Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

FAKE NEWS! É mentira que nova CEO da Marvel quer mudar o nome dos X-Men

Nos últimos dias surgiu uma nova fake news na internet dizendo que a nova CEO da Marvel quer mudar o nome dos X-Men no MCU. A informação se espalhou rapidamente por ambientes virtuais mais conservadores, que passaram a criticar a Marvel por “lacração”.

A informação já começa errada ao indicar que Victoria Alonso é CEO da Marvel. Alonso está há 15 anos na Marvel Studios e entrou na empresa como Vice-Presidente Executiva, respondendo aos co-Presidentes Kevin Feige e Louis D’Esposito.

Ela também foi co-produtora dos primeiros filmes do MCU e desde o primeiro Vingadores atua como Produtora Executiva em todas as produções do estúdio. E na semana passada foi promovida ao cargo de Presidente de Produção Física e Pós-Produção, Efeitos Visuais e Produção de Animação.

Ela possui um elogiado currículo envolvendo efeitos especiais, tendo trabalho em filmes como Cruzada, Shrek e Peixe Grande, antes de se juntar a Marvel Studios.

Ou seja, já está desmentido aqui que ela é CEO da Marvel. CEO é o cargo executivo mais importante de uma organização e, dentro da Marvel Studios, tal função é dividida entre Kevin Feige e Louis D’Esposito. Vicoria é agora a responsável geral pelo setor de efeitos visuais.

A polêmica

Mas ok, então ela não é CEO. Mas ela realmente falou sobre mudar o nome dos X-Men? Então, mais ou menos. Ela realmente fez um comentário questionando o nome do grupo mutante, mas isso foi muito mais uma opinião/percepção pessoal dela do que uma decisão executiva.

Durante diversas entrevistas para promover o primeiro filme da Capitã Marvel, lá em 2019, quando nem mesmo havia sido promovida ainda e a Disney recém havia concluído a compra da Fox, a executiva fez o seguinte comentário se referindo aos mutantes no MCU:

Eu não sei aonde iremos no futuro. É engraçado que as pessoas chamem [a equipe] de X-Men, há muitas personagens femininas nos X-Men, e eu acho que [o nome] é datado”.

E analisando friamente, ela não mentiu, né? O nome dos X-Men tem a seguinte composição: X você escolhe, pode vir do Gene X (fator genético que determina quem é Homo Superior/mutante) ou de Xavier, sobrenome do idealizador da equipe. E “Men” é “Homens” em inglês.

Originalmente os X-Men tinha Charles Xavier como mentor e o grupo era formato por 4 garotos e 1 garota: Ciclope, Anjo, Fera, Homem de Gelo e Garota Marvel. Porém, com o tempo, alguns das mais populares membros da equipe foram mulheres: Tempestade, Vampira, Kitty Pryde, Psylocke, Emma Frost, Polaris, Magia, Jubileu e várias outras.

Entre a própria comunidade de fãs, há quem use expressões como “X-Women“, substituindo o “Men/Homens” por “Womens/Mulheres“. Porém, reforçamos, nada disso significa que a Marvel mudará o nome da equipe ou mesmo que está estudando essa possibilidade.

Uma opinião pessoal, dentro de um conglomerado gigantesco de mídia desses, cheio de executivos, não significa absolutamente nada. Para tornar a sua opinião pessoal em uma decisão real, seria necessário convencer os engravatados que a alteração impactaria financeiramente de maneira positiva. O que não deve acontecer.

A Marvel Studios pertence a Disney, um dos maiores (se não o maior) conglomerado de mídia do mundo. E os X-Men são, dentre todas as suas propriedades intelectuais, um dos com o maior potencial de sucesso e lucro. É uma marca que faz parte do imaginário popular dos fãs, seja pelas populares HQs, os filmes da Fox que não fizeram tanto sucesso ou pelas animações que acompanharam a infância de muita gente.

Apesar de não ser impossível, é completamente inverossímil que o estúdio opte por mudar o nome de uma propriedade intelectual tão poderosa. Seria o equivalente a mudar os nomes do Batman e do Homem-Aranha.

Ou seja, resumindo a questão: Victoria Alonso tem um pensamento sobre o nome X-Men, apenas isso. E é um pensamento que vai de acordo com o que boa parte dos leitores também pensam. Porém, problematizar o nome não significa alterar ele.

Uma solução muito simples para essa questão é trazer esse questionamento para dentro do filme, colocando os personagens para refletirem sobre o nome do grupo. Afinal, apesar do seu significado, X-Men nunca foi uma equipe de homens, o nome é apenas uma marca. Da mesma forma que os Vingadores não são um grupo que busca vingança, por exemplo.

Então pode dormir sossegado hoje. A Marvel não vai mudar o nome dos X-Men para ser mais inclusivo no MCU.

Mas e então, caro leitor, você chegou a topar com essa fake news na internet? Se sim, nos ajude a espalhar a verdade e compartilhe esse texto pelos ambientes virtuais que você participa. E não esquece de deixar a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D