Um dos mais queridos heróis da Marvel é condenado à prisão por homicídio
Um dos mais queridos super-heróis da Marvel foi condenado à prisão nos quadrinhos. E apesar de ser estranho ver um dos mocinhos ser preso, calma, faz sentido dentro da trama e é uma história que está sendo desenvolvida desde 2019.
Antes de prosseguir, é importante destacar que esse texto contém spoilers de Demolidor #24, revista lançada essa semana nos Estados Unidos e que conta com roteiro de Chip Zdarsky (Homem-Aranha) e arte de Mike Hawthorne (Deadpool). Então, siga a leitura por sua conta em risco.
Em Demolidor #1, publicada em 2019, o Demolidor usou força excessiva na hora de deter alguns criminosos e acabou, acidentalmente, matando um dos homens. E ao longo das últimas 23 edições ele precisou lidar com a culpa do seu erro, mas como um advogado, também precisou enfrentar as consequências jurídicas.
Em Demolidor #24, publicada ontem nos Estados Unidos, foi mostrado o julgamento do Demolidor. Foggy Nelson, sócio e melhor amigo de Matt Murdock, montou um forte esquema para evitar a prisão do parceiro.
Primeiro é preciso esclarecer que quem está sendo julgado é o Demolidor, não Matt Murdock. A justiça não sabe a sua identidade secreta. Para montar a defesa, Foggy convocou Kirsten McDuffie (ex-namorada de Matt) e Mike Murdock, gêmeo idêntico de Matt, para fingir que era o próprio no tribunal.
Peraí, você não sabia que o Demolidor tinha um irmão gêmeo? Pois é, isso é história recente e ainda inédita no Brasil. Mas se você ficou curioso e quer entender isso nos detalhes, clique aqui.
Mas voltando, a única real preocupação do Demolidor quanto a ser preso é o que acontecerá com a Cozinha do Inferno na sua potencial ausência, já que o Rei do Crime agora é Prefeito de NY e poderá fazer o que bem entender com o bairro.
Por isso, antes do julgamento, Matt conversou com o Homem-Aranha, para ajudar a proteger o bairro caso o pior aconteça, e também com o Homem de Ferro, para tentar literalmente comprar o bairro inteiro, mas essa segunda situação não deu muito certo.
O julgamento em si foi acompanhado por diversos heróis nas suas identidades secretas, afinal, caso o Demolidor seja condenado, o que isso poderia significar para o resto da comunidade super-heroica? Qual jurisprudência isso poderia abrir? Estavam lá presentes o Homem-Aranha, Capitão América, Luke Cage, Jessica Jones, Sr. Fantástico e Elektra.
E foi essa última que mudou os rumos da história. Ela cochichou bem baixinho, de modo que somente o Matt com seus sentidos aguçados poderia ouvir, que ela comprou basicamente toda a Cozinha do Inferno. Tony Stark não conseguiu pois ela chegou primeiro. As suas palavras exatas foram: “Eu comprei. Tudo. Sua casa. Seu inferno. Eu não entendo você. Nunca entendi, na verdade. Mas faça o que você precisa fazer. Faça seu sacrifício tolo. Sua casa está segura. .. Matthew.“
Pois é, foi nesse momento que o senso de justiça do Demolidor falou mais alto. E se não fosse assim, não seria o Matthew Murdock que conhecemos. Perante a juíza do caso, falou: “Embora a vida que Deus me deu me traga presentes … desafios … que vão bem além dos que um cidadão comum enfrentaria … um homem foi morto por minha causa. A máscara não me coloca acima disso. Então eu me declaro culpado por homicídio culposo em segundo grau.“
Sim, o Demolidor foi preso. E novamente reforço, quem foi preso foi o herói Demolidor e não a sua identidade secreta que … bem, continua secreta. Na semana que vem a Marvel publicará a revista Demolidor #25, com a continuação dessa trama, e no preview da HQ podemos ver o Demolidor na prisão usando máscara, para preservar a sua identidade.
Confira o preview:
Confira a sinopse de Demolidor #25:
“Estão colocando o Homem Sem Medo em território familiar: atrás das grades. Mas não há conspirações contra o Demolidor aqui – apenas a verdade de que suas ações levaram à morte de um homem. Diante da realidade e das consequências de suas ações, o aventureiro terá estômago para cumprir sua pena? Pior ainda, enfrentando o peso de uma prisão cheia de criminosos que ele ajudou a prender, será que ele sobreviverá?“
Mas e então, caro leitor, o que você está achando da atual revista do Demolidor? Lembrando que a HQ esse ano concorreu ao Eisner, a maior premiação dos quadrinhos americanos. Deixe a sua opinião nos comentários.