Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Entenda qual pode ser o futuro da Feiticeira Escarlate após o Multiverso da Loucura

Doutor Estranho que nada, o assunto mais comentado sobre o Multiverso da Loucura é a Feiticeira Escarlate. A personagem foi extremamente importante no filme e agora a internet quer saber: o que o futuro reserva para Wanda Maximoff?

Antes de prosseguir, precisamos avisar que esse texto conta com spoilers de Doutor Estranho: Multiverso da Loucura, então se você ainda não assistiu ao filme, siga a leitura por sua conta em risco.

Todos já imaginávamos que a Wanda teria um papel muito importante no filme, mas talvez tenhamos sido surpreendidos com o tamanho dessa participação. Ela ativamente tem importância do começo ao fim do longa, sem exagero.

Mas antes de megulhar de cabeça no filme, precisamos recapitular um pouco o que aconteceu com a personagem nas HQs. Isso será importante para que vocês entendam a narrativa do que nós imaginamos que poderá rolar nas telonas.

A Feiticeira Escarlate nas HQs

Nos quadrinhos, lá em 2004 no arco “A Queda” dos Vingadores, ao relembrar que seus filhos não existem, a Wanda sofre um surto e, numa vibe quase de filme de terror, acaba criando o “pior dia da história dos Vingadores”.

Ela havia recém adquirido a Força Vital, uma fonte de energia que aumentou MUITO o seu nível de poder e ninguém estava esperando que ela pudesse alterar a realidade em uma escala tão grande. Na atmosfera de filmes trash de terror, ela controla o corpo zumbificado do falecido Valete de Copas, explodindo a Mansão dos Vingadores e matando o Homem Formiga no processo.

Ela mexe com a mente do Homem de Ferro e o faz se sentir bêbado, sendo que ele é um alcoólatra em recuperação. Ela altera a realidade para o Visão vomitar diversos Ultrons, no meio da batalha ela entra na mente da Mulher-Hulk, desperta toda a sua fúria e faz a heroína rasgar o Visão ao meio.

Ela altera a realidade também para criar uma invasão Kree na Terra, onde dessa vez quem acaba morrendo é o Gavião Arqueiro. Essa loucura toda apenas termina quando o Doutor Estranho intervém e comunica a todos que todos esses eventos foram causados pela Wanda e sua explosão de poderes dignos de alterar a realidade, oriundos da Magia do Caos.

A Feiticeira Escarlate resiste muito. Ela realmente quer ficar com os seus filhos. Ela altera a realidade para isso. Mas acaba sendo detida por Stephen Strange e levada pelo Magneto para Genosha, a nação mutante da época.

Alguns meses depois temos a saga Dinastia M, onde ela ainda desequilibrada altera a realidade do MUNDO INTEIRO e cria uma dimensão onde os mutantes dominam o planeta, o Magneto é o líder dos mutantes e todos tem a vida que sempre desejaram, inclusive ela ao lado dos seus filhos.

Paralelo cinema vs quadrinhos

Nessa altura, vocês já devem ter percebido que a jornada da Wanda no MCU e nos quadrinhos é bastante semelhante, porém invertida. Nos quadrinhos primeiro ela mata geral em uma história com ares de terror e então altera a realidade para criar um mundo perfeito.

Já no cinema, primeiro ela altera a realidade para criar o mundo perfeito pra ela, um mundo que lhe conforte. Que foi exatamente o que a gente viu lá em WandaVision. Ela querendo a todo custa ficar com os seus filhos.

E em um segundo momento, mais descontrolada e fora de si, corrompida por uma força externa, que nas HQs é a Força Vital e no MCU o Darkhold, ela parte pra ofensiva e em uma história digna de filmes de terror, mata todo mundo sem nenhuma piedade.

Em Multiverso da Loucura, até para não estragar o potencial futuro dos personagens, a Feiticeira Escarlate acaba matando variantes de outros universos. Os Illuminatis da Terra 838 foram as suas vítimas mais fatais. Mas ela devastou também dezenas de feiticeiros do seu próprio universo e tentou matar várias vezes o Doutor Estranho e a America.

O futuro da Feiticeira Escarlate

No final do filme, a gente descobre que o Darkhold corrompe as pessoas e basicamente as controla. Em determinada cena do filme o Estranho fala: “A Wanda se foi. Ela se apossou do Darkhold e o Darkhold se apossou dela“. O mesmo aconteceu com outras variantes do Stephen apresentadas na história.

Aí já começa a redenção da personagem. Depois que o Darkhold foi destruído e após a Wanda perceber que os filhos estão com medo dela, ela fala: “Eu não machucaria NINGUÉM“. Nesse momento ela parece despertar e se livrar do controle do livro.

E assim que ficou livre, ela identifica todas as insanidades que cometeu e percebe que se deixou levar pelo livro. É por isso que ela chora, por isso que ela destrói tudo no templo do Chton, por isso q ela destrói todos os Darkholds. E ela diz: “Ninguém mais será tentado pelo Darkhold“. E acaba se sacrificando.

Ou seja, ela assume que foi tentada e estava meio que sob o controle dele. Suas atitudes foram consequência de um controle externo. Ela não teve total controle das ações, embora tenha, sim, recorrido ao Darkhold por livre e espontânea vontade.

Da mesma forma, nas HQs é isso que acontece com a Força Vital. Ela vai, sim, atrás do Destino (e aqui está o seu erro), mas as consequências com os poderes aumentados e a loucura, é culpa da Força Vital nas HQs e Darkhold no MCU.

