Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Entenda a polêmica do sexo oral dos super-heróis

Antes de começar esse texto, destacamos que ele contém conteúdo não indicado para menores de idade. Siga a leitura apenas se você tiver 18 anos ou mais. Ou então, convide algum adulto responsável por você para fazer a leitura contigo, para poder explicar contextos e tirar suas dúvidas.

Pois bem, surgiu uma polêmica um tanto quanto inusitada na comunidade nerd na última semana. E tudo começou com a animação +18 da Arlequina. A produção, por ser livre de censura, conta com muita violência explícita e sangue, mas parece que os executivos encontraram um limite do que pode ser abordado no programa: sexo oral.

Tudo começou quando Justin Halpern e Patrick Schumacker, co-criadores e Produtores Executivos da animação da Arlequina, deram uma entrevista para a Variety, falando sobre produções atuais de heróis que subvertem o gênero. Então eles apontaram que a série animada, por contar basicamente apenas com vilões, dava mais liberdade criativa.

É incrivelmente gratificante e gratuito usar personagens que são considerados vilões porque você tem muito mais margem de manobra”, falou Halpern. “Um exemplo perfeito disso está nesta terceira temporada de Arlequina [quando] tivemos um momento em que Batman estava fazendo sexo oral na Mulher-Gato. E a DC estava tipo, ‘Você não pode fazer isso. Você absolutamente não pode fazer isso. ‘ Eles ficaram tipo, ‘Heróis não fazem isso.’ Então, dissemos: ‘Você está dizendo que os heróis são apenas amantes egoístas?’ Eles disseram, ‘Não, é que vendemos brinquedos de consumo para heróis. É difícil vender um brinquedo se o Batman também faz sexo oral”.

Mas o que viralizou de verdade nas rede sociais foi a afirmação dos Produtores Executivos de que para a DC os “heróis não fazem isso (sexo oral)“. Automaticamente surgiu uma uma hastag no Twitter: #BatmanGoesDown (#BatmanFazSexoOral em uma tradução livre). E o assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais.

Destacamos alguns dos mais importantes e divertidos:

Kevin Smith, roteirista que escreveu uma cena envolvendo sexo oral entre Oliver Queen e a Canário Negro, na HQ do Arqueiro Verde no início dos anos 2000, se manifestou:

“Também houve um pequeno burburinho quando fizemos as cenas de sexo oral do Arqueiro Verde/Canário Negro na minha corrida com @philhester e @andeparks 20 anos atrás. Mas meu ponto para o editorial da DC Comics foi: “Oliver Queen sabe como fazer as mulheres tremerem. Especialmente quando ele atinge o alvo.

Clark Gregg, ator que interpretou o Agente Coulson no MCU, também repercutiu a notícia:

Os heróis são especialistas nisso.

Obviamente uma infinidade de memes surgiram:

Mas o comentário que seguramente mais repercutiu sobre o assunto foi de Zack Snyder, ex-Diretor dos filmes da DC, que divulgou uma ilustração do Batman fazendo sexo oral na Mulher Gato e ainda afirmou que isso era “canônico“.

Mas e a Marvel?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando por qual motivo nós, um site que fala exclusivamente sobre Marvel, está abordando um assunto que fala sobre o Batman, correto? Pois bem, as coisas respingaram bem de leve na Marvel e como acho a pauta pertinente, resolvemos trazer aqui.

Ivan Cockrum, filho do lendário quadrinhista Dave Cockrum, resolveu mergulhar de cabeça nessa polêmica. Mas antes, caso você não conheça o Dave, ele foi um dos mais importantes criadores da Marvel na década de 70. Ele é o co-criador de personagens como: Noturno, Tempestade, Colossus, Força Fênix, Moira, Magia, Piratas Siderais e muitos outros da franquia mutante.

Ivan divulgou duas antigas artes não oficiais do seu pai, sketches como se fala no popular, onde podemos ver primeiro o Noturno espiando a Tempestade se masturbar nua e na outra o Noturno praticando sexo oral nela.

Confira as artes e o que Ivan tem a dizer sobre o assunto:

Nunca imaginei que houvesse um momento certo para compartilhar isso, mas se houve, é este. Estes são do último caderno de esboços do meu pai, Dave Cockrum, criador de Noturno e Tempestade. Se alguém estava se perguntando – Noturno faz sexo oral? .#BatmanFazSexoOral

Classificação Indicativa

Antes de finalizar o texto, acho importante destacar que entre a década de 50 até o início dos anos 2000 as revistas americanas operavam com uma autocensura do chamado Código de Ética dos Quadrinhos. Um selo era estampado na capa e as editoras se prontificavam a não publicar nada que tivesse nudez, violência explícita e coisas do tipo.

Ali por 2001, por exemplo, editoras como a Marvel abandonaram de vez essa autocensura. Atualmente os quadrinhos da editora vem com a seguinte classificação indicativa.

All Ages – Material aconselhável para todas as idade.
– Material recomendado para a maioria dos públicos, mas talvez os pais devam conferir a HQ antes de dar para os filhos.
T+ – Material destinado para jovens de 13 anos ou mais.
Parental Advisory – Material destinado para jovens de 15 anos ou mais. Se diferencia do T+ por abordar assuntos mais maduros.
Explicit Content – Material destinado para maiores de 18 anos, podendo conter nudez e/ou violência explícita.

No Brasil apenas as publicações que apresentam violência explícita ou pornografia trazem um aviso de classificação indicativa para maiores de 16 ou 18 anos, conforme rege o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 

Lembrando que atualmente a maior parte das publicações de HQs de heróis recebem a classificação de “T+”, podendo até mesmo conter alguma cena de sexo, mas nada explícito, apenas sugerido muito de leve.

Mas e então, caro leitor, o que achou disso tudo? Sexo oral ainda deve ser um tabu tão grande nas histórias em quadrinhos? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D