Guia de leitura para todas as coleções de encadernados da Marvel lançados pela Panini

Iniciar uma jornada de leitura da Marvel nem sempre é uma leitura fácil. Existem infindáveis coleções de materiais sendo vendidas em bancas ou lojas online. O leitor compra um encadernado, termina ele e depois, o que deve ler?

A nossa proposta aqui é oferecer um guia completo de coleções, seja para sagas como Era do Apocalipse, Inferno e Massacre, republicações como as Coleções Históricas ou ainda o material mais recentes da Nova Marvel e a Totalmente Nova e Diferente Marvel e Fresh Start, por exemplo.

Esse texto será constantemente atualizado, então caso você sinta falta de algo ou identifique que esquecemos de algum material, nos avise que prontamente estaremos atualizando esse guia.

Não vamos incluir nesse guia também materiais muito antigos da Panini e nem aqueles materiais fora de linha há muito tempo. Muito menos materiais como “Os Grandes Clássicos“, pois estes não possuíam continuidade nenhuma.

GUIA DE LEITURA PARA COLEÇÕES DA MARVEL

A republicação das primeiras histórias do Homem-Aranha, com roteiro do Stan Lee e com arte de gênios como Steve Ditko e John Romita ainda está sendo publicada, não foi finalizada.

A Coleção Histórica do Homem-Aranha não é uma leitura linear como as republicações das histórias do Stan Lee. A proposta aqui é que cada encadernado reúna histórias clássicas do heróis enfrentando inimigos específicos. A terceira edição, por exemplo, reúne apenas histórias em que ele enfrenta o Lagarto.

A Coleção Histórica do Quarteto Fantástico não segue uma ordem cronológica. A exemplo de outros volumes, com outros heróis, possui edições temáticas. A primeira com arcos clássicos do Dr. Destino e a segunda conta com aventuras envolvendo Galactus/Surfista Prateado.

A exemplo do que ocorreu com o Homem-Aranha, a Coleção Histórica dos Vingadores não é um compilado linear de histórias. Cada encadernado reúne histórias clássicas focadas em integrantes ou vilões dos Vingadores.

Paladinos Marvel também é uma coleção que não segue uma ordem linear de histórias. São compilados de aventuras reunindo histórias clássicas de heróis de nível urbano como o Demolidor, Punho de Ferro, Luke Cage, Justiceiro e o Cavaleiro da Lua.

Novamente uma coleção sem uma continuidade linear entre as edições. Aqui cada encadernado reúne histórias em que os vilões se unem contra os heróis (ou mesmo lutam entre si mesmos).

Os encadernados acima compilam apenas as histórias escritas ou relacionadas ao Frank Miller, material lançado por ele entre as décadas de 80 e 90. Muitas outras histórias do Demolidor, sem o envolvimento de Miller, foram lançadas nesse período e não fazem parte destes encadernados.

O run de Chris Claremont nos X-Men é gigantesco, ele ficou cerca de 15 anos na franquia. Os encadernados acima compilam os primeiros anos do roteirista, iniciando em ordem cronológica com a fase em que Wolverine, Tempestade, Noturno e demais mutantes ingressam na equipe.

Os encadernados acima compilam quatro importantes histórias mutantes lançadas entre 1986 e 1987: O Massacre de Mutantes, Vingadores vs X-Men, Quarteto Fantástico vs X-Men e A Queda dos Mutantes.

Apesar do material estar alinhado e em ordem de lançamento, ainda tem algumas edições avulsas das mensais da época que não estão comportadas em nenhum destes encadernados.

A primeira coisa a se destacar é que o primeiro encadernado desta lista não pertence ao Excalibur, mas sim ao Capitão Britânia e foi lançado muito antes. O material cronologicamente se encaixa antes da saga Massacre de Mutantes. Porém por introduzir uma série de conceitos que aparecerão em Excalibur, achei importante alocar o material aqui.

Os quatro encadernados de Excalibur compilam as 28 primeiras edições da equipe, no run comandado por Claremont e Davis.

A Coleção Histórica do Wolverine compila as 50 primeiras edições da sua revista solo, lançada em 1988.

Essa é uma série de graphic novels desenvolvidas pela equipe criativa Jeph Loeb e Tim Sale. As histórias não se conectam entre si, mas formam uma coleção pelo formato e proposta.

Ainda falta um encadernado dos Surpreendentes X-Men de Warren Ellis para que o run do autor seja devidamente lançado no formato encadernado.

Essa é uma coleção mensal de encadernados do Homem-Aranha que compilam o run do escritor J. Michael Straczynski. Ao todo serão 13 encadernados.

Importante ressaltar que o run de Brian Michael Bendis ultrapassa por diversas sagas da Marvel. Nesses caso, é importante sincronizar a leitura da saga com os tie-ins caso queira ler na ordem correta de lançamento nos EUA.

Essa coleção de encadernados do Demolidor segue sendo publicada e conta com material inédito no Brasil.

Essa coleção de encadernados do Justiceiro segue sendo publicada e conta com material inédito no Brasil.

Importante destacar que esses 10 encadernados correspondem a diferentes runs, mas compilei todos juntos por seguirem uma ordem cronológica. Os dois primeiros são do Brian Michael Bendis, o terceiro de Warren Ellis, o quarto de Brian Wood, o quinto de Cullen Bunn, do 6-8 são de Jeff Lemire e os dois últimos de Max Bemis.

