Destaque

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men’97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores episódio de uma série já produzidos. Ninguém ficou em paz após os seus 30 minutos alucinantes. E vamos destrinchar tudo agora.

1 – Trish Tilby

A primeira cena já merece um comentário a parte. Temos a jornalista Trish Tilby cobrindo a pauta mutante, tentando humanizar os X-Men na TV. Se vocês assistirem com atenção, rola um clima entre ela e o Fera, né? Então, eles já namoraram nas HQs.

2 – Genosha

Logo entendemos que toda essa matéria televisiva com os mutantes é uma pauta relacionada com Genosha, a nação mutante que foi reconhecida pela ONU. Genosha, tanto nas HQs quanto na própria animação, surgiu como uma nação que escravizava mutantes e agora é o país dos mutantes.

3 e 4 – Natural e Fada

E quando avistamos Genosha, vários mutantes fazem pontas especiais, vou listar eles aqui:

A garota com chifres é a Natural, seu poder é se comunicar e manipular tudo que vem da natureza. Desde plantas e até os próprios animais.

Já a de cabelo rosa é a Fada, ela tem asas de fada, aptidão mágica e pode se teleportar.

5, 6 e 7 – Glob Herman, Sanguessuga e Chuvoso

O garoto gosma é o Glob Herman, ele tem o corpo revestido por uma espécie de cera e seu esqueleto fica todo exposto.

O garoto verde é o Sanguessuga, ele pode desativar os poderes mutantes de quem estiver próximo a ele. Ele é dos Morlocks e já apareceu diversas vezes na animação.

O garoto feito de água possivelmente é o Chuvoso. Mutante criado na Era Krakoana e que tem o corpo todo feito de água.

8, 9, 10 e 11 – Homem-Múltiplo, Exodus, Cifra e Cristal

Na praça de Genosha podemos ver o Homem-Múltiplo dançando. Seu poder é autoexplicativo.

O poderoso e religioso Exodus sendo sempre épico nas suas aparições. Ele é um dos mutantes mais fortes que existem, sendo um telepata e telecinético.

A Cifra, mutante que pouco apareceu nas HQs e quase ninguém conhece. Ela consegue atravessar as coisas.

E a Cristal, uma mutante cantora com sua habilidade de transformar o som em luz.

12, 13 e 14 – Dinamite, Arcanjo e Anfíbio

Dinamite, mutante capaz de criar explosões localizadas.

O Arcanjo, um dos X-Men originais. Talvez vocês o conheçam por apenas Anjo.

E o Anfíbio, garoto com a aparência de peixe (e grande amigo do Fanático).

15 – Medula

Medula, essa é a personagem mais próxima que temos de uma versão dos quadrinhos do Spike, lá de X-Men Evolution. Eles são personagens diferentes, mas com os mesmos poderes de gerar ossos através do próprio corpo e também possuem conexões com os Morlocks.

16 – Noturno

Dito isso: o Noturno está de volta. Ele não fez parte do elenco regular da série original e agora parece que entrará para o time de vez. Ele é um grande amigo do Gambit e da Vampira.

Ele apareceu na série original dos anos 90, mas apenas de forma especial e não regular.

17 – Cultura mutante

Grant Morrison, no início dos anos 2000, estabeleceu que os mutantes, enquanto comunidade, deveriam ter sua própria cultura. Suas músicas, modas, noção de coletivo. Suas pautas. E muito disso a gente consegue ver nesse primeiro vislumbre de Genosha.

18 – Conselho Mutante

Genosha, nas HQs, foi comandada de forma soberana por Magneto. Mas aqui em X-Men ’97 inicialmente é encabeçada pela Madelyne Pryor e ganha um conselho de diferentes líderes mutantes para eleger um rosto público para o país.

Esse conselho lembra muito um conceito de Krakoa (outra nação mutante das HQs), que tinha o Conselho Silencioso com o mesmo propósito. Em X-Men ’97 os líderes são: Callisto, Banshee, Moira, Madelyne, Magneto, Sebastian Shaw e Emma Frost. Líderes de diferentes “nichos”.

19 – Magneto líder

O Conselho escolheu o Magneto como rosto público, o grande líder da espécie mutante. E ele busca a Vampira para ser sua “rainha”. E conhecemos então o passado secreto de Magneto e Vampira. Tal qual nas HQs, eles se aproximaram na Terra Selvagem. Com a Vampira repetindo os looks das HQs.

E essa aproximação aconteceu ANTES dela conhecer o Gambit. Ele ajudou a cunhar sua consciência de classe. E quando perceberam que os poderes magnéticos dele permitiam eles se encostarem, novas possibilidades inéditas para ela surgiram.

20 – Ciclope revolucionário

Em paralelo, Jean Grey e Ciclope estão em crise. Ele desabafa na TV sobre como está cansado de proteger um mundo que o teme e odeia. Dando evidentes sinais da personalidade revolucionária que fez sucesso alguns anos atrás nas HQs.

21 – Fabulosos X-Men #132

A Jean Grey, em desabafo com o Wolverine, relembrou uma situação que viveu com o Ciclope. Que faz alusão a uma edição das HQs, mais precisamente, Fabulosos X-Men #132. Só que a cena termina com outra referência [risos].

