Artistas brasileiros falam sobre a representação do Brasil nas HQs dos X-Men

Ocorreu no final da tarde dessa sexta-feira, na CCXP Words, que começou hoje e vai até domingo em uma edição totalmente online, o painel sobre a “Nova fase dos X-Men“, do canal Geeq, com a participação dos artistas brasileiros que estão trabalhando nas HQs atuais.

Participaram do painel os desenhistas RB Silva (Potências de X), Lukas Werneck (Carrascos) e Wilton Santos (Excalibur). Nós do Jamesons questionamos os desenhistas, através dos comentários da live, se a representação extremista do Brasil nas HQs foi uma sugestão dos próprios desenhistas ou uma iniciativa dos escritores americanos.

Caso você não saiba, o Brasil tem sido representado nas HQs dos X-Men como uma nação altamente militar e preconceituosa. Mutantes estão sendo caçados no Brasil, inclusive crianças. E a nação se recusou a receber medicamos capazes de curar doenças como câncer e Mal de Alzheimer em troca de reconhecer oficialmente Krakoa como uma nação mutante.

Militar brasileiro perseguindo crianças mutantes. Arte de Lukas Werneck.

Outros países também possuem representações parecidas nas revistas. O Brasil não é o único país inimigo declarado dos mutantes. Estão inclusos nessa lista Irã, Coreia do Norte, Rússia, Latvéria, Venezuela e claro, o Brasil, por exemplo.

Confira o que os próprios desenhistas brasileiros falaram sobre isso:

RB Silva: “No meu caso, trabalhando em Potências de X, o Hickman [o roteirista idealizador de toda essa fase] já trouxe esse roteiro pronto. Ele não pediu nenhuma sugestão a respeito do cenário atual. E pra mim, embora trabalhando no projeto, mas como leitor também, lendo e curtindo aquele roteiro, foi uma surpresa. Foi uma surpresa muita agradável, pois ele trouxe o real, ele trouxe o que está acontecendo. Ele espalhou todas as responsabilidades, todos os compromissos, todos os continentes, sabe, os seus líderes, e colocou da forma que está sendo retratado no mundo. Então cara, muito bom, perfeito.

Lukas Werneck:Eu achei bem coerente como ele tem retratado como os países tem lidado com todas as questões que o quadrinho ta abordando.”

Lukas, no entanto, também apontou que apesar dos roteiristas estarem cientes da situação política geral do Brasil, outras informações básicas sobre o nosso país ainda são desconhecidas por alguns:

Eu lembro que a primeira página de Carrascos [que eu fiz] o roteiro trazia assim: ‘Brasil – mutantes brasileiros’ e eu já disse ‘Opa’. E aí, o único toque que eu dei era que o primeiro mutante brasileiro iria falar e ele falava ‘Ola que tal?’. Eu lembro que eu só falei assim ‘então, a gente fala português.

A página mencionada por Lukas Werneck na live.

Confira abaixo a live completa com os desenhistas. A respostas inclusas nesse texto estão a partir de 16min10segundos.

Mas e então, caros leitores, o que vocês tem achado da representação brasileira nas HQs dos X-Men? O que achou dos próprios americanos estarem percebendo o Brasil atual como um país intolerante e militar? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post Possível elenco da série do Gavião Arqueiro é divulgado com vários personagens das HQs
Next post 11 anúncios da Marvel/Panini para 2021 feitos na CCXP Worlds
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D