Neste momento cronológico a Marvel publicou a saga Infinito, mas a Panini publicou essa história de modo incorreto nos encadernados. Por isso, abaixo estou anexando uma ordem de leitura oficial divulgada pela Marvel.

Para que você leia a história conforme o escritor Jonathan Hickman escreveu, você precisar ler uma história de um encadernado, pular para outra edição de outro encadernado, dai ir para outro encadernado e então voltar para o primeiro. Repetir esse processo seguindo a ordem de leitura abaixo.

Sabemos que é um pouco complexo, infelizmente.

A partir daqui a leitura segue normal, basta seguir a ordem dos encadernados abaixo.

O run de Jason Aaron na revista Thor ainda não está completo com esses quatro encadernados. Porém o material que dá sequência a esses encadernados é referente a Poderosa Thor e ainda não foi republicado em formato encadernado.

Estaremos atualizando essa postagem assim que a Panini confirmar o seu lançamento.

O run de Dan Slott na revista do Homem-Aranha ainda não está completo com esses 12 encadernados. O material que dá sequência a esses materiais é referente a fase Totalmente Nova e Diferente Marvel, com o Peter Parker milionário, e ainda não foi lançado em encadernado.

Vale destacar também que o run de Slott teve início muito antes do encadernado “Último Desejo”. Porém essa fase não foi encadernada. A Panini apenas deu esse tratamento para as histórias a partir da Nova Marvel, que no caso do personagem corresponde a fase Superior Homem-Aranha.

O run de Gerry Duggan na revista do Deadpool ainda não está completo com esses oito encadernados. A sua passagem na revista foi longa, falta diversos encadernados ainda, que serão publicados nos próximos meses/anos.

A fase do escritor Brian Michael Bendis a frente dos X-Men contou com duas HQs que se complementam e se conectam: Novíssimos X-Men e Fabulosos X-Men.

No guia abaixo alinhamos as duas revistas para você leia ambas de forma conjunta, não ficando perdido na leitura.

Esse material da Miss Marvel pertence a fase Fresh Start e ainda está sendo publicado nos EUA, então não é possível prever a quantidade de encadernados que ainda serão lançados.

Até o momento este foi o único encadernado do Hulk de Mark Waid lançado pela Panini. A editora não sinalizou, até o momento, o interesse em dar continuidade a esse material.

O run de Brian Michael Bendis na revista dos Guardiões da Galáxia ainda possui cerca de três ou quatro encadernados inéditos no Brasil, que deverão ser publicados nos próximos meses/anos no Brasil.

Eles compilam a fase da Totalmente Nova e Diferente Marvel da equipe.

O run de Cullen Bunn na revista do Magneto ainda possui ainda mais dois encadernados inéditos no Brasil, que deverão ser publicados nos próximos meses/anos no Brasil.

O run de Dan Slott na revista do Surfista Prateado ainda possui dois encadernados para serem lançados.

O run de Rick Remender na revista do Capitão América recém começou a ser lançado no Brasil em formato encadernado. Nos próximos meses/anos a Panini deve publicar os cerca de três ou quatro encadernados restantes.

O run de Kelly Sue DeConnick na revista da Capitã Marvel recém começou a ser lançado no Brasil em formato encadernado. Nos próximos meses a Panini deve publicar os encadernados restantes.

O run de Ta-Nehisi Coates ainda não acabou, faltam cerca de 3 ou 4 encadernados para completar toda essa fase.

Ainda há cerca de dois encadernados da Jessica Jones que faltam sair no Brasil.

Tomei a liberdade de adicionar nesse guia do Quarteto Fantástico do Dan Slott os dois volumes de “Marvel 2 em 1” do Chip Zdarsky, material que funciona muito bem como um prelúdio para o run do Slott.

Vale destacar também que essa fase do Quarteto ainda está sendo lançada lá fora, então não podemos mensurar quantos encadernados ainda serão publicados.

A revista do Miles segue sendo publicada nos Estados Unidos, então não é possível mensurar quantos encadernados serão lançados ao todo.

A revista do Hulk segue sendo publicada nos Estados Unidos, então não é possível mensurar quantos encadernados serão lançados ao todo.

Reunimos aqui os runs de Donny Cates e Mark Waid por serem sequências cronológicas.

Incluímos nesse guia dos X-Men do Matthew Rosenberg os seus Novos Mutantes pois as histórias se conectam.

E por enquanto é isso galera, novos encadernados serão lançados no futuro e esse guia será atualizado todos os meses. E se você sentiu falta de algo, nos avise. O seu feedback é muito importante.

E então, caro leitor, gostou do nosso guia de leitura? Ele foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários.

Você gosta do conteúdo que produzimos aqui no site? Estamos com um projeto no Catarse para tornar o Jamesons financeiramente viável. Se você confia no nosso trabalho e acha que merecemos o seu voto de confiança, nos apoie clicando no banner abaixo.

Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook, nos segur no Twitter e também no Instagram! E se quiser debater as notícias e reviews com a gente, participe do nosso grupo de discussão no Face.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D