Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

WandaVision revela o papel da organização ESPADA no MCU

O quarto episódio de WandaVision trouxe diversos esclarecimentos para os fãs. E talvez as respostas mais satisfatórias envolvam a organização ESPADA, que está estreando no MCU e tem muito potencial.

Nos quadrinhos a ESPADA é o acrônimo para Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienigena (ESPADA), ou seja, é uma versão espacial da SHIELD.

A organização opera em uma enorme base espacial e é dirigida por Abigail Brand, uma mulher de cabelos verdes e híbrida de mutante com alienígena.

Porém isso tudo mudou significativamente no MCU, a começar pelo acrônimo de ESPADA, que virou Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Armada.

A organização foi criada por Maria Rambeau, a companheira de Carol Danvers lá em Capitã Marvel. Aparentemente ter interagido com a Mar-Vell, com os skrulls, viajar ao espaço e se tornar amiga de Nick Fury (que se tornaria o o Diretor da SHIELD), influenciaram ela a ser mais do que apenas uma piloto.

Dada as proporções, Maria parece ter tido o mesmo impacto para a ESPADA que a Agente Carter teve para a SHIELD.

E Monica Rambeau, sua filha, que lá em Capitã Marvel era uma criança, cresceu no ambiente da ESPADA e se tornou uma importante agente da organização.

O que o quarto episódio de WandaVision sugere é que antes do estalo do Thanos, eliminando metade da vida do universo, a ESPADA era uma organização muito mais voltada para a pesquisa e exploração.

Mas como a SHIELD não existe mais e muita gente sumiu, a organização acabou assumindo uma estrutura muito mais semelhante à SHIELD, mas focando sua atenção em coisas extraordinárias.

Conforme Tyler Hayward, Diretor Interino da ESPADA, o foco da organização tem sido robótica, nanotecnologia, Inteligências Artificiais e até mesmo extraterrestres.

E é aqui que a organização mais parece se assemelhar com a sua versão dos quadrinhos. Hayward é um Diretor Interino, será que veremos Abigail Brand despontando no MCU em breve?

E vale destacar que há uma situação no MCU que ainda está bastante nebulosa e não foi explicada.

Na cena pós-crédito de Homem-Aranha: Longe de Casa, podemos ver Nick Fury em uma gigante nave espacial, cheia de skrulls. Sabemos que eles estão protegendo a Terra e tentando promover a paz no cosmo.

Até então os leitores sempre presumiram que eles estavam na base da ESPADA, mas agora isso fica incerto. Apesar de que tanto Nick Fury quanto Talos são amigos de Maria Rambeau. Não seria tão improvável assim a ESPADA ter uma equipe atuando em âmbito espacial e que só agentes de alto nível tem conhecimento disso.

Lembrando ainda que no final de 2020 a Marvel anunciou uma série para o Disney+ chamada Invasão Secreta, onde Nick Fury e Talos vão investigar alguns skrulls infiltrados na Terra.

Os mesmos skrulls que, conforme o quarto episódio de WandaVision, também estão sendo investigados pela ESPADA (observe no cantinho do quadro branco).

Então é isso, enquanto a SHIELD era uma agência de espionagem que buscava proteger o mundo (mas mais os Estados Unidos lol), inclusive de ameaças internas, a ESPADA parece focada em situações envolvendo super-seres.

Mas e então, caro leitor, o que achou da ESPADA do MCU? Era mais ou menos o que você estava esperando? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D