Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

10 grandes HQs lançadas pela Marvel em 2020 e que você não deve deixar passar

Apesar da pandemia do coronavírus ter paralizado o mercado de quadrinhos norte-americano por quase 1 trimestre inteiro, ainda assim foram muitas as HQs publicadas. A Casa das Ideias repetiu novamente em 2020 um catálogo vasto e agora vamos te listar as nossas preferidas.

Importante destacar que essa lista foi construída junto dos nossos leitores, que contribuíram votando na enquete que realizamos nosso grupo de discussão no Facebook. Caso você goste de debater sobre quadrinhos, filmes, séries e games, clique aqui para participar do grupo.

A nossa lista de 10 melhores HQs da Marvel no ano já é tradicional, veja também as nossas listas em 2018 e 2019.

10 melhores HQs da Marvel em 2020

1 – X-Men

A revista mensal dos X-Men, escrita por Jonathan Hickman (Vingadores) e desenhada por Leinil Francis Yu (Vingadores) e Mahmud Asrar (Conan) foi sem sombra de dúvidas um dos principais destaques. Hickman definitivamente revolucionou a franquia mutante com as minisséries Dinastia X e Potências de X em 2019 e foi em X-Men que ele deu continuidade ao trabalho.

Nem todas as edições são tão geniais, porém há capítulos que realmente são diferenciados. Destaco aqui o capítulo focado no Fórum Econômico Mundial de Davos e o tie-in da saga Empyre que demonstrou todo o poder bélico de Krakoa. A revista teme dições com abordagens políticas, outras com muito sci-fi, tem capítulos mais intimistas e claro, edições com muita pancadaria.

2 – Demolidor

O trabalho do escritor Chip Zdarsky (Homem-Aranha) na Marvel possui um nível altíssimo e Demolidor é possivelmente o seu ápice. O desenhista Marco Checchetto (Justiceiro) compõe uma dupla perfeita, conseguindo captar tanto as cenas de ação quanto a ambientação do cenários mais sérios e jurídicos, quanto a atmosfera perigosa da Cozinha do Inferno.

Zdarsky também não reconhece limites. Conseguiu alterar para sempre a história do herói e inverteu completamente o seu status. Duas situações que nas mãos de outros criadores fariam os fãs ficarem extremamente indignados e revoltados. Mas a execução de tudo está tão boa que o único questionamento possível é: o que virá a seguir?

3 – O Imortal Hulk

Pelo terceiro ano consecutivo a revista do Hulk marca presença nessa lista. O escritor Al Ewing (Supremos) e o desenhista Joe Bennett (Supremos) seguem entregando um material de altíssimo nível. Quando os fãs pensam que a trama chegou ao seu máximo no que diz respeito a cenas gore e viagens no ácido, eles voltam a nos surpreender.

Ao longo de 2020 a revista mostrou que pode também ser bastante política, entrou muito na psique do Hulk, referenciando runs clássicos do herói. Mas possivelmente o mais surpreendente tenha sido a participação do vilão Líder e a forma como ele se conecta com as 40 edições já publicadas da HQ.

4 – Carrascos

Comandada pelo escritor Gerry Duggan (Deadpool) e pelos desenhistas Matteo Lolli (Deadpool) e Stefano Caselli (Vingadores), Carrascos se mostrou aquilo que os fãs há muito pediam na franquia mutante: uma revista de equipe que seja coerente e que respeite os mutantes.

Tendo Kate Pryde e Emma Frost na linha de frente, o título não é inovador, não apresenta sacadas surpreendentes no roteiro ou conta com uma trama mega elaborada. O mérito da HQ é compreender o seu propósito e dar funções coerentes a todos que aparecem na revista.

Vale destacar também o bom uso dos poderes dos personagens, seja a Kate utilizando a sua mutação de maneira agressiva, a Emma Frost fazendo um bom uso da sua telepatia, a Tempestade deixando claro que é fodona mesmo sem poderes e o Homem de Gelo, deixando claro o motivo de ser nível ômega.

5 – O Espetacular Homem-Aranha

O escritor Nick Spencer (Capitão América) quando assumiu a revista do Homem-Aranha, em 2018, pegou uma batata quente nas mãos. Pois estava herdando o título de Dan Slott, amado por muitos e odiado por outros muitos. Mas Nick, que contou com a arte de Ryan Ottley (Invencível), Mark Bagley (Vingadores) e Patrick Gleason (Superman), acertou em cheio a mão no título.

