WAKANDA PARA TODOS! Pantera Negra abre seu país para todos os afrodescendentes 

Killmonger, no filme do Pantera Negra, entendia que Wakanda não fazia o suficiente pela comunidade preta do mundo todo. Que sendo a nação mais bem desenvolvida do mundo e estando no continente africano, deveria acolher e dar suporte aos seus irmãos. Isso foi no cinema, mas algo muito próximo disso pode estar acontecendo nos quadrinhos.

Alguns meses atrás a Marvel lançou uma nova HQ protagonizada por Sam Wilson, agora voltando a vestir o manto de Capitão América em simultâneo a Steve Rogers. A HQ é escrita por Tochi Onyebuchi (Pantera Negra), desenhada pelos brasileiros RB Silva (X-Men) e Zé Carlos (Quarteto Fantástico) e colorida por Jesus Aburtov (Quarteto Fantástico).

E a trama tem apresentado um contrabando de Vibranium de Wakanda que está circulando o mundo. Em paralelo, um movimento social de emigração começou a se desenvolver nos Estados Unidos, com os afro-americanos querendo se mudar para Wakanda.

Em inglês o movimento se chama “Wakanda Forever“, que significa “Wakanda Para Sempre“, mas o movimento adapta a expressão para que tenha a conotação de “Wakanda for ever“, que seria “Wakanda Para Todos“, em uma tradução livre.

O movimento esteve protestando nas ruas dos Estados Unidos, colhendo assinaturas de pessoas interessadas em mudar de país. Isso obviamente bate forte em Sam Wilson, os seus irmãos não aguentam mais lidar com o racismo em solo americano e estão querendo sair do país. Ele, enquanto Capitão América, gostaria de poder fazer algo a respeito.

Nas ruas, o líder do movimento dialoga com a multidão com frases como: “Se você nunca foi parado por um policial, abaixe sua mão“, “se você nunca teve um médico que não acreditou em você … se você nunca teve um médico desprezando seu sofrimento, abaixe sua mão” e “nunca perdeu alguém próximo para uma bala perdida? Abaixo sua mão“. E a multidão passou o discurso inteiro com as mãos erguidas.

Fazer desse país um lugar onde nós podemos viver e florescer é o meu trabalho. Esse movimento significa que não tenho feito o suficiente“, desabafou Sam Wilson, trazendo pra si uma culpa que pertence ao país inteiro enquanto instituição.

Vale destacar que o enredo dessa história tem inspirações no mundo real. Na década de 20, também lá nos Estados Unidos, o ativista negro Marcus Garvey criou o movimento Black Star, que tinha o objetivo de levar Afro-Americanos de volta para o continente africano.

Acontece que na terceira edição de Capitão América: Símbolo da Verdade, Sam Wilson e os políticos americanos são surpreendidos com a decisão de Wakanda de aceitar vistos para que Afro-Americanos possam ir morar em Wakanda.

O vilão da história

O problema é que Lance Hunter, irmão adotivo e mais velho de T’Challa, um homem branco que foi acolhido na infância por T’Chaka, se aproveitou da situação para criar uma crise na relação entre Wakanda e os Estados Unidos. É ele quem está contrabandeando Vibranium e passou a usar espiões para receber visto através do Wakanda Forever.

Sam Wilson até tentou alertar a Shuri e o governo Wakandano, mas eles negaram receber qualquer tipo de apoio ou intervenção americana para lidar com o vibranium, defendendo a sua própria soberania. O que Sam fez? Se infiltrou de forma civil no Wakanda Forever e tirou o seu visto.

Chegando lá, encontrou um mundo sem medo, com liberdade e onde não há racismo. Um paraíso. Mas ele não estava lá para curtir, tinha a sua missão de encontrar os contrabandistas de vibranium.

Obviamente essa interferência do Capitão América irritou o Pantera Negra e pode ter causado um incidente internacional. Ou T’Challa pode ficar agradecido pela boa vontade do Capitão em intervir em um contrabando de vibranium. Só vamos descobrir qual será a decisão de T’Challa quando a quinta edição da HQ foi publicada, na próxima quarta-feira, lá nos Estados Unidos.

Mas levando em conta o preview da edição, com o Capitão e o Pantera brigando, sinto que a possibilidade de um incidente internacional é a mais forte no momento.

Mas e então, caro leitor, o que você achou da novidade? Feliz de ver que Wakanda parece estar abrindo as portas para os Afro-Americanos? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post Marvel revela o novo uniforme do Demolidor nas HQs
Next post Confira todas as HQs que a Marvel publicará nos EUA em 28 de setembro de 2022
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D