Co-criadora do Capitão América nativo-americano se manifesta sobre a polêmica envolvendo o herói

Algumas semanas atrás a Marvel anunciou um novo Capitão América nativo-americano. O personagem faz parte de uma minissérie que introduzirá 5 novos personagens que serão “Capitães América”, mas que não vão estar substituindo o clássico Steve Rogers. São apenas pessoas que ajudam as suas comunidades e se inspiraram no Sentinela da Liberdade.

Dessa forma tivemos o primeiro Capitão América gay, uma Capitã América negra e o Capitão América nativo-americano. A polêmica envolvendo esse último, que se chama Joe Gomez, se deu pela escolha da Marvel em colocar um indígena vestindo a bandeira dos colonizadores que exterminaram várias das suas tribos no passado. Na internet muita gente criticou a iniciativa, apontando no mínimo de péssimo tom da iniciativa.

A revista será escrita pela geocientista da Tribo Lipan Apache, Darcie Little Badger e desenhada por David Cutler, da Primeira Nação Nativo-Americana de Qalipu Mi’kmaq. A autora em entrevista ao portal “Indian Country Today” se manifestou sobre as polêmicas envolvendo o recém criado Joe Gomez. Confira o que ela disse:

Na verdade, o que a Marvel queria de mim era escrever uma história de 10 páginas que desenvolvesse esse personagem, sua personalidade e também sua motivação para querer ser como o Capitão América.“, apontou.

Como escritora, um dos motivos pelos quais aceitei esse projeto é porque queria enfatizar como é importante que nosso povo represente aqueles de nós que estivemos aqui antes da América. E agora que existe a América e existe essa mentira de que nós não existimos mais, de que não temos mais impacto. Isso esta errado. Não quero que seja uma história que nos apague como pessoas, mas também é muito complexa porque também queria enfatizar que o personagem vem de uma longa história de pessoas que vivenciaram o genocídio deste país”, falou Darcie.

muita dor e complexidade no passado com as quais ainda estamos lidando. Eu sei pessoalmente que meu povo ainda está lutando para sobreviver de nossos próprios modos. Nesta história em quadrinhos, há uma distinção muito forte feita quando ele assume o manto de Capitão América. Não porque essas sejam as cores da bandeira, mas porque ele quer se posicionar e representar que se o manto representa o povo, deve representar pessoas como ele.”, finalizou.

Darcie Little Badger também falou sobre o assunto em seu Twitter:

https://twitter.com/ShiningComic/status/1393211407387275268

Se o manto do Capitão América realmente representa o povo desta terra, isso inclui as pessoas que estiveram aqui antes de haver uma América e AINDA estão aqui, sobrevivendo e prosperando. Joe assume o manto de uma forma simbólica para reconhecer essa importância enquanto protege sua comunidade.

Darcie Little Badger

Mas e então, caro leitor, o que achou da decisão de por um herói nativo-americano para vestir a bandeia dos Estados Unidos? E o que achou dos esclarecimentos da autora? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post KANG, O CONQUISTADOR! Marvel promete revelar a origem do vilão em nova HQ
Next post Magneto pode ser o responsável por dividir novamente a comunidade mutante ao meio
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D