Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Novo herói da Marvel é diagnosticado com esclerose múltipla

Alguns meses atrás a Marvel revelou que ao longo de 2021 estaria celebrando os 30 anos do Falcão de Aço. E há algumas semanas a editora publicou um novo volume da HQ do herói, mas apresentando um novo personagem usando seu manto: Connor Young.

A nova HQ do Falcão de Aço é escrita por Kyle Giggins (Ultraman) e desenhada por Juanan Ramírez (Campeões) e na primeira edição já conhecemos a origem do novo personagem.

Connor Young é um adolescente que se destaca no time de basquete do colégio. É o grande talento do time. Tem futuro. Ele mora em NY, no Bronx.

Apesar de estar fazendo um enorme sucesso no esporte, sua saúde não está lá essas coisas. Frequentemente ele tem sofrido com tonturas. Ele ignorou todos os sinas do corpo avisando que havia algo errado, até que desmaiou na rua e caiu de cara no asfalto.

A médica que o atendeu, após exames, deu o diagnóstico para Connor e seu pai: esclerose múltipla.

Conforme o site da Pfizer Brasil:

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o cérebro, os nervos ópticos e a medula espinhal. O sistema imunológico ataca a camada protetora que envolve os neurônios, chamada mielina, e atrapalha o envio dos comandos do cérebro para o resto do corpo. Esse processo é chamado de desmielinização. No Brasil, estima-se 40.000 casos, uma incidência média de 15 casos por 100.000 habitantes, sendo a maioria jovens.

Além de todas as complicações a longo prazo que a esclerose múltipla causa na saúde, em um futuro imediato seu pai e Treinador decidiram afastá-lo do time de basquete. Ele já estava ferido por causa da queda, então deixou o time ao natural.

Chegou a acompanhar alguns jogos, mas ficou muito incomodado com os comentários de terceiros pelas suas costas. Ele então começou a gravar um vídeo para a posterioridade falando:

Aposto que você está se chutando agora, hein, pai? Ei, você queria que eu gravasse mais. “Para relembrar o futuro“. Okay, certo. Como se houvesse algo que para lembrar sobre isso.

Eu sinto que passei minha vida inteira me preparando para algo. Essa coisa que sonhei fazer, essa coisa que sei que devo fazer. E é muito mais do que basquete, pai. É, é … é de repente apenas … se foi. E eu devo apenas, o quê, aceitar isso? Eu não posso fazer o que deveria fazer …

E então KABOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOM!

Explosões começam em torno dele, nas docas. Ele começa com uma crise de tontura no meio de toda a confusão. Um diamante roxo cai do céu do seu lado. Ele quase desmaiando encosta e se torna o Falcão de Aço.

Por instinto ele retira os operários da zona de conflito e identifica um grupo de criminosos invadindo um armazém. Ele os detém e então volta para casa, com uma nova perspectiva da sua vida.

O Falcão de Aço é um herói da Marvel que assume essa identidade ao entrar em contato com um amuleto na forma de diamante. O hospedeiro troca de lugar com um Androide da Fraternidade dos Raptores, seres de origem mística e alienígena. É por isso que Connor mostrou pleno domínio dos seus poderes assim que os ganhou.

Nativamente, os Raptores são uma milícia alienígena, mas humanos devido a sua fisiologia conseguem controlar seus raptores e podem atuar como o herói Falcão de Aço. Acredito que como Connor está tendo crises e perdendo o controle do próprio corpo, isso pode se tornar um elemento dramático para o personagem no futuro.

Por enquanto, o drama do personagem, além da sua doença, é que nas páginas finais os leitores descobrem que um dos criminosos que o Falcão de Aço enfrentou, é o melhor amigo de Connor.

A revista termina com Connor ganhando uma nova perspectiva de futuro, após receber o diagnóstico de ter uma doença autoimune e que o futuro para o qual se preparou ao longo de toda juventude e infância, não deve se concretizar. Se o tom melancólico tomou conta de boa parte da história, o final ficou com um gostinho de esperança e otimismo.

Importante mencionar ainda que toda edição da HQ terminará com o autor da revista, Kyle Higgins, entrevistando personalidades do meio dos quadrinhos que possuem esclerose múltipla.

Mas e então, caro leitor, o que achou do novo Falcão de Aço? Fazia ideia que ele tem esclerose múltipla? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D