Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Marvel apresenta uma nova dupla de heróis mutantes e trans

Historicamente falando, a Marvel é uma editora bastante diversa. Mas se tem uma área ainda carente de representatividade dentro do Universo Marvel, é a que diz respeito aos heróis trans e não-binários. No próximo mês de junho a Marvel caminhará no sentido de amenizar essa situação.

Em junho a editora publicará o especial Vozes da Marvel: Orgulho, uma antologia especial recheada de histórias produzidas e protagonizadas por equipes criativas e personagens da comunidade LGBT.

E uma das novidades desse especial é que a Marvel estará apresentando pela primeira vez a Shela Sexton, cujo codinome no original é “Escapade“, ou “Escapada“/”Escapista” em uma tradução livre.

Ela é uma mutante trans e uma ladra com a habilidade de fugir de qualquer situação. Seu poder, mais precisamente, lhe permite trocar fisicamente de lugar com outra pessoa ou até mesmo trocar qualquer atributo físico ou abstrato específico, como posses, status organizacional, habilidades, poderes sobre-humanos e até situações.

Apesar de muito poderosa e muito diferente, a habilidade tem suas limitações: ela precisa estar a 7 pés de distância da pessoa e o poder dura no máximo algumas horas por vez. E quanto mais complexa a troca, maior é a chance de dar algum problema.

A personagem é uma criação da escritora trans Charlie Jane Anders, que coleciona prêmios por seus livros de ficção, da dupla de desenhistas indicados ao Eisner, Ro Stein e Ted Brandt e da colorista trans Tamra Bonvillain, uma das melhores da sua área em atividade no mercado.

Conforme a Marvel, a Escapista não atua sozinha como ladra: “ela tem uma parceria inestimável ao seu lado, seu melhor amigo Morgan Red, com conhecimento de tecnologia, junto com um cinto de ferramentas contendo um arsenal de dispositivos roubados. Juntos, Escapista e Morgan rasgam o Universo Marvel como ladrões profissionais, roubando de organizações criminosas e corruptas… até que um encontro com Emma Frost e Sina muda o curso da vida de Escapista para sempre.

Morgan também é um mutante trans, mas as seus poderes são um pouco inúteis em uma batalha. Ele consegue transformar qualquer coisa orgânica em chocolate. E a dupla vive com Hibbert, a tartaruga voadora que foi geneticamente modificada e resgatada por eles de um laboratório.

Como podemos ver, a Escapista é uma espécie de Robin Hood moderna e agora chamou a atenção de duas das principais líderes de mutantes. Apesar de roubar apenas pessoas más, ela se considera uma super-vilã que faz coisas boas. Conforme a escritora da HQ, ela desconfia muito de autoridades, e isso inclui o Professor X e o Magneto.

Charlie, co-criadora da heroína, destaca também a importância dessa nova personagem: “Espero que a Escapista e Morgan Red inspirem pessoas trans e não-binárias em todos os lugares a acreditar que elas também podem lutar pela justiça com o poder da criatividade e da família escolhida“.

Confira a sinopse da história:

A aventura de 20 páginas em Vozes da Marvel: Orgulho apresentará a Escapista e revelará sua carreira como super-heroína/ladra, além de explorar sua vida como uma mutante trans no Universo Marvel. O especial marca apenas o início da saga da Escapista, quando ela se envolve com os X-Men e uma profecia mortal é revelada em seu futuro. Os fãs podem esperar o retorno de Escapista no outono em um arco de história especial dos Novos Mutantes escrito por Anders.

Vale lembrar que ano passado, no volume de 2021 do especial Vozes da Marvel, a editora introduziu um novo mutante gay chamado Somnus e atualmente ele tornou um personagem recorrente na revista derivada dos X-Men chamada Carrascos, atuando ao lado de clássicos heróis como Kate Pryde, Psylocke e Bishop.

Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Ansioso para conferir mais histórias da Escapista? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D