BOICOTE? É COISA DO PASSADO! A moda agora é X-Men pela…

Vivemos uma era de ouro para os fãs dos X-Men nos quadrinhos. E nesse texto vamos te apresentar a nossa teoria que o protagonismo mutante só tende a aumentar nos próximos anos.

Poucos anos atrás os X-Men passaram pelo famigerado “boicote”. Quando a Marvel, sem os direitos cinematográficos dos X-Men, precisou investir no MCU e na TV em personagens menos populares como Guardiões da Galáxia, Inumanos, Homem-Formiga, Doutor Estranho, Capitã Marvel e Pantera Negra.

O resultado foi que enquanto esses personagens receberam mais holofotes do que nunca, os mutantes acabaram sendo jogados para escanteio. Ainda estavam lá, mas sem tanto protagonismo quanto em outras épocas. Era a Marvel investindo para fortalecer aquelas marcas que estavam em ascensão em outras mídias.

Acontece que a Marvel agora detém novamente os direitos cinematográficos dos X-Men e o jogo já está virando. Em 2019, quando a editora contratou Jonathan Hickman para revitalizar a linha mutante nas HQs, foi o primeiro passo.

Os Homo Superior ganharam uma nação, Krakoa, e todo o seu status foi remodelado. Mais adiante ainda, os mutantes também ganharam seu próprio planeta e foram galgando relevância galáctica. Mas quem foi que disse que o espaço é o limite?

Recentemente a série da Miss Marvel indicou que a Kamala Khan do MCU será mutante. Executivos da Marvel Studios já confirmaram também que o Namor, que estreará em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, também será mutante.

Além disso, para 2023, a Marvel Studios planeja uma continuação para a série animada dos X-Men dos anos 90. Já para 2024, está agendado o terceiro filme do Deadpool, que contará com o retorno de Hugh Jackman e será a sua estreia no MCU.

Ou seja, definitivamente os mutantes estão chegando aos poucos no Universo Cinematográfico da Marvel. E tal qual rolou com Inumanos e cia no passado, chegou a vez a Casa das Ideias investir em peso nos Homo Superior.

E a nossa teoria é que veremos cada vez mais os mutantes integrados com o restante do Universo Marvel nos quadrinhos. Se antigamente (antes mesmo do famigerado boicote), os mutantes ficavam um pouco mais isolados, em suas próprias sagas, devemos agora ver o espectro oposto.

E algumas dessas aproximações nós já podemos ver agora. Vamos dar alguns exemplos:

1 – X-Men & Sagas

Até pouco tempo atrás os X-Men não participavam das grandes sagas da Marvel. Em muitos casos eles não ganhavam nem mesmo um tie-in caça níquel, tendo em vista que já estavam focados nas suas próprias sagas.

Desde que Krakoa foi criada, os mutantes participaram de todas as grandes sagas da editora: Impéryo, Rei das Trevas, Reinado do Demônio e Dia do Julgamento. Além de participar de outras histórias como A Última Aniquilação e A Morte do Dr. Estranho.

2 – X-Men & Homem-Aranha

Está para começar nos próximos meses, lá nos Estados Unidos, a saga Dark Web (Teia Sombria em tradução livre) e mais uma vez teremos os mutantes envolvidos. E dessa vez em papel de muito destaque.

A trama vai girar em torno da Madelyne Pryor (clone da Jean Grey) juntando forças com Ben Reilly (clone do Peter Parker). E para deter essa ameaça os X-Men vão ter de unir forças com o Homem-Aranha.

3 – X-Men & Eternos e Deviantes

Acabou semana passada nos Estados Unidos a saga VXE: Dia do Julgamento, que foi quando os Eternos entraram em guerra com os mutantes. E apesar do conflito inicial, a história terminou com as duas espécies como aliadas.

Existe um claro gancho narrativo que torna os mutantes aliados não apenas dos Eternos, mas também dos Deviantes. E isso deverá ser explorado no futuro próximo.

4 – X-Men & Homem de Ferro

Nas próximas semanas está para ser lançada nos Estados Unidos a nova HQ do Homem de Ferro e ela será escrita por Gerry Duggan, roteirista que também é responsável pelo título dos X-Men. Só por isso já dava para os fãs juntarem as peças.

