Marvel lança HQ especial dedicada a comunidade latina, com participação de heróis e criadores brasileiros
A Marvel nos últimos anos solidificou a marca Marvel’s Voices, um selo de publicações onde a editora publica antologias dedicadas a diversidade. Originalmente Marvel’s Voices era um podcast, mas se tornou uma HQ que dava espaço para criadores diversos contarem histórias com personagens diversos.
O primeiro volume saiu no começo de 2020. O segundo se chamou “Marvel’s Voices: Indigenous Voices” e contava com equipes criativas e personagens nativo-americanos da editora. Em 2021 tivemos “Marvel’s Voices: Legacy“, se focando em heróis não brancos, Marvel’s Voices: Pride, dedicado a comunidade LGBT e Marvel’s Voices: Identity, pensado para a Mês da Herança Pacífico-Asiático Americana.
Pois bem, agora em outubro será lançada nos Estados Unidos a Marvel’s Voices: Comunidades, trazendo uma série de escritores, desenhistas e personagens latinos em destaque. Teremos heróis como Miles Morales (Porto Rico), Motorista Fantasma (México), Tigresa Branca (México) e, claro, Mancha Solar (Brasil) protagonizando as histórias.
A capa oficial do especial foi produzida por Joe Quesada, ex-Editor Chefe da Marvel Comics e atual Chefe Criativo da Marvel Entertaiment, que é filho de cubanos. Confira algumas coisas que veremos na HQ:
O escritor Terry Blass (Réptil) vai apresentar um novo personagem latino, que estará conectado com a atual HQ do Réptil. O escritor Daniel José Older revisitará o legado do primeiro herói latino da Marvel, Hector Ayala, o Tigre Branco. A autora Amparo Ortiz mostrará a Tigresa Branca, Ava Ayala, encarando a natureza sombria dos seus poderes. E o pesquisador Frederick Luis Aldama escreverá uma introdução para a HQ falando sobre a história dos heróis latinos nos quadrinhos.
Mas calma, tem mais coisas … e envolvendo brasileiros. O roteirista mexicano Juan Ponce estará escrevendo uma história especial focada em Nina, a Conjuradora, personagem que foi a Feiticeira Suprema da Terra (título ostentado atualmente pelo Dr. Estranho) na década de 50. Conforme a editora, veremos ela enfrentando o espírito da natureza chamado Anhangá, uma figura da cultura indígena brasileira.
Tem mais brasileiros envolvidos no projeto. O artista Leonardo Romero (Gaviã Arqueira), estará escrevendo e desenhando uma história. Não fazemos a menor ideia do que se trata, mas as apostas estão em uma aventura protagonizada pelo Mancha Solar, mutante carioca que já participou dos Novos Mutantes e até já foi líder dos Vingadores.
Adriana Melo, uma das principais desenhistas brasileiras no mercado americano, também está confirmada em Marvel’s Voices: Comunidade, mas com qual personagem ela estará trabalhando permanece um mistério.
Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Feliz de ver a Marvel valorizando os seus heróis latinos? Deixe a sua opinião nos comentários.