Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Entenda qual pode ser o futuro da Poderosa Thor no MCU

Antes de prosseguir, é preciso deixar claro que esse texto conta com spoilers de Thor: Amor e Trovão, filme que está atualmente em cartaz nos cinemas do Brasil. Então siga a sua leitura apenas se já tiver assistido ao filme ou então se não se importar com relevantes spoilers da obra.

A Poderosa Thor é uma nova heroína que debutou no MCU nesse quarto filme do Thor, mas que na verdade é uma velha conhecida dos fãs: a Jane Foster. A namorada do Thor, lá dos seus primeiros dois filmes, sendo interpretada pela atriz Natalie Portman.

A personagem tanto nas HQs quanto no MCU tem uma jornada de superação após ser diagnosticada com câncer. O dilema da personagem, nas duas mídias, é dividir o seu tempo como Poderosa Thor com a persona em tratamento quimioterápico da Jane Foster.

Existem algumas diferenças entre as duas versões da heroína, mas tanto no cinema quanto nas HQs o importante é entender que enquanto ela é a Poderosa Thor ela fica saudável, mas quando volta a forma humana, seu câncer está cada vez mais agressivo. Até o ponto em que ela não pode mais se transformar, sob o risco de morrer assim que voltar ao normal.

E aqui está a única crítica negativa que tenho a fazer sobre o filme. Enquanto nas HQs a Jane Foster passa alguns anos como Poderosa Thor, participa de dezenas de missões e vê seu câncer avançar lentamente enquanto ela diariamente se sacrifica para salvar o dia, no MCU a Poderosa Thor tem apenas uma missão.

Sim, a batalha contra Gorr foi a primeira e a última da Poderosa Thor. Jane Foster ficou muito debilitada devido ao câncer que foi intensificado devido a magia do Mjlonir e acabou perecendo no fim da batalha.

Ora, se ela morreu, então por qual motivo o título desse texto é “entenda qual pode ser o futuro da Poderosa Thor no MCU“? Pois bem, a Poderosa Thor acredito que não tenha mais futuro mesmo. Mas a Jane Foster talvez ainda tenha um caminho para trilhar. Mas trazer essa informação no título seria spoiler.

Nos quadrinhos, a Poderosa Thor morre devido ao câncer após se exaurir em batalha. Ligeiramente semelhante ao MCU. Ela parte deitada nos braços de Odinson, exatamente como no filme. Ela chega até os portões de Vallhala, igualzinho a cena pós-crédito de Thor: Amor e Trovão. Mas ela não entra na morada eterna dos guerreiros.

Nos quadrinhos, ela é ressuscitada com a eletricidade do martelo e, mais adiante, na saga Guerra dos Reinos, após curar o seu câncer, acaba se tornando a primeira de uma nova geração de Valquírias.

Jane passa então a atuar como a Valquíria do Universo Marvel e até se junta aos Vingadores e se consolida como uma importante heroína. Eventualmente, quando em contato com o martelo, até volta a ser a Poderosa Thor, mas sua nova identidade e definitiva é a Valquíria.

E tudo isso pode vir acontecer ainda no MCU. Nós assistimos na cena pós-crédito que Heimdall recebe Jane em Valhalla, igual Odin faz nas HQs, mas nós não a vemos adentrando no reino. E mesmo se entrar, nada impede que retorne como uma Valquíria posteriormente se for do interesse do estúdio.

Durante o filme, em determinada cena, quando a Rei Valquíria está no barco/nave conversando com a Poderosa Thor, ela inclusive brinca/teoriza que a Jane poderá ser sua colega no futuro. Nos quadrinhos, é exatamente isso que acontece, como você pode ver na imagem abaixo:

Não temos como bater o martelo se a Jane retornará como Valquíria ou se a chegada em Valhalla foi o seu fim definitivo. Será que é do interesse de Natalie Portman assinar para interpretar uma heroína para mais vários filmes? Será que o arco da Poderosa Thor não foi encurtado justamente pelo desinteresse da atriz em se comprometer por mais uma década com a franquia?

Infelizmente não temos como saber. Mas o final certamente foi feito sob medida para deixar os fãs com a pulga atrás da orelha. O filme termina com a clássica mensagem “Thor retornará“. Mas qual Thor? Odinson ou a Poderosa? Ou ambos? Enfim.

Mas e então, caro leitor, gostaria de ver a Jane Foster retornando como a Valquíria no futuro do MCU? Ou acha que a morte seria um destino mais apropriado para a personagem nesse momento? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D