Mas morreu mesmo? Claro que não. A regra é clara, se não tem corpo, então também não tem morte. E a ideia aqui é oferecer uma visão do que aconteceu com ela nas HQs e que poderá acontecer com ela no MCU.

Nas HQs, após matar geral e criar a sua realidade, Wanda se isola em um povoado, próximo ao Monte Wundagore. Ela se mistura a população de lá e fica escondida e com uma aparente amnésia por anos.

E essa é a primeira dica para o MCU. Podemos ficar alguns anos sem ver a Wanda. Se fizerem como rolou nos quadrinhos, ela só volta quando a gente esquecer dela. Quando a gente menos esperar. Naquele momento em que já aceitamos que ela morreu e não volta mais. Aí ela retorna.

Ela até pode receber uma visita ou outra, mas só pra provar que ela está sem memória e que deixou o passado para trás. Nas HQs, o Gavião Arqueiro chega a visitar ela e não é reconhecido. Uma cena pós-crédito do Barton curtindo a aposentadoria dele com a família na Europa e topando com ela seria interessante, hein?

A Cruzada das Crianças

Mas enfim, ela tem que voltar né? Nas HQs o seu retorno oficial se deu na saga Cruzada das Crianças, que teve os Jovens Vingadores no centro de tudo. E vamos lembrar, a equipe está caindo de maduro no cinema. Quase todos os seus integrantes já despontaram ao longo dos últimos filmes e séries do MCU.

Como por exemplo:

Patriota, neto de Isaiah Bradley, apareceu brevemente em algumas cenas de Falcão e o Soldado Invernal. A Estatura, filha do Homem-Formiga. A Gaviã Arqueira, de Gavião Arqueiro. O Kid Loki, também de Loki. Wiccano e Célere, filhos da Feiticeira Escarlate, estrearam em WandaVision. E claro, a America Chavez, do próprio Multiverso da Loucura.

Os personagens ainda estão espalhados por aí, mas podem se juntar a qualquer momento. Nas HQs quem reúne o grupo é o Rapaz de Ferro, uma variante adolescente do Kang, ou “aquele que permanece” que vimos no episódio final da primeira temporada de Loki.

E na saga A Cruzada das Crianças, a missão deles é justamente procurar a Feiticeira Escarlate, para reunir ela com a sua família, o Wiccano e o Célere. Como os gêmeos vão voltar à vida no MCU? Não faço ideia. Esse problema é da Marvel. Mas eles são importantes demais para seguirem mortos.

Onde está a Wanda? No vilarejo? Nessa altura do campeonato, seguindo novamente o que aponta a HQ, ela já está se posicionando para retornar. Ela está na Latvéria, sendo manipulada pelo Dr. Destino. O mais popular vilão do Quarteto Fantástico tem origem romani igual a Wanda nos quadrinhos e também é um poderoso feiticeiro.

Ele tranquilamente pode ter ido até os destroços de Wundagore, pesquisar a magia de Chthon e no processo ter topado com a Wanda. Destino atende pelo nome de Victor von Doom e é o monarca da Latvéria, fictício país localizado na Europa. Inclusive, Wundagore, no MCU, pode ficar na Latvéria para facilitar as coisas.

As HQs são mais complexas (e viajadas). Descobrimos que Victor manipulou a Wanda o tempo todo. A Queda dos Vingadores e a Dinastia M aconteceram por influência dele. E após o seu retorno, a Feiticeira tentou de todos os modos e diversas vezes fazer o bem para compensar toda a dor que provocou.

Não acho que seja factível, no MCU, imbuir toda a culpa de todos os problemas da Wanda no Dr. Destino (ou em qualquer outro personagem), a melhor forma de reestabelecer a personagem é colocando-a para praticar o bem e buscando pagar pelos crimes que cometeu em algum grande ato de heroísmo.

Apesar disso, tenho uma fagulha de teoria, pelo tanto que o Multiverso da Loucura falou de sonhos, de que talvez o vilão Pesadelo possa ter dado um empurrão na Wanda para ela seguir por esse caminho da corrupção.

Tive esse estalo na cena em que ela diz que “sonho todas as noites com os meus filhos e então acordo em um pesadelo“. Pode não significar nada, mas como temos um vilão do Dr. Estranho que comanda justamente a dimensão dos sonhos, isso me deixou um pouco cabreiro.

Isso poderia ser usado, também, para tirar ainda mais o peso negativo que a Wanda carrega após matar tanta gente. Terceirizando a culpa. Como nos quadrinhos também rolou isso, de ficarem pondo a culpa em vilões que a usaram a Wanda, não acho que seja tão impraticável assim.

De todo modo, nos próximos anos teremos a série “Dinastia Harkness“, protagonizada pela bruxa Agatha Harkness e talvez lá nós tenhamos alguma dica sobre o que aconteceu com a Wanda. Essa série não foi anunciada por acaso. Ela tem pouco motivo para existir em um universo onde a Feiticeira Escarlate já não existe mais. Exceto se a Wanda estiver viva.

Vale mencionar ainda que existe um Visão branco perdido no MCU ainda, uma consequência de WandaVision. O reencontro dele com a Wanda ainda precisa acontecer em algum momento.

Mas e então, caro leitor, o que achou de toda essa nossa teoria? Também acredita que a Wanda está viva? Concorda com as nossas especulações? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D