Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Marvel causa polêmica ao criar um novo Capitão América nativo-americano

O Capitão América está celebrando esse ano seus 80 anos. A Marvel está lançando uma minissérie chamada “Os Estados Unidos do Capitão América, onde estamos sendo apresentados a novas versões do heróis, no caso, pessoas comuns espalhadas pelo país inteiro que se espelham nos ideais de Steve Rogers para vestir o manto e proteger as suas comunidades.

Em junho sairá a primeira edição nos EUA, onde conheceremos Aaron Fischer, um jovem gay que trabalha nas ferrovias e passa a atuar como Capitão América. Em julho será a vez da jovem negra Nichelle Wright, a Capitã América de Harrisburg, Pensilvânia. E agora tivemos a revelação do novo Capitão que será apresentado em agosto.

A minissérie será escrita por Christopher Cantwell (Homem de Ferro) com arte de Dale Eaglesham (Quarteto Fantástico) e mostrará Steve RogersSam WilsonBucky Barnes e John Walker, todos ex-Capitães América, procurando o escudo que foi roubado por um misterioso vilão. E durante essa busca seremos apresentados aos novos Capitães América espalhados pelo país, em pequenas histórias.

O novo Capitão América se chama Joe Gomez, estará representando a Tribo Kickapoo, do povo nativo-americano. O personagem foi criado e será escrito pela geocientista da Tribo Lipan Apache, Darcie Little Badger e pelo desenhista David Cutler, da Primeira Nação Nativo-Americana de Qalipu Mi’kmaq.

A escritora falou um pouco mais sobre quem é o personagem: “Joe Gomez é um trabalhador da construção civil, um construtor em um mundo atormentado pela destruição. Cada vez que uma nave espacial bate em uma ponte ou um supervilão transforma um quarteirão inteiro em escombros, pessoas como Joe consertam as coisas novamente. Trabalhar assim pode parecer ingrato, mas Joe realmente gosta de ajudar sua comunidade a sobreviver e prosperar. É por isso que ele não cobra dos anciãos pelos serviços de conserto doméstico. É também por isso que ele está disposto a arriscar sua vida para salvar outras pessoas. Conheço muitas pessoas como Joe – muitos deles meus parentes indígenas – por isso foi maravilhoso ajudar a desenvolver um personagem com seus valores, força e habilidades extremas de operação de guindaste.

O visual do herói foi inspirado nos trajes de dança da Tribo Kickapoo, mas também tem causado muita polêmica. Apesar do personagem ter sido concebido por criadores indígenas, nas redes sociais muitos leitores questionam a Marvel estar pondo um herói nativo-americano vestindo as cores da bandeira dos EUA, que pertence aos colonizadores que no passado exterminaram povos indígenas.

Nas suas redes sociais, Cantwell falou que “Joe foi profundamente inspirado por Steve no início da sua vida por motivos muito especiais“. Mas para descobrir em detalhes o que levou o personagem a adotar a bandeira dos Estados Unidos, teremos de ler a HQ. Pode ser que exista uma boa justificativa para isso, ou pode ser uma grande bola fora da editora.

Confira a sinopse da HQ:

A saga “Os Estados Unidos do Capitão América” começa quando o escudo original do Capitão América é roubado. E quando o misterioso ladrão de escudos visa um marco cultural no Kansas, na esperança de colocar uma mancha permanente na imagem do Capitão América, Steve Rogers e Sam Wilson estão em seu encalço quando encontram o Capitão América da Tribo Kickapoo. Mas há mais na agenda do ladrão do que aparenta e os três Caps podem cair direto em uma armadilha!

Mas e então, caro leitor, o que você achou da novidade? Também acha que foi uma decisão no mínimo polêmica? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D