O run inteiro é cheio de muitos altos e alguns baixos, porém nos últimos meses foram alucinantes no melhor sentido possível. A trama ganhou muito peso dramático, com doses cavalares de mistério e bastante pancadaria. Vilões como Devorador de Pecados, Condenado, Duende Verde e o Morlun surgiram todos ao mesmo tempo e estão fazendo o Homem-Aranha sofrer como nunca.

E mesmo com tudo isso, Spencer ainda acha espaço para resgatar pontas soltas de 10 anos atrás na franquia do Homem-Aranha e até consegue trazer reflexões políticas para o título. É realmente surpreendente.

6 – X-Factor

Há alguns bons anos a franquia mutante não tinha um título do X-Factor para chamar de seu, mas isso tudo foi resolvido graças a escritora Leah Williams (Gwenpool) e o desenhista David Baldeon (Dominó). Aqui temos um grupo de mutantes investigadores que devem confirmar a morte dos mutantes antes dos mesmos serem ressuscitados em Krakoa.

A revista conta com muitos fanservices e um elenco que definitivamente agradou os leitores, com personagens de diversas épocas diferentes da franquia. Além disso, nas cinco edições já publicadas, a autora já levou o grupo em uma viagem pelo Mojoverso e até mesmo fez uma grande homenagem aos jovens da geração Academia X.

7 – Thor

Quando o escritor Jason Aaron (Conan) se despediu da revista do Deus do Trovão, se pensou que o personagem poderia passar por um período de escassez criativa. Jason escreveu o herói e suas variações/fases por 8 anos consecutivos e é considerado por muitos o melhor roteirista do Thor.

Mas então veio Donny Cates (Venom). O escritor superstar do momento já chegou colocando o Rei de Asgard numa aventura cósmica, trouxe de volta o Bill Raio Beta, mostrou que algo está errado e a magia asgardiada está quebrando e por fim está criando novos grandes vilões em potencial, como o Deus da Luz e o Inverno das Trevas. Mas obviamente que o Cates não fez tudo isso sozinho, ele contou com o apoio dos talentosíssimos desenhistas Nic Klein (Deadpool) e Aaron Kuder (Motoqueiro Fantasma).

8 – Viúva Negra

Quando a Marvel anunciou uma nova série mensal para a Viúva Negra junto do lançamento do filme, muitos pensaram que seria apenas mais um título caça níquel. Mas a escritora Kelly Thompson (Gaviã Arqueira) e a desenhista Elena Casagrande (Asa Noturna) estão entregando um trabalho de altíssimo nível.

A revista coloca a Natasha em uma situação completamente inesperada, reúne alguns dos seus principais vilões e também seus fieis amigos coadjuvantes. Trata-se de um título que pode somar muito escopo a mitologia da heroína. E eu preciso reforçar, a arte da Casagrande nessa revista é linda quando precisa e alucinante nos momentos certos.

9 – Academia Estranha

Uma das grandes surpresas de 2020 certamente foi o lançamento da Academia Estranha, a escola de magia e bruxaria do Universo Marvel. Comandada pelo Dr. Estranho, a instituição de ensino tem no seu corpo docente professores que são velhos conhecidos dos fãs, como por exemplo: Magia, Feiticeira Escarlate, Dr. Vodu e Hellstrom.

O roteiro alto astral e criativo de Skottie Young (Deadpool) e arte fantasiosa e caricata de Humberto Ramos (Homem-Aranha) definitivamente combinam demais. É quase um encontro das franquias Harry Potter e Marvel.

10 – X of Swords

Por último na nossa lista, mas não menos importante, temos a saga X of Swords, que apesar de ser orquestrada pelos escritores Jonathan Hickman (Vingadores) e Tini Howard (Excalibur), passou por todas as revistas da franquia mutante. Foram cerca de 22 capítulos escritos e desenhados por muitas pessoas.

A saga é recheada de bons momentos, algumas situações de humor que ficaram um pouco fora do tom, mas o resultado final definitivamente agradou a maioria. Os dois pontos centrais da história, aquilo que realmente foi aprofundado e se consagrou na história, foram: o Extramundo, agora completamente rebootado. E o Apocalipse, que de vilão passou a ser um salvador.

Mas e então, caro leitor, quais foram as suas 10 HQs preferidas da Marvel publicadas em 2020? A sua lista é parecida com a nossa? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D