Destaque

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no Disney+, teve quatro episódios exibidos e tem acumulado elogios da crítica e dos fãs. E agora vamos trazer curiosidadesopiniões informações sobre o quarto capítulo.

1 – Longshot

Os easter eggs já começam nos créditos. Primeiro com uma pontinha especial do Longshot. Ele é um mutante e seu poder é bem parecido com o da Dominó, que é basicamente ter sorte sempre. Ele apareceu no episódio do Mojo na série original dos anos 90. Mas aqui fez só uma ponta.

2 – Clube do Inferno

Quem também fez uma pontinha nessa abertura foi Emma Frost e o resto do Clube do Inferno. Certamente veremos mais desses mutantes nos próximos episódios. Ela está em contato telepático com Xavier. Será um flashback ou um spoiler?

3 – Reunião na ONU

Ciclope e Jean Grey não estão presentes nesse episódio, mas por um motivo justo: estão representando os mutantes na ONU. Genosha, a nação mutante, está sendo reconhecida pela Organização das Nações Unidas. Pra quem já tá com saudade de Krakoa nas HQs, uma baita notícia.

4 – Motendo

A Jubileu está fazendo 18 anos e metade do episódio se passa todo no Mojoverso, que tá cheio de easter eggs. Mas antes, foi um tiro certeiro adaptar o Mojo para os games. Foi justamente nos anos 90 que os jogos começaram a se popularizar em todo mundo. Já assoprou uma fita?

E os easter eggs já começam de cara. O vídeo game usado pela Jubileu no episódio se chama Motendo. Que nada mais é do que uma fusão das palavras Mojo com Nintendo.

6 – Apocalipse Mutante

Já o Game que ela vai jogar, é uma homenagem ao jogo dos X-Men que existiu de verdade, no Super Nintendo, chamado Apocalipse Mutante. Compare a capa dos dois jogos:

7 – Genosha

Quando Jubileu e Mancha Solar caem no Mojoverso, começam a reviver momentos da vida da Jubileu. Um dos primeiros faz referência a um dos primeiros episódios da série animada original dos anos 90. Quando vários mutantes são feitos de escravos em Genosha.

8 – Gladiador

Quem também faz uma breve aparição é o Gladiador, da Guarda Imperial Shia’r. Um clipe do Wolverine cortando um animatrônico do Gladiador feito pelo Mojo é mostrado. Gladiador é o mais poderoso guerreiro do Império Shia’r, comandado por Lilandra, o amor de Charles Xavier.

9 – Who’s the boss?

Mojo também brinca que os X-Men atualmente estão antiquados e exibe montagens da equipe que fazem referência a séries antigas dos anos 90. Primeiro “Who’s the Boss“, sitcom exibida na TV americana entre 1984 e 1992. O nome brinca com o fato de Magneto estar substituindo o Xavier.

10 – A Different World

Outra referência é a série “A Different World“, uma sitcom exibida entre 1987 e 1993 que abordava assuntos socialmente relevantes como racismo, machismo, HIV e outros. Acho que é bem explicativa a relação dessa série com X-Men, né?

11 – Darwin e Estrela Polar

Mas no próprio poster de X-Men temos algumas curiosidades: Primeiro o Estrela Polar, entre a Tempestade e a Vampira. Ele é o primeiro personagem gay da Marvel. E o Darwin, atrás da Jubileu. O mutante com o poder de se adaptar ao ambiente. Ele só foi criado nos quadrinhos em 2005.

12 – Divorce Court

E Divorce Court, um programa muito popular nos EUA que foi criado em 1957 e existe até hoje. É um programa onde casais vão para resolver pendências judiciais. Uma mistura de Casos de Família com Teste de DNA do Ratinho, só que com background jurídico [risos].

13 – Dias de um Futuro Esquecido

E quando a Jubileu efetivamente começa a jogar o game, somos levados para o futuro de “Dias de um Futuro Esquecido“, que já apareceu na série original dos anos 90. E teve até homenagem ao clássico poster com o rosto dos mutantes que foram mortos ou estão sendo caçados pelos robôs Sentinelas.

14 – Gameplay

E a gameplay do jogo emula muito bem os jogos dos X-Men, Tartarugas Ninja e Power Rangers que existiam no Super Nintendo, lá nos anos 90. A nostalgia bateu forte aqui.

15 – Sauron

Ainda dentro do game, tivemos uma participação do vilão Sauron e da Terra Selvagem. Personagem e local que já apareceram muitas vezes nas HQs dos X-Men. E que também já apareceram na série original dos anos 90.

16 – Espiral

Apesar de não ter grande relevância no episódio, a Espiral também aparece no episódio. Ela é uma andróide de 6 braços que serve ao Mojo. Apesar de que… eu fiquei com a impressão de que ela comandará o Mojoverso ao final desse episódio…

17 – Dubladora da Jubileu

A grande revelação do episódio é que uma versão digital da Jubileu envelheceu dentro do game. Alyson Court era a triz de voz da Jubileu nos anos 90, ela foi substituída pela Holly Chou em X-Men ’97. Mas foi a Alyson quem fez a voz da Jubileu mais velha nesse episódio.

18 – Mancha Solar

Essa Jubileu mais experiente, inclusive, usa os poderes de fogos de artifício de uma forma que a versão jovem nunca conseguiu. Será um spoiler do amadurecimento dos poderes da mutante? Wolverine ficará orgulhoso de ver ela cortando geral com suas rajadas de energia.

O mutante brasileiro Mancha Solar também usa seus poderes pela primeira vez na série, disparando uma rajada de energia solar no Mojo.

19 – Novo casal

O episódio confirma o já sugerido relacionamento da Jubileu com o Mancha Solar. E isso é um plot totalmente original da animação. Os personagens nunca se relacionaram nos quadrinhos.

20 – Morte em Vida

Apesar de todos esses easter eggs, a melhor parte do episódio é o final, que adapta o arco “Morte em Vida” dos X-Men. É a Tempestade, sem poderes, se relacionando com o mutante gênio chamado Forge. Essa é uma adaptação MUITO fiel ao quadrinho.

21 – PCD

Forge tem um braço e uma perna mecânicos (criados por ele). Ele perdeu os originais na Guerra do Vietnã. E rola um paralelo muito forte entre a perda de membros para pessoas normais e a perda de poderes para mutantes. Ambos são pessoas com deficiência (PCDs).

Tem um diálogo muito forte nesse sentido no episódio.

Tempestade: Seus dons mutantes permitiram que você se consertasse. Que benção.
Forge: Não tinha o que consertar. Eu só adaptei e usei a criatividade.

22 – Adversário

Tal qual as HQs, Forge se sente culpado pois foi ele quem criou a arma que removeu os poderes da Tempestade. E obviamente isso gerou um atrito forte entre eles. E as coisas só pioraram quando o misterioso vilão sobrenatural e nativo-americano Adversário surgiu ao final do capítulo.

23 – X-Factor

O mural da casa do Forge entregou easter eggs muito importantes.

Primeiro um poster do X-Factor, com a formação IDÊNTICA aos quadrinhos. O grupo já apareceu na série original dos anos 90. Na imagem são: Mercúrio, Forge, Destrutor, Polaris, Fortão, Lupina e Homem Múltiplo.

24 – Bastion

E segundo, uma misteriosa fotografia. Ela traz: pessoa misteriosa com Forge e o Dr. Gottfried Adler. Pra quem não se lembra, o Dr. Gottfried Adler, na série original, era a Mística fingindo ter criado uma cura mutante a mando do Apocalipse. Já a figura misteriosa parece ser Bastion, um andróide anti-mutante MEGA poderoso.

Mas e então, caro leitor, você tinha sacado todas essas referências no quarto episódio de X-Men ’97? A série só tem crescido na aclamação do público e os próximos episódios prometem. Se gosta desse tipo de conteúdo deixa nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

1 semana ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

4 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago

Mística protagonizará o primeiro casamento entre mulheres da Marvel

Nos últimos anos a Marvel tem celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em junho,…

2 meses ago