Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Conheça 7 heróis da Marvel que são Muçulmanos

Religião não é um dos aspectos mais bem desenvolvidos nas histórias em quadrinhos de super-heróis, mas um ou outro personagem conta com essa característica mais aprofundada. Confira agora a nossa lista com 7 heróis muçulmanos da Marvel.

Para quem não está ciente, muçulmanos são as pessoas que seguem a religião do Islã, regida a partir dos ensinamentos do Profeta Maomé. Ao contrário de Jesus no Cristianismo, Maomé não é encarado como uma divindade, mas sim um ser humano perfeito.

Mas sem mais delongas, vamos para a lista:

1 – Miss Marvel

Possivelmente a heroína mais óbvia da lista. Kamala Khan é talvez a heroína muçulmana mais popular do mundo. Ela é uma adolescente, inumana e polimorfa (consegue crescer, diminuir, mudar de forma e esticar).

Ela vive em Nova Jersey com sua família. Seus pais são naturais de Carachi, a cidade mais populosa do Paquistão, mas ela nasceu nos Estados Unidos. Boa parte da sua revista gira em torno do relacionamento de Kamala com os seus pais, que tentam lhe passar ensinamentos e cultura que compõe a sua ancestralidade.

Kamala aparece nas histórias usando expressões típicas do Paquistão, frequenta a mesquita e inclusive o seu uniforme como Miss Marvel é um burquíni (uma mistura de biquíni com burca), usado por mulheres seguidoras do islã como traje de banho.

2 – Monet

Monet Yvette Clarisse Maria Therese St. Croix é uma mutante mais conhecida como Monet, Suplício ou apenas M e os seus poderes são: voo, super-força, invulnerabilidade, telepatia, fator de cura e ela consegue assumir a forma de Suplício, quando fica com o corpo numa tonalidade vermelha, cabelos espinhosos e seus dedos viram grandes garras.

Ela é natural de Saravejo, capital da Bósnia e Herzegovina. Sua mãe era uma descendente da realeza Argelina e passou os ensinamentos do Islã para os seus filhos. Apesar disso, Monet foi a única entre os 4 irmãos que optou por ser muçulmana.

No entanto, essa questão da relação da Monet com a religião nunca foi um assunto devidamente explorado nas HQs.

3 – Adaga Vermelha

Kareem é um herói paquistanês natural de Carachi. Sua família é próxima da família de Kamala e eles se conheceram quando ela viajou para o Paquistão. Ele atua como herói na sua vizinhança.

Ele não possui poderes, mas conta com uma ótima mira, é especialista atirando adagas e brinca que aprendeu tudo o que sabe no Youtube.

Seu uniforme utiliza vestimentas típicas da sua cultura e ele passou um período nos Estados Unidos, onde criou um vínculo maior com a Miss Marvel e até tiveram um romance.

4 – Pó

Sooraya Qadir é uma das jovens mutantes mais queridas pelos fãs dos X-Men. Ela por muitos anos recebeu muito destaque nos Novos X-Men, como uma das estudantes do Instituto Xavier.

Ela é natural do Afeganistão e ainda criança foi sequestrada e vendida como escrava. Ela foi resgatada pelo Wolverine e posteriormente acabou sendo matriculada no Instituto.

Sooraya possui a habilidade mutante de transformar o seu corpo em areia. Ela tem orgulho de ser muçulmana e já entrou em atritos por causa disso. A mutante Faísca chegou a brigar com ela ao argumentar que o niqab usada pela Pó é uma “afronta aos direitos das mulheres“.

Nas histórias, a Pó já apareceu orando para Alá. Ela já participou dos Jovens X-Men e por um curto período se juntou aos Campeões, ao lado da Miss Marvel.

5 – Excalibur

Durante a saga Invasão Secreta, uma nova heroína debutou no Reino Unido. Trata-se de Faiza Hussain, uma médica muçulmana e natural do Condado de Essex. Ela tem o poder de desconstruir pessoas psiônicamente, uma habilidade muito útil em cirurgias.

Ela também surpreendentemente conseguiu erguer a lendária espada Excalibur e assim se tornou uma das heroínas do Reino Unido. As suas origens nunca foram muito exploradas nas HQs, mas ela sempre apareceu usando uma burca branca nas suas aventuras.

6 – Josiah X

Josiah é, de certa forma, descendente de Isaiah Bradley, o primeiro Capitão América negro. Nós já temos aqui no site um texto dedicado a explicar toda a sua triste história. Porém, a história da sua linhagem vai mais longe.

Bradley ficou 17 anos preso e antes que o soro do super-soldado no seu corpo se deteriorasse, o governo norte-americano fez experimentos para tentar duplicá-lo. Foram 38 tentativas de criar uma criança que fosse receptiva ao soro.

O bebê experimento que deu certo tinha o mesmo tipo sanguíneo de Faith Bradley (esposa de Isaiah) e parte do DNA do soldado. A mulhr que serviu de barriga de aluguel da criança conseguiu fugir com o bebê quando descobriu as intenções do governo, buscou ajuda da própria Faith e Josiah acabou indo para um orfanato.

Apesar do orfanato ser católico, ele se sentia abandonado por Deus. Quando seus poderes se manifestaram na adolescência, acidentalmente feriu freiras. Fugiu do local, mentiu a idade e se alistou para lutar na Guerra do Vietnã.

Após alguns casos de desobediência, acabou sendo preso, o governo descobriu que ele era a criança perdida, Josiah descobriu quem eram os seus pais biológicos e até tentou manter contado com Isaiah e Faith, mas ele ainda era um fugitivo.

Nessa fase ele passou a atuar como mercenário, se converteu ao Islã e participou do hajj, a peregrinação para Meca que faz parte da cultura muçulmana. Ele também se envolveu com o Partido dos Panteras Negras, até que se tornou Ministro muçulmano em uma Mesquita no Brooklyn.

Eventualmente ele se junta com alguns heróis negros para ajudar seus irmãos e quando pode, visita e tenta manter laços com a família de Isaiah. Ele usa uma espécie de uniforme do Capitão América customizado em homenagem ao seu pai biológico.

7 – Amuleto

Fadi Fadlalah é o herói mais recente dessa lista. Ele foi criado na HQ da Miss Marvel agora em 2020. Ele é um jovem americano, mas com ascendência árabe.

Há cerca de 1.500 anos um feiticeiro aprisionou demônios em mil artefatos em Bagdá, que foram espalhados pelo mundo. Os antepassados de Fadi por gerações se responsabilizaram por achar esses artefatos para selá-los. E agora chegou a vez do garoto assumir o legado da família.

O Amuleto possui a habilidade/armadura mágica de conjurar escudos de Nazar que protegem ele e seus aliados. Também pode ser usado ofensivamente para dar socos quando necessário. Infelizmente o herói é novo, apareceu pouco e não teve a oportunidade de ser melhor desenvolvido.

Mas e então, caro leitor, o que achou dessa lista? Conhecia todos esses heróis muçulmanos? Lembra de mais algum? Deixe a sua sugestão nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D