Quadrinhos

A nova fase dos X-Men é ótima, mas é o tipo de leitura que você está buscando?

No final de julho a editora Panini iniciou a publicação no Brasil da nova fase dos X-Men encabeçada pelo escritor Jonathan Hickman (Vingadores). A revista remodelou os mutantes e tem caído nas graças dos leitores, mas é o tipo de leitura que você busca?

A essa altura do campeonato você já deve ter visto todos os youtubers, ou escutado os podcasters, choverem elogios aos X-Men de Jonathan Hickman. Muitos portais também estão postando reviews muito positivos dessa HQ.

Agora você deve estar se perguntando: “OK, se o material é bom e todo mundo ta gostando, por qual motivo essa não seria a leitura que estou buscando? Eu gosto de coisa boa, oxe“.

A questão é que os X-Men são uma franquia, uma ampla franquia. O que o Hickman está planejando aos X-Men é gigante. E o que saiu no Brasil é apenas a pontinha do iceberg.

Em X-Men #1-4 da editora Panini estão sendo lançadas as minisséries Dinastia X e Potencias de X, que são uma espécie de prelúdio para esse grandioso run. É apenas o começo.

A partir de então lá nos Estados Unidos foram publicadas as seguintes HQs: X-Men, Novos Mutantes, X-Force, Marauders, Fallen Angels e Excalibur. Essas seis HQs vão compor o mix de X-Men da Panini a partir da edição #5. Para mais detalhes confira aqui.

Porém essa foi apenas a primeira leva de publicações. Novas revistas surgiram depois disso lá nos Estados Unidos, como: Wolverine, X-Men + Quarteto Fantástico, Satânicos, X-Factor e Cable.

Fallen Angels é uma minissérie de seis edições, X-Men + Quarteto Fantástico outra mini de quatro edições, mas as demais HQs são títulos mensais. E todas, inclusive as minis, tem relevância para a grande história que Hickman está planejando. Algumas impactam mais, outras menos, mas todas são importantes em algum nível.

E se você não deseja perder nada, se você realmente quer acompanhar e entender o que o Hickman plantou nessas primeiras quatro edições dos X-Men da Panini, você terá de acompanhar todas essas outras publicações.

As seis primeiras já sabemos que a Panini vai compilar em um formato de mix aqui no Brasil a partir de X-Men #5, porém os títulos que virão na sequência e chegarão no Brasil apenas em 2021 ainda são uma incógnita. Talvez incorporem no mix atual, deixando a HQ com mais páginas e um preço um pouco mais salgado? Ou talvez podem sair em encadernados próprios e separados. Ainda não sabemos.

A questão é que apesar desse início avassalador, se o leitor quiser encarar essa jornada, vai precisar abraçar uma alta quantidade de revistas. Nem toda são ótimas, algumas são bem fracas, não espere a mesma qualidade de Dinastia X e Potenciais de X, mas ainda há sim muito material bom no mix dos X-Men.

Como são várias revistas, cada uma com um elenco e equipe-criativa diferentes, a chance de você simpatizar com o elenco de pelo menos alguns títulos é grande.

E vale reforçar: no final desse mês começará a ser publicado nos EUA a saga X of Swords, a primeira dos X-Men desde que essa fase teve início. E todas as revistas estarão conectadas nesse grande evento. Então se a sua ideia é simplesmente não ler uma revista, essa pode ser uma decisão ruim.

Mas calma, não queremos te desanimar. Esse texto não é para dizer que você não deve acompanhar os X-Men do Hickman. Particularmente estou adorando, alguns títulos são melhores do que outros, mas a qualidade no geral é boa e a história segue envolvente e instigante.

Essa é disparada a fase mais coesa e organizada que os mutantes tiveram. Nada acontece por acaso, tudo é planejado. Os eventos de um título impactam no outro, não é como se cada revista estivesse ignorando a outra.

Mas é importante que você tenha a noção do que lhe espera logo adiante, para não se frustrar. Se você estiver ciente do que o espera, talvez possa curtir ainda mais essa inesperada aventura.

A nova fase dos X-Men exige comprometimento, você precisará ler muitas revistas. Essa é a má notícia. A boa é que ao final valerá a pena. Mas me sinto na obrigação de avisar caso você não esteja buscando uma leitura que te prenda tanto assim.

Você não vai ler as quatro primeiras edições de X-Men e deu. Pelo contrário, é a partir de então que a jornada começará de verdade.

Mas e então, caro leitor, você está gostando dos X-Men do Hickman até agora? Vai continuar lendo? Deixe a sua opinião nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

2 semanas ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

1 mês ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago