16 provas de que Brian Michael Bendis é o Stan Lee moderno da Marvel
Stan Lee foi e continuará sendo para sempre o grande nome da Marvel. É um dos principais criadores da editora, no seu currículo constam a criação de heróis como Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Quarteto Fantástico e tantos outros.
Mas claro, Stan Lee não foi o único. Muitos outros criadores também foram muito importantes para a Marvel, como Steve Ditko, Joe Simon, Don Heck e claro, aquele que figura ao lado de Lee como um dos pilares da editora: Jack Kirby.
Mas esses nomes são de grandes lendas da editora, uma galera que criou ícones lá nas décadas de 60 e 70. Mas hoje, no século 21, quem seria o criador que mais se aproximaria a eles em termos de relevância? Eu tenho um palpite: Brian Michael Bendis.
E não falo isso levando em consideração a quantidade de gibis que o autor produziu na Marvel, tão pouco a sua qualidade, mas pela quantidade de personagens e enredos que se destacaram e ganharam os holofotes. O autor ficou na Marvel do início dos anos 2000 até 2018 e o seu legado é inestimável.
Nesse texto vamos provar que Brian Michael Bendis é o Stan Lee moderno.
1 – Maria Hill
Por décadas Nick Fury dirigiu a SHIELD, mas em 2005, em Novos Vingadores #4, o autor introduziu uma nova Agente para lidar com os super-heróis. Maria Hill surgiu como uma mulher arrogante e que peitava sem medo os super-heróis, e com o passar dos anos foi crescendo.
De muitas maneiras ela se tornou uma pupila de Fury e passou a alçar voos sozinha, se consolidando como uma importante jogadora do Universo Marvel. Liderou por anos a SHIELD após a “aposentadoria” de Nick. Não é a atoa que a personagem está participando ativamente do MCU desde o primeiro filme dos Vingadores, em 2012.
2 – Torre Stark
Por décadas o QG dos Vingadores foi a Mansão dos Vingadores, mas foi Brian Bendis quem mudou isso. Logo que chegou na HQ dos Heróis Mais Poderosos da Terra ele orquestrou a Queda dos Vingadores e a Mansão foi completamente destruída.
Logo na sequência surgiu o Homem de Ferro, com a Torre Stark (que no caso era a Torre dos Vingadores), para acolher os heróis. Esse foi outro enredo criado pelo autor que foi prontamente adaptado em 2012 no MCU.
Claro, o edifício possui claras diferenças visuais. Nos quadrinhos o prédio também servia de base para o Sentinela. Mas a questão aqui é a essência da ideia. Os Vingadores morando num prédio no centro de NY bancado pelo Tony Stark.
3 – Guerreiros Secretos
Quando Nick Fury saiu da SHIELD, ele formou os Guerreiros Secretos, uma equipe de agentes com super-poderes. O time operava apenas em missões secretas e especiais, era uma alternativa caso a Hidra, Skrulls ou qualquer outra coisa se infiltrasse na comunidade heroica.
A equipe foi adaptada na série de TV dos Agentes da SHIELD, com boa parte dos personagens das HQs ganhando versões em live action.
4 – O sumiço de Nick Fury
Nos quadrinhos o Nick Fury por um tempo simplesmente abandonou a SHIELD e desapareceu. Ele ficou anos longe e ninguém fazia ideia do que ele estava fazendo e o motivo. Com o tempo descobrimos que ele antecipou a invasão secreta dos Skrulls e estava investigando, junto dos Guerreiros Secretos, toda essa confusão alienígena.
Isso tudo é muito parecido com o que tem rolado no MCU. O personagem também ficou um tempo sumido e retornou recentemente junto da ESPADA, organização que protege a Terra de ameaças alienígenas.
5 – Tremor
Ainda nessa trama dos Guerreitos Secretos, Tremor era a líder da equipe. Ela foi escolhida a dedo para ser a pupila de Nick Fury. Isso a tornou uma das principais agentes de campo do Universo Marvel, ela também tem o poder de criar ondas sísmicas com as mãos.
Novamente a personagem e seu enredo foram adaptados para a série de TV dos Agentes da SHIELD. A novidade, no entanto, foi que a sua relação com Nick Fury nas HQs, foi adaptada na série para o Agente Coulson.
6 – Estilingue
Uma das principais integrantes dos Guerreiros Secretos era a Yo-Yo Rodriguez, uma super-heroína velocista. Ela entrou para o time, se encaixou perfeitamente, mas em uma das missões acabou perdendo os braços, que foram substituídos por próteses mecânicas de última geração.
E mais uma vez a personagem e o enredo criados por Bendis foram adaptados no live action. Na série dos Agentes da SHIELD a Estilingue marcou presença com bastante destaque e também perdeu as suas mãos, ganhando as próteses.
7 – Infernal
Outro integrante dos Guerreiros Secretos nas HQs foi o Infernal, um descendente de um antigo Espírito da Vingança que descobriu a habilidade de incendiar correntes e usar como uma poderosa arma.
O personagem também foi adaptado na série dos Agentes da SHIELD. Apesar dele não participar dos Guerreiros Secretos no programa e atuar quase como um vilão da equipe, lá estava ele. A mudança foi que a origem dos seus poderes passou a ser inumana, para se encaixar na trama da série.
8 – Invasão Secreta
A Invasão Secreta foi uma das grandes sagas publicada pela Marvel nos últimos anos. Ela foi lançada em 2008 e mostrava que os skrulls estavam há anos infiltrados em posições de destaque do Universo Marvel e planejavam tomar conta do planeta.
A Marvel Studios anunciou no final de 2020 uma série para o Disney+ chamada Invasão Secreta, onde veremos Nick Fury e o skrull Talos lidando justamente com essa situação.
9 – Nick Fury negro
O Nick Fury do Universo 616, onde se passam as principais aventuras dos heróis da Marvel, é branco. Porém no início dos anos 2000 foi criado o Universo 1610 com o propósito de atualizar os heróis para o século 21.
E dentre as várias mudanças entre os universos estava a etnia de Nick Fury, que passou a ser um homem negro. E foi Brian Bendis quem escreveu essa alteração. Posteriormente, na revista dos Supremos de Mark Millar, foi estabelecido o visual de Samuel L. Jackson, mas foi o Bendis quem estabeleceu essa mudança de etnia no personagem.
10 – Miles Morales
Falando no Universo 1610, foi lá que Bendis criou o Miles Morales após a morte do Peter Parker daquele mundo. O herói fez tanto sucesso que logo depois foi levado ao Universo 616 e passou a ganhar destaque em outas mídias.
Miles foi criado por Brian Michael Bendis e pela desenhista Sara Pichelli e é hoje uma das principais criações modernas da editora.
11 – Aranhaverso
Apesar de Aranhaverso ser uma saga nos quadrinhos escrita por Dan Slott, o filme feito pela Sony chamado “Homem-Aranha no Aranhaverso“, protagonizado por Miles Morales, se inspira numa outra HQ escrita por Bendis: Homens-Aranha.
Nessa HQ o Peter Parker do Universo 616 viaja para o Universo 1610 e conhece o Miles. Peter descobre que a sua versão deste mundo foi morta e ele então visita alguns entes queridos como a Tia May. Tudo muito parecido com o filme.
12 – Homem-Aranha nos Vingadores
Hoje em dia todo mundo já relaciona o Homem-Aranha com os Vingadores, mas nem sempre foi assim. Lá por 2004, quando estava assumindo os roteiros da HQ dos Vingadores, Bendis estabeleceu que se a equipe queria ser realmente popular, precisava contar com os mais famosos heróis da editora.
Foi então que o Homem-Aranha (e o Wolverine) entraram para o time. No cinema isso já se tornou algo normal, Peter Parker interage com os Heróis Mais Poderosos da Terra desde 2016.
13 – Feiticeira Escarlate
Os fãs vivem nesse momento a expectativa da Feiticeira Escarlate alterar a realidade e entrar em algum tipo de surto psicótico no MCU. Acredita-se que a série WandaVision seja parte disso, talvez o começo de tudo.
Mas as pessoas só estão com essa expectativa pois, lá em 2004, o Bendis escreveu A Queda dos Vingadores, com a Wanda surtando e destruindo a Mansão dos Vingadores, matando o Visão, Homem Formiga e o Gavião Arqueiro. E logo na sequência, também com roteiro de Bendis, ela alterou a realidade e criou a Dinastia M, um mundo dominado pelos mutantes e com o Magneto na liderança.
14 – Jessica Jones
A Jessica Jones surgiu como quem não queria nada, poucos conheciam e conquistou a todos com a sua própria série. O vilão Killgrave também impressionou todo mundo com a sua crueldade, trazendo uma série de discussões sobre assédio e machismo.
E novamente aqui a série da Netflix bebe da fonte chamada Brian Michael Bendis. No início dos anos 2000 o roteirista criou a Jessica Jones, junto do desenhista Michael Gaydos, e essa trama dela confrontando e sendo abusada pelo Killgrave.
15 – Coração de Ferro
A Disney anunciou recentemente que a Riri Williams vai ganhar uma série só pra ela no Disney+. Sabemos pouco sobre a proposta do programa, mas deve ter relação com o Homem de Ferro.
A Coração de Ferro é mais uma criação de Brian Michael Bendis, dessa vez com o brasileiro Mike Deodato Jr.. Ela foi criada em Invencível Homem de Ferro #7, de 2016, em 2017 já assumiu o papel de protagonista e em 2019 até ganhou um título próprio.
Ela é uma menina negra, extremamente inteligente e que contou com a Inteligência Artificial de Tony Stark para se introduzir no universo dos heróis.
16 – Ronin
Foi na revista dos Vingadores escrita por Bendis que o Gavião Arqueiro passou a adotar a alcunha de Ronin nos quadrinhos. Ele tinha recém voltado da morte passou por um período cheio de raiva, onde extravasou batendo em criminosos.
Algo muito parecido com o que rolou no MCU, quando o Gavião também virou o Ronin, dessa vez após a sua família inteira desaparecer no estalo do Thanos.
Listamos aqui apenas 16 pontos, mas poderíamos citar muitos mais. Bendis também criou a família inteira do Miles Morales, bem como seu melhor amigo Gankee. Também escreveu o Homem-Aranha Ultimate por anos, que em essência é a versão cinematográfica de Tom Holland. Foi ele também que criou o relacionamento da Jessica Jones com o Luke Cage. E várias outras coisas que ainda serão adaptadas no MCU (como o Homem de Gelo ser gay, por exemplo).
Mas e então, caro leitor, você consegue ver mais influências de Brian Michael Bendis nos filmes e séries da Marvel? E você concorda que ele é o Stan Lee moderno? Ou acha que há outro criador que merece mais essa alcunha? Deixe a sua opinião nos comentários.