!

1 – “Cabeça indestrutível”

Logo no começo do primeiro episódio, Wanda acidentalmente atinge a cabeça de Visão com um prato, que se despedaça no chão. É então que a heroína solta a frase cômica: “meu marido e a sua cabeça indestrutível…”.

Essa fala é um aceno à morte do Visão em Vingadores: Guerra Infinita. No longa, Visão é morto duas vezes, uma pela própria Wanda e outra por Thanos. Nas duas ocasiões, sua cabeça é destruída, uma vez que o principal objetivo era destruir ou coletar a Joia da Mente que ficava em sua testa. Será que nesse novo “mundo ideal”, Wanda fez a cabeça do Visão ser indestrutível?

2 – Torradeira Stark

No primeiro comercial fictício da série, que remonta o tipo de propaganda de eletrodomésticos exibida nas TVs americanas na década de 50. Nele, o vendedor fala sobre um novo modelo de torradeira chamado “Toast Mate 2000” (Torradeira Amiga 2000, em tradução livre).

Além de ser produzida pelas Indústrias Stark (a mesma do Homem de Ferro), a torradeira também produz o mesmo som dos propulsores do traje do herói bilionário.

O timer da torradeira também simula o contador de uma bomba prestes a explodir, o que pode ser um aceno ao passado traumático de Wanda. Em Vingadores: Era de Ultron, Wanda reconta como ela e o seu irmão Pietro tiveram a casa destruída por bombas construídas pelas Indústrias Stark.

A primeira bomba matou seus pais, a segunda não explodiu, mas ficou diante deles por dias enquanto os gêmeos estavam soterrados nos destroços da casa. A luz vermelha que acende na torradeira é uma das poucas peças coloridas nesses dois primeiros episódios.

Outra referência sobre torradeiras está na história em quadrinhos de Tom King, Visão (2015), em um momento de raiva, Wanda chama Visão de “uma droga de uma torradeira“, sinalizando como ele era um robô, não uma pessoa real.

E existe alguma “torradeira” mais “amiga” que o Visão? É bom lembrar que Ultron é o responsável pela criação de Visão, assim como Tony Stark, no MCU, também projetou o próprio Ultron. O vilão robótico também é o responsável pela morte de Pietro, outro trauma de Wanda.

3 – Dinastia M

Um detalhe que já foi captado nos trailers é o rótulo do vinho que Wanda serve para os Hart no jantar do primeiro episódio. Nele, vemos um selo com um grande “M” e a marca é “Maison du Mépris”. Traduzindo do francês, fica “Casa do Desprezo”. Esse detalhe faz lembra de outra “Casa” a qual Wanda fez parte, a Dinastia M (em inglês, House of M, Casa do M). O M destacado no rótulo também reforça a referência.

4 – ESPADA

Ao fim do primeiro episódio, assim que se encerra o sitcom dos anos 1950, vemos que alguém assistia ao programa. Pelo símbolo na tela do computador e no caderno de notas, é possível notar o brasão da ESPADA (Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena), que no MCU pode ter se tornado a substituta da SHIELD na contenção de indivíduos super poderosos.

O brasão da ESPADA é visto mais duas vezes no episódio 2, uma vez no helicóptero de brinquedo vermelho e outra na roupa do apicultor. Duas cenas em que a realidade cômica parece falhar.

5 – Ceifador

Na abertura animada do segundo episódio, em um determinado momento o Visão atravessa o chão do andar de cima para chegar até a sala de casa. Nesse momento de atravessar o teto, quando pausado (já que passa rápido demais para ver sem pausar), é possível ver o capacete do vilão Ceifador dos quadrinhos enterrado no teto, junto de alguns ossos.

Nos quadrinhos, o Ceifador é Eric Williams, irmão do herói Simon Williams, o Magnum. Eric sempre odiou o Visão, uma vez que nas HQs o sintezoide foi construído com as ondas cerebrais de Simon.

O Ceifador também é um dos vilões na revista “Visão (2015)”, de Tom King, sendo justamente morto e enterrado no quintal da casa dos Visão.

6 – Produtos no supermercado

Ainda na abertura do segundo episódio, em uma breve cena podemos ver Wanda fazendo compras em um supermercado. Nas prateleiras, três embalagens de produtos se destacam: “Wonder Oats” (Aveia Maravilha), “Bova Milk” (Leite de Bova) e “Auntie A’s” (Da Tia A).

Wonder Oats” pode ser mais uma referencia a Simon Williams, o Magnum (Em inglês, Wonder Man). Nos quadrinhos, Simon foi por um tempo considerado “irmão” do Visão, uma vez que tinha cópias de suas ondas cerebrais. Simon também foi um interesse romântico para Wanda por muitos anos, inclusive após a morte do Visão.

Bova Milk” é uma referência à vaca Bova, um dos experimentos do Alto Evolucionário que serviu como parteira e babá de Wanda em seus primeiros dias de vida. Bova é uma personagem importante para o passado da heroína, uma vez que foi responsável por revelar uma de suas origens nos quadrinhos.

Auntie A’s” é uma marca de serragem para caixa de gato e tem um gato preto na capa. Isso pode ser uma referência à bruxa Agatha Harkness (que já foi chamada de Tia Agatha por Wanda), que também tem um gato preto chamado Ébano. A personagem Agnes pode ser também inspirada em Agatha, que nos quadrinhos foi tutora de Wanda na arte da feitiçaria.

7 – Ciclone

Mais uma referência na abertura está nos instantes finais, onde podemos ver um objeto decorativo sobre a mesa do casal, ao lado de um abajur. O objeto lembra o herói Ciclone (Whizzer) da Era de Ouro dos Quadrinhos, com as asas na cabeça e o “W” no peito.

Nas HQs, o Ciclone foi, por anos, considerado como o pai de Wanda e Pietro, que na época até usavam o sobrenome dele, Frank. Falamos um pouco sobre essa história em outro texto, que você pode conferir aqui.

8 – Illusion e Glamour

Outra referência a personagens dos quadrinhos está nos nomes de palco de Wanda e Visão para o show de mágica. A dupla adota os codinomes Illusion e Glamour, uma referência a uma dupla de heróis mágicos que estavam, inclusive, presentes no nascimento dos filhos de Wanda e Visão nos quadrinhos.

9 – Armário da Joia da Mente

No armário com fundo falso que Wanda e Visão usam para o truque de mágicas, é possível ver um desenho que lembra a figura da Joia da Mente. É importante lembrar que a Joia da Mente é a responsável por ter conferido poderes à Wanda no MCU, além de ter sido um elemento chave na criação do Visão.

A personagem Monica Rambeau também acaba saindo de dentro do armário durante o truque de mágica. Seria um aceno para como a personagem obterá seus poderes no MCU? Nas HQs, Monica (que na série está sendo chamada de Geraldine) tem poderes sobre ondas de energia.

10 – Relógios Strücker

Em mais uma cena de comerciais, o casal da propaganda das torradeiras retorna, agora para vender um relógio da marca “Strücker”. O relógio também leva uma marca da Hidra. O Barão Von Strucker foi o general da Hidra que, no MCU, usou a Joia da Mente para conceder poderes a Wanda e Pietro.

Outra curiosidade é que o relógio indica a hora “2:42”, o que pode ser um aceno à revista Avengers (1963) #242, que configura o retorno do Visão e da Feiticeira Escarlate para a equipe dos Vingadores, após o Visão ter sido destruído. É também nesse arco que o Visão se torna líder da equipe.

11 – A base da Hidra

Quando o mundo do sitcom está ganhando cores ao final do episódio 2, podemos ver rapidamente um papel de parede com a ilustração de uma construção sobre algumas montanhas. Essa construção lembra muito a base da Hidra em Sokovia, o lugar onde Wanda e seu irmão ganharam poderes.


E você, caro leitor? Pegou algum easter egg que passou despercebido por nós? Deixa aí nos comentários! Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook e seguir nossas demais redes sociais!

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D