Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

9 easter eggs do 6° episódio de WandaVision que você pode ter perdido

WandaVision está se encaminhando para a sua conclusão, ao mesmo tempo em que as coisas ficam ainda mais insanas. Sendo assim, confira a nossa lista com 9 easter eggs do 6° episódio da série.

9 easter eggs do 6° episódio de WandaVision

1 – Malcolm

Seguindo o padrão da série, este sexto episódio de WandaVision se inspira muito em uma sitcom antiga dos EUA. A escolha da vez é Malcolm in the Middle, sitcom muito popular entre 2000-20006.

Só que a inspiração aqui não se resume a abertura, a própria estrutura do capítulo, com os gêmeos quebrando a quarta parede e conversando com o próprio espectador, era algo que o jovem Malcolm fazia muito no seu programa.

Caso você nunca tenha assistido Malcolm ainda, confira esse trechinho abaixo e veja como a inspiração é muito clara:

2 – Visual do Wiccano

O segundo easter egg é bastante claro para quem lê as HQs. Um dos gêmeos, o Billy, está usando uma fantasia não denominada para o Halloween. Porém, o visual é uma referência ao seu uniforme heroico nas HQs, o Wiccano.

Compare:

3 – Intervalo comercial

Todos os episódios de WandaVision que fazem referência às sitcoms possuem emblemáticos intervalos comerciais que falam sobre o passado da Feiticeira Escarlate. Apesar de alguns serem mais claros do que outros, todos são compreensíveis.

Mas o intervalo comercial deste sexto episódio exige um pouco de dedução por parte do espectador. A propaganda é em formato de animação e mostra um rapaz sozinho numa ilha deserta, morrendo de fome e desesperado por ajuda. É quando surge um tubarão que diz compreender a fome que o garoto sente e lhe dá a solução: um alimento chamado Yo-Magic. Mas apesar de ganhar o Yo-Magic, o menino ainda assim acaba morrendo.

Uma das muitas interpretações possíveis aqui é que a fome da animação seja uma referência ao luto/solidão que a Wanda está sentindo. E que o tubarão seja uma representação de alguma pessoa (possivelmente um vilão ainda não revelado da série) que chegou nela e sugeriu que ela usasse magia (Yo-Magic) para resolver os seus problemas. E isso tudo é o que pode ter causado toda essa alteração da realidade em WestView.

Mas claro, isso é apenas uma especulação. Os intervalos comerciais são em ordem cronológica e mostram algumas das situações mais traumáticas pelas quais a Wanda já passou: a morte dos seus pais, quando ela sofreu experimentos pelo Barão von Strucker e a tragédia que ela causou em Lagos durante o filme Capitão América Guerra Civil. Faria sentido que um novo trauma na sua vida tenha sido o luto com a morte do Visão, que ela apenas sentiu após retornar do Blip em Vingadores: Ultimato.

4 – Poderes do Célere

Outra adaptação bastante fiel que a série fez em relação aos quadrinhos foram os poderes do Tommy, que é um velocista assim como o seu tio Mercúrio.

Porém, vale destacar que nos quadrinhos ele possui um poder secundário, ele consegue também acelerar as moléculas do que bem entender, causando explosões. Será que veremos esses poderes ainda na série?

5 – Avenida Ellis

A Avenida Ellis foi citada pela Wanda no episódio e depois o Visão acabou se encontrando com a Agnes nessa avenida. Inclusive a cena enquadra direitinho a placa com o nome da rua.

A referência mais clara é ao Presidente Matthew Ellis, que foi o Presidente dos Estados Unidos da América durante Homem de Ferro 3 e Capitão América: Guerra Civil.

Ele foi sequestrado pelo Mandarim, salvo pelo Patriota de Ferro, apareceu algumas vezes na série Agentes da SHIELD e foi ele quem implementou o Acordo de Sokovia nos EUA.

O Acordo de Sokovia foi uma Lei que visava limitar as atividade dos super-heróis e que resultou na prisão da Feiticeira Escarlate quando ela se recusou a apoiar a medida. Eventualmente ela foi resgatada pelo time do Capitão América e fugiu para a Europa com o Visão, até ele ser morto em Vingadores: Guerra Infinita.

O nosso palpite é que a Avenida Ellis seja então uma referência a esse personagem que na atual linha do tempo do MCU, já deve ser um ex-Presidente.

6 – Filmes no cinema

Em determinado momento do capítulo, durante a noite de Halloween, é possível avistar ao fundo um cinema que está passando exibindo dois filmes: Operação Cupido e Os Incríveis.

Certamente essa escolha de produções não foi aleatória. Operação Cupido é sobre filhas gêmeas que tentam reatar o casamento dos seus pais (e vale destacar que nesse episódio a Wanda e o Visão estão brigados).

Os Incríveis dispensa apresentações, né? É uma animação da Pixar com uma família de super-heróis, com direito a um garotinho velocista, o Flecha.

7 – DNA da Mônica

Em determinado momento do episódio é dito para Monica Rambeau que o fato dela ter entrado e saído da redoma da Wanda duas vezes, suas células foram reescritas em nível molecular e que ela não deve entrar nessa realidade da Wanda uma terceira vez.

Alguns fãs estão especulando que isso pode significar o surgimento dos mutantes no MCU, com a Wanda reescrevendo as células de todos que foram absorvidos pelo Hex.

Besteira. A Mônica já passou por isso duas vezes e não ganhou nenhum poder. Logo, quem passou pelo Hex apenas uma vez, não ganhará poder algum. Nos quadrinhos a Monica é a heroína Spectrum (mas já atendeu por Fóton) e é feita de energia. É possível que isso aconteça com ela quando interagir uma terceira vez com o Hex.

Mas vejam bem, caso isso aconteça, a Monica não se tornará uma mutante. Ela será apenas uma pessoa com poderes, assim como o Homem-Aranha e o Hulk, por exemplo. Mutante é uma espécie diferente, não são Homo Sapiens, mas sim Homo Superior. São pessoas que nascem com o gene x que pode ser tanto ativado no nascimento (bem raro) ou então na adolescência (mais comum), originando super-poderes.

A questão aqui é que queremos destacar que a Monica deve ganhar poderes a qualquer momento, afinal ela já foi confirmada em Capitã Marvel 2, e que isso não tem absolutamente nenhuma relação com mutantes.

8 – Poderes do Wiccano

Ao final do episódio descobrimos que o Tommy não é o único gêmeo com poderes. Billy parece ter puxado mais a mãe e tem poderes um pouco imprecisos.

Pelo que vimos no episódio, ele demonstrou uma espécie de clarividência ao sentir e ver o que estava acontecendo com o seu pai (ao melhor estilo Harry Potter e Voldemort nos livros).

Mas ele também demonstrou uma breve assinatura energética azul quando conseguiu fazer o Tommy parar enquanto corria em super-velocidade. Essa mesma assinatura ele possui nas HQs.

9 – Arenque

Logo no início do episódio, quando Pietro e Tommy colocam suas fantasias, Wanda pede pro irmão se comportar e ameaça transformá-lo em um “arenque“.

Para quem não sabe, arenque é uma espécie de peixe, mas isso é o menos importante aqui. No inglês existe a expressão “Red Herring” que seria “Arenque vermelho” em uma tradução.

E conforme o portal do professor de inglês Mairo Vergara, “Red herring é um substantivo que quer dizer: algo, especialmente um sinal/pista que é enganoso/incorreto e que provoca distração de uma questão realmente importante/relevante. Em português, para essa finalidade, usamos os termos “manobra de diversão”, “pista falsa” ou simplesmente as palavras “engano”, “engodo”, “distração”.

E curiosamente, o Pietro interpretado por Evan Peters ao invés de Aaron Taylor-Johnson parece muito um engodo, uma pista falsa que parece ter sido colocada lá tanto para confundir a própria Wanda, quanto os espectadores.

Mas e então, caro leitor, você já tinha identificado todas essas referências no sexto episódio de WandaVision? Identificou outra que não listamos? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D