Matérias Especiais

A Marvel está saturando o mercado com HQs dos X-Men?

Recentemente a Marvel deu início a uma nova fase dos X-Men nos quadrinhos. As histórias agora são capitaneadas por Jonathan Hickman (Vingadores) e prometem uma fase áurea para a franquia.

Em 2015 começou a surgir o papo de que a Marvel estaria boicotando a franquia mutante, diminuindo a quantidade de títulos dos X-Men. O argumento na época era de que a regra da editora era promover os Inumanos.

Na época, a franquia tinha cinco revistas apenas: Fabulosos X-Men, Extraordinários X-Men, Novíssimos X-Men, A Novíssima Wolverine e O Velho Logan.

Isso mudou logo depois com o início de uma nova fase, onde revistas como X-Men: Equipe Dourada, Equipe Azul, Equipe Vermelha, além de materiais solo como X-23, Shatterstar, Dominó, Homem-Múltiplo e vários outros foram lançados.

A Era Jonathan Hickman

Porém, na reta final de 2019, a Marvel anunciou uma nova fase, capitaneada pelo aclamado escritor Jonathan Hickman, que já tinha feito trabalhos incríveis nas franquias Vingadores e Quarteto Fantástico.

O escritor exigiu que todos os títulos da franquia fossem encerrados, para que duas minisséries surgissem para inserir os plots que ele iria desenvolver. Assim a Marvel lançou: House of X, com roteiro do próprio Hickman e arte de Pepe Larraz (Vingadores) e Powers of X, também escrita pelo Hickman mas com arte de RB Silva (X-Men: Equipe Azul).

As duas minisséries foram lançadas de maneira simultânea, semanal e intercaladas, nos Estados Unidos. Com seis edições cada, após doze semanas teve início o que a Marvel batizou de “Dawn of X” ou “O Alvorecer do X“, uma iniciativa que deu origem a várias novas HQs.

E é essa quantidade de novas revistas que tem feito alguns leitores questionarem se a Marvel não está saturando a franquia mutante com revistas mutantes demais.

Confira a lista completa de novos títulos:

X-Men

Roteiro de Jonathan Hickman (Vingadores) e arte de Leinil Francis Yu (Vingadores).

A revista não possui um elenco fixo, mas normalmente o Ciclope está no centro. A HQ explora o contexto de Krakoa e insere diversos elementos que serão importantes para a cronologia ao longo dos meses. É considerado o carro-chefe da franquia, o título mais importante.

Marotos

Roteiro de Gerry Duggan (Deadpool) e arte de Matteo Lolli (Deadpool).

Esse é um título focado numa equipe que atua em alto mar, resgatando mutantes de países hostis. A protagonista é a Kate Pryde, porém aparecem regularmente na HQ também a Tempestade, Emma Frost, Homem de Gelo, Bishop e Pyro.

Excalibur

Roteiro de Tini Howard (Gamora) e arte de Marcus To (Novos Guerreiros).

A HQ explora elementos mágicos mutantes que foram inseridos na franquia junto do novo conceito de Krakoa. A equipe é liderada pela Capitã Britânia, mas conta também com as participações do Apocalipse, Jubileu, Vampira, Gambit e Rictor.

Novos Mutantes

Roteiro de Jonathan Hickman (Vingadores) e Ed Brisson (Velho Logan) e arte de Rod Reis (Soldado Invernal) e Flaviano (Viúva Negra).

Essa revista possui duas equipes criativas que vão se intercalando entre si. Enquanto Hickman desenvolve personagens como o Mancha Solar, Míssil, Miragem, Magia, Karma, Lupina, Cifra, Câmara e Mondo, Brisson fica com os jovens mutantes que ainda são estudantes, como a Armadura, Glob Herman e Fada, por exemplo.

X-Force

Roteiro de Ben Percy (Wolverine) e arte de Joshua Cassara (Falcão).

Ao contrário das versões antigas da X-Force, dessa vez o grupo não é um esquadrão da morte, mas uma espécie de FBI de Krakoa. A equipe é divida em dois esquadrões diferentes: a inteligência (Jean Grey, Fera, Sábia e Black Tom) e o ataque (Wolverine, Dominó, Quentin Quire e Colossus).

Fallen Angels

Roteiro de Bryan Hill (Killmonger) e arte de Szymon Kudranski (Justiceiro).

Essa é uma minissérie de seis edições mostrando a Psylocke (ex-Revanche) tentando encontrar seu lugar no mundo. Participam da revista também o Kid Cable, a X-23, a Bling! e a Escalpo.

X-Men / Quarteto Fantástico

Roteiro de Chip Zdarsky (Demolidor) e arte de Terry Dodson (X-Men).

Essa é outra minissérie, de quatro edições, explorando a relação entre as duas equipes. No centro de tudo está Franklin Richards, o filho do Sr. Fantástico e da Mulher Invisível que é também um dos mais poderosos mutantes. Ele deve ficar onde? Com sua família ou em Krakoa?

Wolverine

Roteiro de Ben Percy (X-Force) e arte de Adam Kubert (Capitão América).

Desde a minissérie A Morte do Wolverine, lá em 2014, o Logan não possui uma revista mensal. Esse é o seu retorno e o plot da HQ ainda segue uma incógnita, tendo em vista que a HQ será lançada apenas em fevereiro. Mas diversos vilões clássicos do carcaju, que encontram-se em Krakoa no momento, estarão aparecendo na revista.

