Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

NÃO É MAIS O LOKI! Universo Marvel ganha um novo Deus da Mentira

Lá nos primórdios do Universo Marvel, quando o Thor foi criado, Odin o condenou a viver em Midgard sob a identidade de Donald Blake, sem saber que era o Deus do Trovão, para aprender humildade e se tornar digno novamente.

Ao longo dos anos, Thor passou a usar a persona de Donald Blake como sua identidade secreta. O médico com dificuldade de caminhar batia com a sua bengala de madeira no chão e TCHAM!, ele se tornava o Thor. Mas nos últimos anos essa identidade acabou ficando de lado e nunca mais foi mencionada … até agora.

Recentemente o autor Donny Cates preparou o retorno de Donald Blake na HQ do Thor, mais precisamente entre as edições #9 e #14. A revista botou um ponto final em todas as discussões que os fãs tiveram ao longo dos anos sobre quem ou o que é Donald Blake.

Antes de prosseguir, importante avisar que esse texto conta com spoilers de acontecimentos ainda inéditos no Brasil. Siga a leitura por sua conta em risco.

Donald foi criado por Odin para ensinar o Thor a ter humildade. Todas as suas memórias como um jovem médico que realiza trabalho humanitário pela África foram meras criações do Pai-de-Todos. E é aí que surgiu o primeiro mistério que o autor esclareceu.

Para onde Donald Blake era enviado quanto Thor assumia o controle? Enquanto Thor salvava o dia, Donald era enviado para “algum lugar”, um mundo de paz e tranquilidade, que se representava para Blake na forma de uma cidade calma e tranquila. O local foi criado pelo próprio Odin. E quando ele era invocado novamente para o mundo real, ele não tinha noção desse tempo que passou no outro mundo.

Mas recentemente, devido a Guerra dos Reinos e com Thor ocupando o posto de Pai-de-Todos no lugar de Odin, as magias estão enfraquecendo. A Serpente de Midgard conseguiu invadir o Reino no qual Blake vive e lhe contou toda a verdade: ele é apenas uma marionete de Odin.

Descobrindo que absolutamente toda a sua vida foi uma mentira, que vive em um reino de faz de conta, Blake aceitou um acordo com a Serpente, roubou seu poder, descobriu Força Odin dentro de si e ficou tão poderoso e vingativo que enlouqueceu. Sua missão? Ir para Asgard e Midgard e destruir tudo o que Odin já construiu.

Após quase conseguir cumprir sua missão e tornar a vida de todo mundo mais difícil, formou-se um verdadeiro exército para lhe deter: Dr. Estranho, Throg, Bill Raio Beta, Dentinho, Sif, Voltagg, centenas de guerreiros asgardianos, Valquíria, Loki, Odin e o próprio Thor.

Foi nesse momento de “reunião de família” que surgiu uma dinâmica no mínimo peculiar. Blake chamou Odin de pai, afinal foi ele quem o criou. Sendo assim, isso faz com que Loki e Thor sejam seus irmãos, certo?

E após muita luta, quando Donald Blake foi derrotado e Odin queria corrigir o erro de tê-lo criado, Loki e Thor interviram. Thor o reconhece como seu irmão e promete não matá-lo. Mas deixou nas mãos de Loki a decisão de como Donald poderia pagar por todo o mal que fez. Afinal, sim, ele causou muita desgraça, mas também foi uma consequências das coisas que o próprio Odin já havia feito com ele antes.

Loki aprisiona Donald em um calabouço e declara: “Você queria ser real. Ser um Deus. Então … você deve se tornar. Eu renunciou ao meu título, ele é seu agora. Parabéns, Donald … você agora senta no trono do Deus da Mentira.

Bom, essa história definitivamente é uma das mais importantes que o Thor já teve recentemente. Loki já está há algum tempo em uma jornada de redenção, sendo mais um anti-herói do que um vilão caricato. Será que teremos uma virada de chave definitiva agora? Ele se tornará Deus de o que? E Donald, honrará o legado do Deus da Mentira?

Thor #9-14 foi escrita por Donny Cates (Venom) e desenhada por Nic Klein (Deadpool).

Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Está gostando das histórias atuais do Thor? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D