Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Entenda quem são os Illuminati do Universo Marvel

Os espectadores do MCU estão em polvorosa com a estreia dos Illuminati da Marvel no cinema, mas quem acompanha os quadrinhos já conhece o grupo desde 2005, quando foram apresentados pela primeira vez pelo escritor Brian Michael Bendis (Miles Morales) e Steve McNiven (Guerra Civil).

Illuminati, no mundo real, é o nome dado a diversos grupos secretos e misteriosos que existiram de verdade ou mesmo da ficção. Mas o termo se originou na Baviera (lá na Alemanha), em 1776, por Adam Weishaupt. O grupo fazia parte do movimento hoje conhecido como Iluminismo e discutia a relação entre governo, política e religião, por exemplo.

A partir de então se popularizou na cultura pop as teorias da conspiração de que Illuminati seria um grupo secreto que orquestra o destino do mundo. Uma Nova Ordem Mundial secreta e que manipula tudo por baixo dos panos.

Os Illuminati da Marvel

Essa teoria da conspiração influenciou FORTEMENTE os Illuminati da Marvel. A equipe originalmente era composta por pessoas que representavam diferentes grupos/comunidades de influência da Marvel. Confira os integrantes originais:

Sr. Fantástico, líder do Quarteto Fantástico e a pessoa mais inteligente da Terra.

Homem de Ferro, líder dos Vingadores e, possivelmente, a segunda pessoa mais inteligente da Terra.

Professor X, fundador dos X-Men e um ferrenho militante pelos direitos dos mutantes.

Doutor Estranho, o Feiticeiro Supremo da Terra.

Raio Negro, Rei dos Inumanos, espécie dissidente dos humanos e que vivem na Terra.

Namor, Rei de Atlântida, outra espécie dissidente dos humanos e que povoam os oceanos.

O Pantera Negra, Rei de Wakanda, a nação mais desenvolvida da Terra, também foi convidado a participar dessa primeira formação da equipe, mas declinou ao pedido por não concordar com a prática de um pequeno grupo de homens decidindo o destino de todo o Universo Marvel.

O argumento da equipe

Os Illuminati da Marvel surgiram, cronologicamente, logo após os eventos da saga Guerra Kree-Skrull. O Homem de Ferro percebeu como a Terra estava vulnerável a esses eventos externos e propôs uma aliança com os outros heróis para que se antecipassem a essas situações e evitassem grandes problemas para a Terra antes mesmo que eles acontecessem.

Como manter a coesão dentro de cada equipe (Quarteto Fantástico, X-Men, Vingadores, população mutante, atlante e inumana) já era um sacrifício, seria complicado unificar as equipes em um grande esforço para proteger o planeta.

Então eles concordaram em se reunir em segredo para discutir as grandes ameaças globais sempre que acharem necessário. O Professor Xavier foi eleito o mediador do grupo, para que pudesse ler a mente de todos e garantir que não havia um traidor entre eles.

As missões dos Illuminati

O grupo tomou várias decisões, ao longo dos anos, que reverberaram de maneira significativa por todo o Universo Marvel. Abaixo vamos listar algumas:

Illuminati vs Skrulls

Querendo mostrar o poder bélico da Terra, os Illuminati foram até o Império Skrull, após a Guerra Kree-Skrull, para deixar claro aos alienígenas que a Terra não está desprotegida e que eles devem evitar invadir o planeta futuramente.

O problema foi que eles acabaram sendo capturados, sofreram experimentos e apenas com muito sufoco conseguiram fugir. Mas com o material coletado, os skrulls conseguiram aperfeiçoar as suas transformações e, mais adiante, isso deu origem a saga Invasão Secreta.

Em Invasão Secreta descobrimos que os Skrulls há anos estão se infiltrando em posições de liderança do planeta, para promover o caos e facilitar uma grande invasão no futuro. Inclusive, o MCU já está trabalhando em uma adaptação da Invasão Secreta, só que em menor escala, para o DIsney+.

Illuminati vs Manopla do Infinito

Após os eventos do Thanos com a Manopla do Infinito, o Sr. Fantástico sugeriu que a equipe recolhesse todas as Joias para que elas não voltem a cair em mãos erradas. Assim que reunidas, Reed Richards tentou usar o poder da Manopla para destruir as Joias, mas não teve sucesso.

Sendo assim, eles decidiram que cada membro dos Illuminati iria ficar responsável por esconder uma Joia, dessa forma eles estariam se prevenindo de alguma grande ameaça no futuro.

Porém, algum tempo depois, o vilão Capuz conseguiu roubar e manipular os heróis para adquirir todas as Joias …

OBS: durante o ataque do Capuz, a Medusa, Rainha dos Inumanos, se juntou ao grupo, substituindo seu marido Raio Negro, que estava morto.

Illuminati vs Hulk

Quando o Hulk começou a causar muitos estragos nos Estados Unidos, inclusive destruindo Las Vegas inteira, o Homem de Ferro sugeriu aos Illuminati um plano de contenção. A ideia era enviar o Hulk para o espaço, contra a sua vontade, mas para um planeta muito distante e pacífico.

A ideia era que ele encontrasse a paz que sempre quis, pois o planeta era realmente pacífico e sem vida inteligente. Nessa decisão dos Illuminati, o Professor X não estava presente e Namor se posicionou contra, sobrando para o Homem de Ferro, Dr. Estranho, Raio Negro e Sr. Fantástico a decisão de tocar o plano adiante.

Acontece que enquanto o Hulk estava no espaço, a sua nave foi danificada e ele acabou caindo em Sakaar, um planeta que vivia sob um regime ditatorial de um rei louco. Por lá o Hulk virou um escravo, um gladiador e ascendeu como Rei. Quando estava feliz com sua Rainha e um filho, a nave que lhe enviou para o planeta explodiu matando a todos.

Hulk atingiu um nível de raiva nunca antes visto e voltou para a Terra subjugando todos os heróis e expondo os Illuminati para o mundo.

Pantera Negra

Em 2013, na HQ dos Novos Vingadores de Jonathan Hickman (X-Men) e Steve Epting (Capitão América), o autor introduziu uma trama onde misteriosamente realidades estavam colidindo e o Multiverso entrando em colapso.

Percebendo como isso era perigoso e poderia causar a destruição da realidade, o Pantera Negra decidiu tomar a iniciativa de convocar novamente os Iluminati. Os mesmos integrantes, mas desta vez o Fera, dos X-Men, substituiu o Professor X que estava morto. Também foi adicionado, momentaneamente, o Capitão América na equipe. Como os Illuminati passaram por uma situação de descrença popular após o retorno do Hulk, a ideia era que Steve Rogers servisse como uma espécie de bússola moral para o grupo, impedindo que eles cometessem qualquer barbárie.

Salvar a Terra dessas incursões do Multiverso gerou um debate moral. Para impedir que o a Terra 616 (universo padrão dos quadrinhos) fosse destruída, a única solução era destruir a Terra de outro universo. Era um caso dele “eles ou nós”. O Capitão América não conseguiu concordar com a decisão de assassinar 7 bilhões de pessoas de uma Terra alternativa para salvar a própria Terra e acabou sendo removido dos Illuminati e sua memória foi apagada.

Com o tempo os Illuminati foram obrigados a destruir vários planetas e a enfrentar várias equipes de outras Terras. As coisas foram escalonando até o ponto de que novos integrantes foram adicionados aos Illuminati, dado o avanço da situação.

Capitão Britânia, Hulk, Amadeus Cho, Maximus e Jaqueta Amarela se juntaram ao grupo. A conclusão dessa confusão toda descarrilhou na saga Guerras Secretas, uma grande batalha envolvendo diversas realidades distintas.

Desde então os Illuminati não voltaram mais a se reunir.

Mas e o MCU?

No MCU fomos apresentados apenas aos Illuminati de outra realidade (não a principal dos filmes). Mas eles são exatamente iguais aos quadrinhos, grandes líderes da comunidade super-heroica que se reúnem para tomar importantes decisões.

Os membros dos Illuminati daquele universo são: Professor X, Capitã Carter, Capitã Marvel, Mestre Mordo, Raio Negro e Sr. Fantástico.

Importante destacar que a aparição desses Illuminati em outro universo não impede uma eventual aparição dos Illuminti no universo principal do MCU. Afinal, o Sr. Fantástico, Namor, Hulk, Dr. Estranho e Hank Pym estarão por aí de bobeira.

Mas e então, caro leitor, o que você achou dos Illuminati da Marvel? Ansioso para ver essa equipe representada no MCU? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D