Giant-Size X-Men

Roteiro de Jonathan Hickman (Vingadores) e arte de vários artistas.

Essa é uma revista diferente. A cada mês um novo personagem ou grupo de personagens protagonizam uma história com início, meio e fim nessa Giant-Size. A primeira edição trará Jean Grey e Emma Frost, a segunda o Magneto e a terceira o Noturno.

Cable

Roteiro de Gerry Duggan (Deadpool) e arte de Phil Noto (Demolidor).

O protagonista dessa revista é o jovem Cable, que surgiu na saga Extermínio e assassinou a sua versão adulta. O título também não foi lançado ainda, mas espera-se que dê uma luz sobre a importância do personagem e o que ele está fazendo no presente do Universo Marvel. Vários jovens mutantes também estarão participando da revista.

Satânicos

Roteiro de Zeb Wells (Novos Mutantes) e arte de Stephen Segovia (Wolverine).

Essa equipe é o mais próximo da clássica X-Force que existe atualmente na linha mutante, mas misturado com o conceito dos Thunderbolts. São alguns mutantes desajustados que estarão em missões perigosas pela causa mutante. Porém, o mentor da equipe será o Sr. Sinistro, com Destrutor e Psylocke estando lá para garantir que nenhuma besteria aconteça. Os demais integrantes são o Caçador de Escalpos, Selvagem, Empata, Babá e Fabricante de Órfãos.

X-Factor

Roteiro de Leah Williams (X-Men: Sombrio) e arte de David Baldeon (Dominó).

Krakoa criou um processo que permite que os mutantes mortos voltem à vida. Porém, para que alguém retorne, é preciso se certificar com 100% de certeza que essa pessoa está de fato morta. O X-Factor então será a equipe de investigação que fará esse trabalho. Na equipe teremos: Prodígio, Ocular, Rachel Grey, Polaris, Estrela Polar e Daken.

Filhos do Átomo

Roteiro de Vita Ayala (Morbius) e arte de Bernard Chang (Batman do Futuro).

Essa será uma revista apresentando uma nova geração de jovens mutantes. Personagens que, aparentemente, idolatram alguns dos mais clássicos X-Men e estarão dispostos a honrar os seus legados. A revista será lançada apenas em abril, então muito pouco se sabe sobre ela.

Sendo assim, a lista de HQs mutantes que a Marvel estará lançando em abril desse ano será a seguinte, ao total serão 12 títulos:

Puxa, é título pra caramba né? Isso tem gerado reclamação por parte de alguns fãs, de que é muito título para acompanhar. Esses comentários geraram uma resposta de Jonathan Hickman, escritor que está comandando essa iniciativa, inclusive trabalhando como editor e curador de toda a linha. Confira o que ele disse:

O objetivo da equipe editorial das HQs mutantes é construir uma linha onde todo tipo de fã dos X-Men possa ter um livro que goste. A intenção nunca foi de fazer com que você precise comprar ‘todos os livros’ para entender a história. Isso nunca vai acontecer. Sim, construímos uma linha narrativa coesa onde tudo está interconectado.

E, sim, faremos crossovers entre as revistas e teremos alguns tie-ins, mas isso é a exceção e não a regra. Então, compre o que você gosta. Não compre o que você não gosta.

Como podemos ver, Hickman foi enfático em rebater a acusação de saturação da franquia mutante. Conforme ele disse, a ideia é ofertar uma variedade de títulos, com personagens distintos e propostas diferentes, para que todos os leitores saiam satisfeitos.

Outro ponto a se observar é que se há alguns anos atrás 5 revistas era pouco e falava-se em boicote, hoje são 12 e temos uma saturação?

Outro fator interessante é observar a quantidade de revistas mutantes que a Marvel publicou em abril do ano passado. Na época não se falava em saturação, mas quantos títulos eram publicados? Confira abaixo:

Como visto acima, em abril do ano passado se publicou 17 revistas na franquia mutante. Quatro a mais do que em abril de 2020. Ou seja, a franquia diminui um pouco.

Vale destacar também que em 2019 não havia o mesmo cuidado editorial, as histórias não eram alinhadas. Ao mesmo tempo estavam saindo minisséries distintas protagonizadas pelo Wolverine, a saga Era do X-Man, a mensal Fabulosos X-Men (com duas edições por mês) e até o Major X de Rob Liefeld que teve duas edições lançadas em abril.

A franquia estava melhor ano passado? Por qual motivo os fãs não reclamavam antes, quando eram muitos títulos e desorganizados, mas agora que está tudo alinhado do ponto de vista criativo e cronológico, surgiu esse papo de saturação?

Essa é uma resposta que apenas os próprios fãs podem dar. Então, caro leitor, diga você nos comentários: você prefere o catálogo mutante de abril de 2019 ou abril de 2020?

Você gosta do conteúdo que produzimos aqui no site? Estamos com um projeto no Catarse para tornar o Jamesons financeiramente viável. Se você confia no nosso trabalho e acha que merecemos o seu voto de confiança, nos apoie clicando no banner abaixo.

Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook, nos segur no Twitter e também no Instagram!

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

4 dias ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

1 semana ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

2 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

3 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago