Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Confira os 3 mutantes que morreram na saga X of Swords

A saga X of Swords foi a grande história dos X-Men em 2020. A trama teve 22 capítulos, passou por todas as revistas atuais da franquia e o saldo final foram três vidas mutantes a perdidas. Confira agora os detalhes dessa aventura que chegou ao fim na última quarta-feira nos EUA.

Antes de mais nada é preciso deixar claro que esse texto contará com spoilers de toda a saga X of Swords, ainda inédita no Brasil. Então continue a leitura por sua conta em risco.

Bem, a primeira coisa a se estabelecer é que a morte para os X-Men, no último ano, disse muito pouco. Os mutantes, agora vivendo na nação de Krakoa, desenvolveram um processo seguro e engenhoso de ressureição. Ou seja, se um mutante morre, ele pode facilmente retornar.

Claro, há o detalhe de que existem muitos mutantes mortos e que a fila de espera atual é de mais ou menos 10 anos (exceto se você for um mutante essencial para Krakoa, pois dai você pode furar a fila), mas isso não é o foco aqui. A questão é que você deve estar pensando que não faz mal que três mutantes tenham morrido na saga, é só trazer eles de volta, certo? ERRADO!

Em X of Swords nós descobrimos que se um mutante morre no Extramundo (um nexo temporal que une todas as realidades), ele não pode ser ressuscitado. Ou melhor, ele até pode, só que uma falha nos protocolos de ressureição acaba fazendo com que o mutante que retorna à vida seja uma espécie de amalgama de uma realidade variante. Ou seja, morrer no Extramundo significa morrer pra sempre.

Os protocolos entrando em curto após a falha do Extramundo. Foto: X-Factor #4.

E para a infelicidade geral de todos, a saga X of Swords se passa quase toda no Extramundo e os três mutantes que morreram, foram a óbito nesse nexo temporal. Lembrando também que X of Swords foi um torneio entre os mutantes de Krakoa e os mutantes de Arakko (uma antiga e perdida nação mutante).

Mas bom, com toda essa explanação feita, vamos conhecer os mortos.

1 – Pedreira

Santo Vacarro é um mutante cujo corpo é uma entidade psíquica geocinética, ele usa pedras e rochas para formar o seu corpo. Originalmente ele parecia um jovem Coisa cinza, mas com o tempo conseguiu controlar os seus poderes e foi ganhando mais identidade no seu visual. Ele é um dos mais populares jovens mutantes da Academia X e um dos sobreviventes da dizimação provocada pela Feiticeira Escarlate.

Ele foi morto logo na primeira edição de X of Swords, quando caiu numa emboscada ao tentar resgatar o Unus no Extramundo. O mutante Invocador, de Arakko, o cortou ao meio. Ele morreu na hora. Em Krakoa até tentaram ressuscitar ele, mas foi nesse momento que eles descobriram a falha que existia quanto aos mortos no Extramundo.

2 – Gorgon

Tomi Shishido surgiu como um vilão do Wolverine, ele é um hábil ninja japonês que possui baixa telepatia que lhe permite ler os movimentos dos inimigos e então se antecipar a eles. Ele também consegue petrificar aqueles que lhe encaram nos olhos.

Gorgon teve a mais honrosa das mortes no torneio de X of Swords. Ele enfrentou o mutante Espada Branca, que tinha 100 guerreiros a seu favor. Gorgon sozinho, usando seus poderes e a sua técnica com espada, conseguiu derrotar 13 deles, até que o Espada Branca o atravessou com uma espada no abdômen.

Apesar da derrota e morte, foi a persistência de Gorgon ao derrotar 13 grandes guerreiros que manteve Krakoa viva no torneio da saga. Ele morreu, mas garantiu a sobrevivência da ilha inteira.

É importante mencionar também que Gorgon era um dos Generais de Krakoa. Com a sua morte, o seu posto está vago e em breve deverá ser ocupado por alguém.

3 – Invocador

Ele é filho da mutante Guerra e portanto neto do Apocalipse. O seu poder mutante é a invulnerabilidade, mas isso não o salvou quando o Wolverine, após uma longa batalha, atravessou o seu olho com a espada Muramasa.

Para muitos a sua morte foi uma vingança satisfatória, já que foi ele quem assassinou o Pedreira, um dos jovens mutantes mais queridos pelos fãs.

Bônus!

4 – Capitã Britânia

Há uma quarta mutante que morreu em batalha em X of Swords, mas não é possível ter certeza se ela está viva ou morta: a Capitã Britânia.

Betsy Braddock foi literalmente despedaçada, como vidro, ao enfrentar a mutante Isca, a Imbatível, no torneio. Para os X-Men e para os fãs ela estava morta. Porém na última edição saga, os cacos de vidro que compõe o seu corpo foram usados para trazer de volta a Tropa dos Capitães Britânia.

A dedução lógica seria que ela voltou à vida. Apesar disso, o seu nome não estava presente na lista dos Capitães Britânia que estão atualmente na ativa. Deixando uma indagação sobre o seu status atual. Afinal, se por um lado ela não pode voltar via protocolos de Krakoa, por outro ela é a Capitã Britânia e poderia retornar por meios mágicos.

X of Swords contou com diversos escritores e desenhistas, mas foi uma história planejada por Jonathan Hickman (Vingadores) e Tini Howard (Excalibur).

Mas e então, caro leitor, o que achou das mortes de X of Swords? E qual a sua percepção geral sobre a saga? Deixe a sua opinião nos comentários.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D