Mas desde que a Marvel publicou a minissérie “A História do Universo Marvel“, lá em 2018, os fãs esperam o dia em que veremos o casamento de Tony Stark com a Emma Frost, uma das principais líderes mutantes. Isso pois nessa minissérie foram apresentados, no final da história, algumas possibilidades para o futuro do Universo Marvel e uma delas envolvia esse casamento.

Além disso, no trailer divulgado nessa semana da nova HQ do Ferroso, podemos ver que Feilong, vilão dos X-Men criado por Duggan, agora estará rivalizando com Tony Stark. A revista promete impactar tanto os Vingadores quanto os X-Men.

5 – X-Men & Capitão América

Falando em Emma Frost, a heroína estará participando da HQ do Capitão América protagonizada por Steve Rogers. A mutante estará auxiliando o vingador a solucionar o mistério envolvendo a origem do seu escudo.

Mais a respeito da participação da Rainha Branca nessa HQ do Capitão ainda é um mistério. Mas a sua presença já reforça essa popularização dos mutantes por todo o Universo Marvel.

6 – X-Men & Vingadores

Aqui é muito mais uma teoria/especulação do que um fato concreto. Nessa semana mesmo divulgamos aqui no site a possibilidade de surgir uma nova equipe de heróis que misture os Vingadores com os X-Men.

O Free Comic Book Day dos Vingadores/X-Men que será publicado em maio de 2023 deverá confirmar, ou não, essa teoria. Mas, caso oficialize, será um indício gigantesco dessa integração ampla dos mutantes com todo o Universo Marvel.

7 – X-Men & Mulher-Hulk

Nem mesmo a Mulher-Hulk escapou de ficar mais próxima aos mutantes nos quadrinhos. Recentemente, em sua mensal, a Jennifer Walters foi contratada pelo Noturno, um dos líderes mutantes, para ser a representante legal dos mutantes em todas as suas ações jurdícas.

Com a ascensão de Krakoa e com todos os mutantes ganhando cidadania Krakoana, muitas pendências jurídicas surgiram e ela foi contratada para lidar com esses casos.

8 – X-Men & Capitã Marvel

Desde que a autora Kelly Thompson assumiu a revista da Capitã Marvel em 2018, volta e meia os mutantes fazem uma participação especial lá ou cá. E o atual arco da revista deixa isso mais do que claro.

Temos a Carol Danvers formando um esquadrão com mutantes como a Wolverine, Psylocke, Gambit, Polaris e Vampira para deter a Ninhada, perigosa raça de alienígenas.

E essa foi a nossa listinha para reforçar o nosso argumento de que a Marvel já vem colocando os mutantes como centro do seu universo nas HQs e que isso só tende a aumentar nos próximos anos.

Quando a Marvel coloca algum personagem ou enredo como centro do Universo Marvel, é natural que os personagens, durante esse período, pipoquem em várias outras HQs. Lá em 2007, quando a Marvel estava querendo emplacar o Homem de Ferro, nos primórdios do MCU, o Tony Stark aparecia em quase todas as HQs como o Diretor da SHIELD.

Na época do filme Wolverine: Origem, a Marvel também promoveu uma overdose de títulos protagonizados pelo Logan e Deadpool. E aos poucos parece que o fenômeno vem se repetindo com os X-Men. E estamos só no começo. Espere muito X-Men em todas as mídias nos próximos anos.

E tudo isso já está acontecendo nas HQs sem mesmo termos a palavra X-Men sendo mencionada no MCU. Temos apenas mutantes sendo sugeridos lá ou cá. Esperem para ver o que será da Marvel quando os X-Men efetivamente dominarem os filmes e séries.

Mas e então, caro leitor, você já tinha reparado que a Marvel está valorizando demais os X-Men atualmente? Quais HQs você mais tem curtido? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post OFICIAL! HQs dos X-Men, Vingadores e Homem-Aranha ficarão mais caras no Brasil
Next post Panini atende ao pedido dos leitores e anuncia encadernados dos X-Men e Omnibus do Thor
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D