FEITICEIRA ESCARLATE! Entenda a origem do codinome da Wanda
A Feiticeira Escarlate é uma das mais antigas heroínas da Marvel moderna. Surgiu lá nos primórdios dos X-Men como uma vilã na Irmandade de Mutantes do Magneto, acabou se juntando aos Vingadores e ao longo dos anos a sua origem foi alterada mais vezes do que podemos lembrar.
Mas não se preocupe, caso você queira entender em detalhes a origem a Wanda, com todas as idas e vindas, temos dois textos especiais: o PRIMEIRO falando sobre os seus pais e o SEGUNDO detalhando melhor a sua origem mágica.
Pois bem, os textos acima falam sobre a história da Wanda, mas e a Feiticeira Escarlate? Por qual motivo ela se chama assim? Há algo por trás desse codinome? Tem sim. E nós vamos te contar agora.
A revelação foi dada na revista da própria heroína que foi publicada originalmente em 2017, com roteiro de James Robinson (Esquadrão Supremo) e arte de vários desenhistas. O material recém saiu no Brasil, com o título de “Feiticeira Escarlate: Caminho das Bruxas“, caso você tenha interesse de comprar a HQ com desconto, clique aqui.
Pois bem, na história o autor deixa claro que a predisposição para magia é um fator hereditário que os pais costumam passar para os filhos. Não é uma regra, pode pular gerações, mas em boa parte dos casos há sim uma ligação entre poderosos feiticeiros e feiticeiras com seus antepassados.
E com a Feiticeira Escarlate não foi diferente, no encadernado recém lançado pela Panini, a Wanda descobre mais sobre a sua origem. Ela não é filha de Django e Marya Maximoff como acreditava. A sua mãe biológica é Natalya Maximoff, irmã de Django.
Natalya era uma poderosa bruxa, sua morte ainda é cercada de mistérios, sabemos apenas que foi em uma situação envolvendo o pai da Wanda … mas a HQ não revela quem pode ser esse pai. Natalya era a Feiticeira Escarlate, muito antes da filha. E o seu pai, avô da Wanda, foi o Feiticeiro Escarlate.
Ou seja, deu pra ver que os poderes vão passando de geração por geração, né? Vale apontar que Django, tio da Wanda, também tinha poderes mágicos. E Wiccano, filho dela, também é um poderoso feiticeiro que usa vermelho no visual …
O poder está no sangue das bruxas, que é poderoso e é herdado pelos filhos, netos e etc. Mas claro, também há como aprender feitiçaria do modo tradicional, estudando, pesquisando, treinando e decorando os feitiços.
Outra característica que a HQ explica é que o Escarlate do seu nome também não é uma aleatoriedade. As bruxas se identificam com cores, mas nunca cores básicas. Ao longo das 15 edições do encadernado, Wanda topou com vários feiticeiros e feiticeiras do mundo inteiro e todos tinham esse padrão:
O Feiticeiro Esmeralda, August Wu da Costa Coral e Mestre Aoi foram eles. A cor do Feiticeiro Esmeralda é bastante óbvia, um tom de verde. Já a August Wu da Costa Coral, o segredo está em Coral, uma tonalidade de rosa. Ela faleceu e os poderes acabaram ficando com sua filha. E o Mestre Aoi remete a sua origem japonesa, já que em japonês Aoi significa azul esverdeado.
Wanda especula que a sua mãe tenha adotado a cor Escarlate devido a sua cultura Roma (povo popularmente conhecidos como ciganos), onde o vermelho traz má sorte. E de fato Natalya acreditava nisso, que ela trazia “má sorte” para quem ousasse cruzar o seu caminho. Porém ela apenas manteve o nome de seu pai. E as motivações do Feiticeiro Escarlate para escolher esse nome são um mistério.
Tudo isso foi explicado e apresentado no encadernado Feiticeira Escarlate: Caminho das Bruxas (clique aqui para comprar na promoção). A trama da HQ inspira parcialmente a história da Wanda em WandaVision, então se você gostou da série do Disney+, essa leitura pode ser muito do seu agrado.
Mas e então, caro leitor, o que você achou da origem do título Feiticeira Escarlate? Já sabia? Não fazia ideia? Deixe a sua opinião nos comentários.