Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Marvel corta relação com desenhista bolsonarista

Na semana passada nós já havíamos relatado aqui no site todas as polêmicas que o desenhista brasileiro Joe Bennett havia colecionado aos longo dos últimos anos. E agora a Marvel parece ter tomado uma decisão definitiva sobre o artista.

Voltou a circular nas últimas semanas nas redes sociais uma ilustração feita por Joe em 2017, onde podemos ver o agora Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, massacrando seus inimigos políticos, dentre os quais estão os ex-Presidentes Lula e Dilma.

E uma das principais críticas a arte, além do que já é bastante óbvio, é que durante a Segunda Guerra Mundial os judeus eram comumente associados a ratos por parte dos nazistas, sendo retratados em caricaturas com o nariz grande e outras características dos roedores.

Somado esse detalhe ao fato de Bolsonaro estar exterminando os seus inimigos políticos, o resultado não é nada agradável. Obviamente não podemos afirmar que foi essa a intenção de Joe ao produzir essa arte. Ele pode nem fazer ideia desse contexto. Mas isso não diminui a extrema infelicidade do desenho, especialmente pra alguém que já foi acusado de disseminar propaganda antissemita por meio de sua arte antes.

Lembrando que a história da Marvel foi construída por importantes personalidade judias: Stan Lee, Jack Kirby e Joe Simon, autores e artistas que co-criaram personagens como Capitão América, Homem de Ferro, X-Men, Vingadores, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha e muitos outros.

Al Ewing, escritor que trabalhou com Bennett ao longo das 50 edições da aclamada HQ do Imortal Hulk, assim que o título encerrou postou uma carta aberta no seu Twitter falando que não trabalharia mais com o brasileiro. Clique aqui para ler na íntegra o que Ewing escreveu.

Mesmo assim, na semana passada, antes de Al Ewing expor publicamente suas opiniões sobre Joe Bennett nas redes sociais, a Marvel divulgou que Joe Bennett estaria envolvido em “Sem Tempo“, especial que será publicado no mês de dezembro nos Estados Unidos e que será protagonizado pelo vilão Kang.

Hoje, no entanto, a editora voltou atrás: anunciou que Bennett estará sendo substituído por Greg Land (X-Men) e, conforme o portal Newsarama, um porta voz da Casa das Ideias esclareceu que não estarão mais trabalhando com o desenhista em “nenhum projeto futuro da Marvel“.

Essa não é a primeira vez que a Marvel corta relações com artistas que se envolvem em polêmicas profundas envolvendo política e religião.

Em 2016, a Marvel já havia cortado relações com o desenhista Ardian Syaf após ele colocar, de maneira semelhante a Bennett, a expressão “Judeu” de forma velada nas páginas de X-Men: Equipe Dourada #1. Syaf na época também colocou referências ao confronto político que ocorria na época na Indonésia, seu país de origem, envolvendo cristãos e muçulmanos. O que obviamente incomodou a Marvel. Clique aqui para entender a polêmica de Ardian Syaf.

O desenho de Bolsonaro feito por Bennett não foi em uma HQ, foi uma ilustração divulgada em suas próprias redes sociais. Mas devido a todo o contexto exposto acima, incomodou a Marvel.

A Marvel conta no seu quadro com escritores e desenhistas com diferentes posicionamentos políticos. E todos podem se manifestar livremente nas redes sociais. Não há relatos de profissionais que foram censurados pela empresa. As exceções parecem ser quando ocorrem discursos de ódio, preconceito e incentivo a violência. Nesses casos a editora costuma conversar com o profissional de maneira pessoal (menos quando é um caso muito absurdo, dai é “justa causa” direto) e, caso haja reincidência, o vínculo profissional é encerrado e cada um segue o seu caminho.

Mas e então, caro leitor, você já estava ciente das polêmicas envolvendo o artista brasileiro Joe Bennett? O que você achou disso tudo? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D