Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Guia de leitura completo para entender a saga Guerras Secretas das HQs

A Marvel possui mais de uma Guerra Secreta nas HQs. Na verdade, no total, são pelo menos cinco. A gente vai aqui te explicar resumidamente o que foram essas sagas e te apontar o caminho para que você possa ler as Guerras Secretas que foram anunciadas para o MCU.

A primeira Guerras Secretas, lá de 1984, era basicamente um grande torneio entre heróis e vilões promovido pelo vilão Beyonder. Guerras Secretas II e III foram continuações, humanizando e explicando melhor as origens do Beyonder.

Em 2004 tivemos a Guerra Secreta (no singular), que foi algo muito mais pé no chão. Foi uma missão secreta orquestrada por Nick Fury e que botou alguns dos heróis da Marvel invadindo a Latvéria. Foi literalmente uma Guerra Secreta.

E por fim, em 2015, tivemos a Guerras Secretas que, a princípio, será a grande inspiração para o 6° filme dos Vingadores no MCU.

O que foram as Guerras Secretas

A saga foi o clímax e a conclusão do trabalho do escritor Jonathan Hickman na franquia dos Maiores Heróis da Terra. Ao longo de três anos ele foi plantando sementes do evento nas revistas Vingadores e Novos Vingadores, títulos irmãos protagonizados pelos Vingadores e pelos Illuminati.

Foi nessas HQs que acompanhamos a situação catastrófica que atingiu o Multiverso, com incursões ocorrendo a todo o instante e mundos alternativos sendo destruídos. Se você é um espectador atento, deve lembrar que as Incursões foram mencionadas já em Doutor Estranho: Multiverso da Loucura, como eventos de extinção que ocorrem quando duas realidades se colidem.

Bom, não quero falar mais para não dar spoiler. A graça dessa história é você ver a construção de todo o caos do Multiverso.

Sendo assim, abaixo você encontra a ordem de leitura correta para entender as Guerras Secretas. Nós poderíamos te indicar apenas ler a saga, que é um encadernado só. Mas ela é uma construção do que veio antes.

Imagine que Vingadores e Novos Vingadores são as Fases 4 e 5 do MCU e que as Guerras Secretas são o filme Vingadores: Guerras Secretas. Sendo assim, confira abaixo a ordem de leitura correta pra você desfrutar 100% dessa grande história.

Guia de Leitura das Guerras Secretas

Clique aqui para comprar esses encadernados.

Neste momento cronológico a Marvel publicou a saga Infinito, mas a Panini publicou essa história de modo incorreto nos encadernados. Por isso, abaixo estou anexando uma ordem de leitura oficial divulgada pela Marvel.

Para que você leia a história conforme o escritor Jonathan Hickman escreveu, você vai precisar intercalar a sua leitura entre Vingadores, Novos Vingadores e a saga Infinito. Atente-se as edições americanas de cada história em cada encadernado, seguindo a ordem de leitura do gráfico abaixo

Sabemos que é um pouco complexo, infelizmente.

A partir daqui a leitura segue normal, basta seguir a ordem dos encadernados abaixo.

Pronto, com todos esses encadernados você terá em mãos a história COMPLETA de Guerras Secretas. Desde o surgimento do conflito Multiversal, passará por todos os desmembramentos até chegar no clímax que é a Guerra em si.

Esperamos que esse guia te seja útil. Se puder comprar esses encadernados pelo link lá de cima, isso nos ajudaria demais. E se quiser conferir o nosso gigantesco guia com todas as coleções de encadernados da Marvel lançados pela Panini, clique aqui.

Mas e então, caro leitor, preparado para mergulhar nas Guerras Secretas? Os nossos guias estão sendo úteis para vocês? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D