Panini esclarece em detalhes os anúncios da Marvel na CCXP Worlds
Ocorreu no início da tarde deste sábado a live da Panini Comics no Youtube esmiuçando os anúncios feitos na noite da última sexta-feira na CCXP Words. Participaram da live o Gerente Editorial da Panini Itália, Leonardo Raveggi, Bernardo Santana do editorial da Panini Brasil e Douglas Bettioli do Marketing da Panini Brasil.
Sem mais delongas, confira os anúncios:
Muitos fãs ficaram indignados com o retorno do formato mix nas publicações mensais do Brasil. Na live foi explicado que, essencialmente, a única revista em formato mix de fato será Vingadores, que contará com a revista mensal dos Vingadores, o Capitão América de Ta-Nehisi Coates e o Thor de Donny Cates.
Leonardo explicou que a revista do Capitão América estava tendo alguns atrasos nos Estados Unidos, afetando a publicação nacional. E o Thor não estava tendo vendas tão positivas em encadernados de capa cartão. Foi por isso que foi tudo juntado em um mix.
Como a nova fase do Thor será escrita por Donny Cates, um dos autores mais badalados da Marvel atual, muitos fãs apontaram que o material tinha uma possibilidade alta de vendas. Mas novamente o Gerente Editorial contra-argumentou informando que os Guardiões da Galáxia, também de Donny Cates, que saíram em capa cartão, não tiveram vendas tão sólidas. Assim a editora concluiu que não seria rentável publicar o Thor em separado.
A revista do Homem-Aranha, pelo menos até julho, publicará integralmente apenas histórias da revista O Espetacular Homem-Aranha. O Miles Morales, ao contrário do que alguns leitores especularam, seguirá recebendo encadernados em capa cartão da fase do escritor Saladin Ahmed em 2021.
Quanto aos X-Men, todas as revistas da franquia sairão no título X-Men. Isso vale inclusive para as HQs que ainda não estrearam, como por exemplo Satânicos, Wolverine, Cable, X-Factor e ESPADA, por exemplo. O título é quinzenal e poderá eventualmente em algumas edições ganhar páginas extras.
Quanto a republicação dos X-Men de Grant Morrison, a Panini confirmou que o material sairá sim em 7 volumes de capa dura, ao contrário dos seis volumes que saíram anos atrás em capa cartão. Conforme Leonardo, isso se deve a especiais e extras que estarão inclusos. A promessa é que essa coleção será mais completa. O primeiro volume sairá em abril e a periodicidade será mensal, com a coleção sendo encerrada em outubro.
O encadernado da Feiticeira Escarlate e Visão, que sairá em janeiro na coleção Marvel Vintage, será a minissérie de 1982 com 4 edições, escrita por Bill Mantlo e desenhada por Rick Leonardi. Já o encadernado solo da Feiticeira Escarlate que sairá em março, terá capa dura e será o run do escritor James Robinson.
Na linha Marvel Vintage, o Demolidor de Ann Nocenti está nos planos para sair possivelmente em 2021.
Coleção clássica da Marvel
A grande novidade da live foi que a Panini está planejando, mas ainda não é oficial, publicar uma série de coleções de encadernados em capa cartão, papel off-set, cm cerca de 160 páginas e periodicidade quinzenal com material clássico dos principais heróis da Marvel.
Os heróis que devem ganhar material nessa coleção, inicialmente, são o Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, X-Men, Thor e Vingadores. Mas conforme o formato der certo, heróis como Demolidor, Capitão América e outros também podem ganhar encadernados próprios.
A proposta é publicar em ordem cronológica os materiais lá da década de 60 em diante do herói. E o mais surpreendente foi que a ideia é que essa coleção não tenha fim. Os encadernados seguirão em ordem cronológica da década de 60 e seguirá avançando no tempo. Conforme o pessoal da Panini, enquanto o material estiver vendendo, ele será publicado.
Esse é um formato semelhante ao adotado na Espanha e que tem feito muito sucesso. Por lá já se tem mais de 200 edições publicadas dessa coleção.
Porém, reforçamos aqui, essa coleção de histórias clássicas é ainda um projeto em desenvolvimento pela Panini. Durante toda a live eles reforçaram que não é um anúncio oficial e que devemos sempre ficar de olho no catálogo da editora que é divulgado na Loja da Panini.
Confira a live na íntegra:
Mas e então, caros leitores, qual foi a novidade que mais gostaram? O que estão mais ansiosos para ler? Deixe a sua opinião nos comentários.