22 – Wolverine & Jean Grey

Tanto nas HQs quanto em X-Men ’97, a Jean e o Ciclope estão com o relacionamento em crise, o Logan vai falar com ela e eles se beijam. Nas duas mídia, apesar de adorar o beijo e amar a Jean, o Logan não dá corda pra situação em respeito ao relacionamento dela com o Ciclope.

23 – A traição do Ciclope

Só que novamente, nas HQs e em X-Men ’97, a Jean logo na sequência flagra o Ciclope a traindo telepaticamente [risos]. Nas HQs ele a trai com a Emma Frost (vestida de Jean) e na animação ele a trai com a Madelyne. E nas duas a Jean pega ele no flagra [risos].

24 – Genocídio

Tanto o beijo da Jean com o Wolverine, a traição do Ciclope e a questão da cultura mutante são elementos da fase encabeçada por Grant Morrison nos X-Men. Ele foi um roteirista que revolucionou a franquia no começo dos anos 2000. Sabem o que mais ele fez?

ELE DESTRUIU GENOSHA!!!!!

Tenho certeza que você ficou APAVORADO quando do nada a recém apresentada nação mutante simplesmente começou a ser devastada do mapa. Mutantes recém apresentados começaram a morrer aos montes. Foi igualzinho nas HQs.

O mesmo “Sentinela Godzilla” que devastou Genosha em X-Men ’97, também o devastou nos quadrinhos. Só que nas HQs quem o controlou foi a Cassandra Nova, irmã gêmea do Professor X. Ela inclusive deve aparecer em Deadpool & Wolverine. Mas em X-Men ’97, quem foi o mandante?

25 – O Vigia

Mas, antes do genocídio mutantes acontecer, podemos ver a imagem do Vigia nos céus. Aquele mesmo Vigia de “What if…” O personagem sempre aparece observando a realidade em momentos de grande importância. Para testemunhar a história sendo escrita.

26 – Baila de Gala

O massacre também acontece na iminência de uma grande festa, que também podemos chamar de um grande baile. Que os fãs relacionaram com o que acabou de acontecer no Baile de Gala do Inferno de Krakoa, nas HQs. Quando a nação mutante também foi devastada durante um baile.

27 – Cable

O genocídio de Genosha é especialmente tocante. Começa com o viajante temporal Cable chegando no princípio do massacre e encontrando sua mãe, Madelyne. Ela o reconhece e ele forçadamente volta ao futuro falando “Não, não. De novo não“. Mas qual o significado disso?

Cable está em um loop temporal? Ele está tentando desfazer o genocídio de Genosha e chegou tarde? Ou o “de novo não” diz respeito a ele estar indo para o futuro e novamente se afastando da sua mãe? Será que vão desfazer o massacre nos próximos episódios? Ponto pra debate.

28 – O segundo genocídio

O ataque do Sentinela gigante tem vários momentos de arrepiar. Seja o Magneto, que viveu os horrores do Holocausto, precisando ver seu povo ser massacrado MAIS UMA VEZ. Ele lutando com toda a sua força e se sentindo impotente é de fazer até o mais casca grossa amolecer.

29 – Mortos

Vários mutantes foram supostamente mortos. Entre eles Sebastian Shaw, Madelyne Pryor, Anfíbio, Callisto e muitos outros.

Vamos ter de ver o desenvolvimento da animação para entender certinho quem efetivamente morreu e quem apenas se feriu de forma mais grave.

30 – Os Morlocks

A cena do resgate dos Morlocks também foi especialmente tocante. Afinal, nas HQs, o Gambit foi manipulado e fez parte do esquadrão que massacrou os Morlocks. A animação foi uma espécie de redenção nesse sentido. Teve um gostinho extra pra quem conhece a sua história.

31 – A morte do Gambit

Falando em Gambit. Lá no meio do episódio ele foi preterido pela Vampira, que escolheu o Magneto. Ela se arrependeu, voltou atrás, mas nunca conseguiu dizer isso a ele devido ao começo do massacre. Gambit morreu salvando Genosha e a própria Vampira. E nunca soube que foi o escolhido pela amada.

32 – A morte de Magneto

Magneto também morreu protegendo o Sanguessuga. Lá no segundo episódio, quando salvou os Morlocks de um ataque anti-mutante, Magneto fez um juramento ao Sanguessuga, de que ele nunca mais precisaria ter medo por ser um mutante.

Já durante o genocídio de Genosha, Magneto morreu junto do Sanguessuga, pedindo para ele não ter medo.

Vamos demorar para saber a continuação da história de Genosha. O 6° episódio será focado na Tempestade. O enredo de Genosha retornará apenas na outra semana. Nem décadas de quadrinhos dos X-Men lidos me prepararam pra esse episódio. Não sei o que virá a seguir.

Mas e você, caro leitor, gostou do quinto episódio? Também foi pego de surpresa? Deixe a sua opinião nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

1 semana ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

4 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago

Mística protagonizará o primeiro casamento entre mulheres da Marvel

Nos últimos anos a Marvel tem celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em junho,…

2 meses ago