Na última quarta-feira foi lançada nos EUA a revista “Os Estados Unidos do Capitão América #3“, HQ que nos apresentou Joe Gomez, o primeiro Capitão América nativo-americano. Ele e um cidadão comum, com grande senso de justiça, que vive na Reserva Kickapoo, no estado do Kansas.
Ele é um operário de obras, um importante faz tudo. Ele pinta, passa reboco, opera máquinas, tá em todas. Nas horas vagas ele também faz a manutenção de geladeiras, pipas e demais coisas para a sua comunidade. Tudo de graça.
Porém a criação do personagem esteve cercada de polêmicas devido a ele ser um um indígena vestindo a bandeira dos colonizadores que exterminaram várias das suas tribos no passado. Na internet muita gente criticou a iniciativa, apontando no mínimo algo de péssimo tom (clique aqui para mais detalhes).
A revista saiu essa semana lá fora e vamos te mostrar o que aconteceu, aí você decide se a polêmica é válida ou se a história se justifica. Combinado? Vamos lá.
Certa vez, enquanto Joe trabalhava comandando um guindaste em uma construção de um prédio, o vilão Aríete, da Gangue da Demolição, apareceu no canteiro de obras e ameaçou matar seus colegas. Joe prontamente usou o guindaste para atacar o vilão.
Ele chegou a ficar pendurado na ponta do guindaste, derrubou o vilão e só não morreu pois foi salvo no último instante pelo Capitão América. E foi nesse momento que ele se inspirou em se ser o Capitão América da sua comunidade.
Ele se cansou de promessas vazias de políticos e autoridades que não entendem o drama de quem realmente precisa de ajuda e suporte. Ele respeita o Capitão América, um homem diferente e que honra as responsabilidades que assume sem nenhuma obrigação. Joe chega a falar para o Steve: “Você não precisa ser o meu herói … mas você pode me inspirar a ser um.”
Confira o discurso dele explicando o motivo de assumir o manto de Capitão América:
“Sinceramente? Eu não sei. A cicatriz que carrego é tão profunda que tem raízes em meus ancestrais. Tanto sofrimento em nome do vermelho, do branco e do azul. Quando eu participo de danças tribais, estou conectado a todos no círculo. Kickapoo, Blackfeet, Apache … nós somos o povo da terra chamada América.
Droga, nós já estávamos aqui muito América e vamos sobreviver a isso também. Portanto, se o manto de Capitão América realmente representa as pessoas … estou reivindicando-o para pessoas como eu.“
Na história dessa HQ, o vilão Corisco, vestindo o uniforme do Capitão América, roubou o escudo de Steve Rogers e está, junto da filha do Caveira Vermelha, promovendo ataques em áreas chaves do país. Justo nas regiões onde existem pequenos Capitães América locais que protegem as suas comunidades. Como o caso do primeiro Capitão América gay.
Durante um ataque da vilã Pecado, ela atirou nos Capitães América e acertou Joe Gomez, já que seu escudo não era resistente. Ele estava sendo atendido em uma ambulância quando se levantou e tentou deter o vilão que queria matar um candidato a Governador de origem Apache que discursava. No fim não adiantou de nada, Corisco fugiu com o escudo, mas Joe mostrou seu valor.
Ele agora vai se recuperar no hospital e depois seguirá ajudando a sua comunidade. Enquanto Steve Rogers e Sam Wilson, agora com o reforço de Bucky, seguirá procurando pelo escudo do Capitão América e tentando entender as motivações de Corisco e Pecado.
A origem de Joe Gomez foi escrita pela pela geocientista da Tribo Lipan Apache, Darcie Little Badger e pelo desenhista David Cutler, da Primeira Nação Nativo-Americana de Qalipu Mi’kmaq.
Apesar de tudo, Joe e os demais Capitães América locais não devem mais aparecer nas HQs após o fim dessa minissérie. Talvez de maneira pontual no futuro. São personagens apenas para fazer pontas e mostrar como Steve Rogers e os demais Capitães inspiram as pessoas.
Mas e então, caro leitor, o que achou da HQ? Ainda acha desrespeitoso Joe Gomez ser um Capitão América? Ou fez sentido dentro da HQ? Deixe a sua opinião nos comentários.
Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…
Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…
O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…
X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…
X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…