Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

8 easter eggs do 5° episódio de WandaVision que você pode ter perdido

Nós já havíamos listado uma série de easter eggs dos dois primeiros capítulos de WandaVision, mas nos capítulos seguintes não identificamos easter eggs interessantes o suficientes para formar uma lista. Mas o quinto capítulo mudou isso.

Foram muitas referências e vamos trazer todas nessa lista agora.

8 easter eggs do 5° episódio de WandaVision

1 – A Mancha

Logo no início do episódio a Monica Rambeau passa por alguns exames, como de ressonância magnética, após sair da realidade da Wanda. Porém os resultados são confusos e mostram uma mancha.

E aí temos o nosso primeiro easter egg. Na saga Dinastia M dos quadrinhos, quando a Wanda criou uma realidade alternativa perfeita para os mutantes, no momento em que ela criou e apagou esse mundo, surgiu na mente de todas as pessoas uma mancha exatamente igual a que apareceu nos testes da Monica.

2 – Faísca

O cãozinho que aparece na casa da Wanda e do Visão também é uma referência direta aos quadrinhos. Na HQ do Visão, escrita por Tom King em 2016, o herói criou uma família cibernética para si e um cachorro entrou no seu pátio, acabou desenterrando um vilão que a sua esposa cibernética havia enterrado no pátio, levou um choque e morreu.

Só que o Visão acabou reaproveitando o cérebro do animal para lhe ressuscitar como um cachorro cibernético verde, assim ele virou o mascote da família do Visão e ganhou o nome de Faísca.

Na série um cachorro normal acabou surgindo do nada, causou um curto circuito em uma tomada após futricar nela e assim recebeu o apelido de Faísca.

3 – A morte do Faísca

O pobrezinho acabou morrendo no mesmo episódio em que surgiu. Porém, o seu falecimento pode ser outro easter egg. Agnes, a vizinha misteriosa da Wanda, disse que o encontrou morto após ele comer folhas de azálea.

Até aí OK. Mas muitos fãs especulam que Agnes seja na verdade a Agatha Harkness, que nas HQs é uma poderosa bruxa. Na HQ d Visão escrita por Tom King, a mesma onde o Faísca surgiu, Agatha interage com a Floreterna.

Floreterna é uma planta com propriedades místicas natural da Trânsia, país fictício do Leste Europeu do Universo Marvel. As pétalas da Floreterna devem ser consumidas duas vezes, a primeira depois de ter fome e a segunda depois de matar. Quem seguir esses passos, poderá ver o futuro.

A questão é: Agnes matou o Faísca para poder ver o futuro? E no final do episódio, após a morte do cão, o Visão aparece vindo da porta dos fundos da casa, sem blazer e vai lavar as mãos. Ele foi enterrar o Faísca no quintal? Ou será que ele vai retornar como um cachorro cibernético igual às HQs?

4 e 5 – Lagos e Brand

Os já clássicos intervalos comerciais da série trouxeram mais um easter egg de um momento crucial para a Wanda. A propagando dessa vez foi sobre os papéis toalha Lagos, “para quando você faz uma bagunça sem querer“.

Lagos, para quem não lembra, é o nome da cidade da Nigéria onde a Feiticeira Escarlate acabou, acidentalmente, causando uma tragédia em um prédio, no início de Capitão América: Guerra Civil.

Um segundo possível easter egg é que no início da propaganda é usado de maneira insistente a expressão “Brand“, que em português significa marca. No caso, a marca Lago de papéis toalha.

Mas dentro do contexto de WandaVision e da ESPADA, Brand pode ter outra conotação, pois é o sobrenome de Abigail Brand, a Diretora da ESPADA nos quadrinhos.

6 – A busca pelo Visão

Nos Vingadores da Costa-Oeste de John Byrne, o Visão é sequestrado pelo governo americano e tem o corpo completamente desmontado. Ele eventualmente é resgatado pela Feiticeira Escarlate e demais Vingadores, que invadem a base procurando pelo sintozoide.

Algo muito semelhante ocorre em WandaVision. A organização ESPADA estava com o corpo do Visão, realizando experimentos, aparentemente o desmontando, até que a Feiticeira Escarlate sozinha invade a base e resgata o amor da sua vida.

7 – O arco-íris

Aqui o easter egg é mais sútil, mas acho que vale a pena destacar. Quando Billy e Tommy estão lavando o Faísca, logo após encontrarem ele, é possível ver um pequeno mural com desenhos e trabalhos feitos pelas crianças.

Um dos desenhos é um arco-íris, que é o símbolo da bandeira LGBT. E nos quadrinhos, Billy é um dos personagens gays mais populares da Marvel, tendo inclusive se casado com outro herói recentemente.

[Nota do Editor: caso você não tenha identificado ainda, Billy é aquele herói cujo beijo gay o ex-Prefeito do Rio tentou censurar na Bienal do Livro de 2019.]

O Tommy, por sua vez, é bissexual, já teve interesse por mulheres, mas atualmente também namora um jovem mutante. Então, o easter egg pode ser um sinal de que a Marvel estará respeitando a história dos personagens e caso eles voltem a aparecer após WandaVision, as suas sexualidades serão devidamente exploradas.

8 – Três é Demais

Cada episódio de WandaVision tem feito homenagem a várias séries sitcoms de diferentes décadas. O quinto episódio foi situado nos anos 80 e fez referência a Full House, ou, como ela ficou conhecida aqui no Brasil: Três é Demais.

Elizabeth Olsen, a atriz que interpreta a Feiticeira Escarlate, possui uma ligação muito próxima com Três é Demais, pois as suas irmãs, as gêmeas Ashley e Mary-Kate Olsen, foram grandes destaques do programa.

As homenagens à série são várias: os gêmeos, o cachorro, a vizinha intrometida, o tio e claro, uma clássica lição de moral. Todos elementos muito presentes em Três é Demais.

Mas a mais óbvia de todas as referências talvez seja a abertura desse quinto episódio, que emula muito bem a introdução de Três é Demais, mostrando os personagens envelhecendo através de fotos e terminando com todo mundo feliz fazendo um piquenique.

Mas e então, caro leitor, você identificou outros easter eggs de WandaVision nesse quinto episódio? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D