Matérias Especiais

Gwenpool é uma das mutantes mais poderosas da Marvel e você não fazia ideia

Criada em 2015, a personagem Gwenpool é adorada e odiada por leitores dos quadrinhos. Muitos adoram seu design, humor e como ela tem a capacidade de quebrar a quarta parede – algo que a Mulher-Hulk e o Deadpool já faziam há anos, mas de forma diferente.

Marvel Comics

Outros leitores a criticam por “ser uma cópia” do Deadpool, outros não gostam de como ela é escrita como uma jovem da Geração Z que usa memes e linguagem de internet para se comunicar. Mas você conhece a origem da personagem?

Sabia, inclusive, que embora tenha surgido como uma humana comum, hoje ela é uma das mutantes mais poderosas da Marvel? Fica com a gente que hoje iremos falar sobre a Inacreditável Gwenpool.

De capa variante a heroína

A Gwenpool surgiu em uma capa variante de Deadpool’s Secret Secret Wars #2. A capa era parte de uma série de homenagens à personagem Gwen Stacy, com variantes em que personagem era representada como o herói do título. Existem outras versões dessas capas com a Gwen sendo o Homem de Ferro, Viúva Negra, Capitão América e até o Groot. Uma capa em específico, criada pelo artista Chris Baccalo, trazia a personagem como uma versão alternativa da Gwen em que ela era o Deadpool. Ou Gwenpool. A capa fez muito sucesso, inspirando cosplays e fanarts, e aí a Marvel decidiu capitalizar em cima disso e criar uma personagem nova.

A capa que originou Gwenpool, por Chris Bachalo | Marvel Comics

O editor Jordan D. White (atualmente editor da franquia mutante) pediu para o roteirista Christopher Hastings (Deadpool) criar uma história de origem para a Gwenpool. Algo importante é que por mais que ela fosse inspirada na Gwen Stacy, Jordan queria que ela fosse uma personagem original, separada da Gwen. E que também não fosse um spin-off do Deadpool. Assim, Gwenpool (cuja identidade é Gwendolyn Poole, e não Gwen Stacy) surgiu nas revistas de Howard, o Pato e se consolidou no universo da Marvel.

Origem e “poderes”

Na época, a origem da Gwen era que a personagem era uma humana comum que vivia em um universo onde não existiam super-heróis – um universo como o nosso. Nesse mundo, Gwen, assim como os leitores, era fã de quadrinhos e sabia tudo sobre a Marvel. Por isso, quando ela foi transportada para o Universo 616, Gwen já sabia quem eram os heróis e suas identidade secretas, além de ter noção de que estava em uma história em quadrinhos.

Gwen Poole originalmente era uma humana fã de quadrinhos | Marvel Comics

Dessa forma, a Gwenpool interage o tempo todo com o leitor em suas histórias, quebrando a quarta parede, ainda consegue interferir diretamente na narrativa, pulando de quadros, tirando elementos do nada e às vezes até “rasgando” páginas.

Mutante?

Em Krakoa, a Gwenpool agora era oficialmente uma mutante | Marvel Comics

Na minissérie Gwenpool Ataca Novamente, escrita por Leah Williams, vemos Gwen lutando contra o número limitado de páginas e tentando puxar várias participações especiais de personagens de sucesso na Marvel para impedir o cancelamento de sua revista. Isso porque a personagem, por mais que fizesse sucesso, dificilmente conseguia manter um título mensal por muito tempo. Com o receio de ser “esquecida” pelos fãs, a personagem chega a apelar para cenas dos Vingadores em roupas de banho e um torneio de batalha entre heróis.

Ao fim, em uma tentativa de manter Gwen relevante, a Marvel decidiu criar um “retcon” em sua origem. Na edição final da revista, a Miss Marvel conversa com Gwen, apontando que a jovem não era uma humana comum e que tinha, sim, poderes. Afinal, Gwen conseguia se teletransportar, criar objetos do ar e sabia de coisas que não teria como saber – basicamente, alterando a realidade ao seu redor.

Com isso, ficou estabelecido de que talvez Gwen fosse uma mutante que alterou a realidade para escapar do choque de ter seus poderes se manifestando. Dessa maneira, a origem em que ela era uma humana normal que “caiu” no Universo 616 era algo que ela teria criado com seus poderes e apagado da realidade junto com o fato de que era mutante.

Marvel Comics

O final da revista é ambíguo e não afirma com certeza de que a Gwen realmente era uma mutante ao invés de uma garota deslocada de realidade. Ainda assim, a personagem aceita esse “retcon” e termina a revista oficialmente migrando para Krakoa, onde agora vive como uma mutante poderosa, capaz de moldar a realidade ao seu redor.


E você, caro leitor? Sabia das origens e poderes da personagem? Gosta da personagem? Deixa sua opinião aí nos comentários! Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook e seguir nossas demais redes sociais!

John Matos

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

1 dia ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

6 dias ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

2 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

3 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago