NÃO É MAIS O LOKI! Universo Marvel ganha um novo Deus da Mentira
Lá nos primórdios do Universo Marvel, quando o Thor foi criado, Odin o condenou a viver em Midgard sob a identidade de Donald Blake, sem saber que era o Deus do Trovão, para aprender humildade e se tornar digno novamente.
Ao longo dos anos, Thor passou a usar a persona de Donald Blake como sua identidade secreta. O médico com dificuldade de caminhar batia com a sua bengala de madeira no chão e TCHAM!, ele se tornava o Thor. Mas nos últimos anos essa identidade acabou ficando de lado e nunca mais foi mencionada … até agora.
Recentemente o autor Donny Cates preparou o retorno de Donald Blake na HQ do Thor, mais precisamente entre as edições #9 e #14. A revista botou um ponto final em todas as discussões que os fãs tiveram ao longo dos anos sobre quem ou o que é Donald Blake.
Antes de prosseguir, importante avisar que esse texto conta com spoilers de acontecimentos ainda inéditos no Brasil. Siga a leitura por sua conta em risco.
Donald foi criado por Odin para ensinar o Thor a ter humildade. Todas as suas memórias como um jovem médico que realiza trabalho humanitário pela África foram meras criações do Pai-de-Todos. E é aí que surgiu o primeiro mistério que o autor esclareceu.
Para onde Donald Blake era enviado quanto Thor assumia o controle? Enquanto Thor salvava o dia, Donald era enviado para “algum lugar”, um mundo de paz e tranquilidade, que se representava para Blake na forma de uma cidade calma e tranquila. O local foi criado pelo próprio Odin. E quando ele era invocado novamente para o mundo real, ele não tinha noção desse tempo que passou no outro mundo.
Mas recentemente, devido a Guerra dos Reinos e com Thor ocupando o posto de Pai-de-Todos no lugar de Odin, as magias estão enfraquecendo. A Serpente de Midgard conseguiu invadir o Reino no qual Blake vive e lhe contou toda a verdade: ele é apenas uma marionete de Odin.
Descobrindo que absolutamente toda a sua vida foi uma mentira, que vive em um reino de faz de conta, Blake aceitou um acordo com a Serpente, roubou seu poder, descobriu Força Odin dentro de si e ficou tão poderoso e vingativo que enlouqueceu. Sua missão? Ir para Asgard e Midgard e destruir tudo o que Odin já construiu.
Após quase conseguir cumprir sua missão e tornar a vida de todo mundo mais difícil, formou-se um verdadeiro exército para lhe deter: Dr. Estranho, Throg, Bill Raio Beta, Dentinho, Sif, Voltagg, centenas de guerreiros asgardianos, Valquíria, Loki, Odin e o próprio Thor.
Foi nesse momento de “reunião de família” que surgiu uma dinâmica no mínimo peculiar. Blake chamou Odin de pai, afinal foi ele quem o criou. Sendo assim, isso faz com que Loki e Thor sejam seus irmãos, certo?
E após muita luta, quando Donald Blake foi derrotado e Odin queria corrigir o erro de tê-lo criado, Loki e Thor interviram. Thor o reconhece como seu irmão e promete não matá-lo. Mas deixou nas mãos de Loki a decisão de como Donald poderia pagar por todo o mal que fez. Afinal, sim, ele causou muita desgraça, mas também foi uma consequências das coisas que o próprio Odin já havia feito com ele antes.
Loki aprisiona Donald em um calabouço e declara: “Você queria ser real. Ser um Deus. Então … você deve se tornar. Eu renunciou ao meu título, ele é seu agora. Parabéns, Donald … você agora senta no trono do Deus da Mentira.“
Bom, essa história definitivamente é uma das mais importantes que o Thor já teve recentemente. Loki já está há algum tempo em uma jornada de redenção, sendo mais um anti-herói do que um vilão caricato. Será que teremos uma virada de chave definitiva agora? Ele se tornará Deus de o que? E Donald, honrará o legado do Deus da Mentira?
Thor #9-14 foi escrita por Donny Cates (Venom) e desenhada por Nic Klein (Deadpool).
Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Está gostando das histórias atuais do Thor? Deixe a sua opinião nos comentários.