Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

12 easter eggs do 1° trailer de Gavião Arqueiro que você pode ter perdido

Na última semana a Marvel revelou o primeiro trailer de Gavião Arqueiro, a mais nova produção do MCU que estreará em novembro no Disney+. A série vai trazer o clássico Vingador Clint Barton tutorando a jovem Kate Bishop, a Gaviã Arqueira.

Assista ao trailer:

E agora confira alguns easter eggs das HQs que nós identificamos:

12 Easter eggs de Gavião Arqueiro

1 e 2 – Ronin e Eco

Nos quadrinhos, quem primeiro atendeu pela alcunha de Ronin foi a Maya Lopez, a Eco. Uma artista marcial de origem nativo-americana e que também é surda. Ela tem reflexos fotográficos e consegue repetir todas as técnicas de luta que visualiza (igual ao Treinador lá da Viúva-Negra).

A personagem é mais ligada ao nicho do Demolidor nos quadrinhos e usou a identidade de Ronin para se infiltrar no Japão e investigar o Tentáculo. Eventualmente ela foi salva pelos Vingadores, se juntou a equipe e quem passou a usar o manto de Ronin foi o Gavião Arqueiro, que recém tinha voltado à vida e estava meio desnorteado das ideias. Numa fase mais extremista (semelhante ao que ocorreu em Ultimato).

Pois bem, no MCU será diferente. Claramente foi o Clint Barton o primeiro Ronin e depois do último filme dos Vingadores, quando ele aposentou esse uniforme, a jovem Kate Bishop assumiu essa identidade (não sabemos o motivo ainda). E é aí que o Gavião Arqueiro e a Gaviã Arqueira se conhecem.

Apesar disso, é importante destacar que Maya Lopez está na série também. Ela aparece muito brevemente no trailer e podem rolar reviravoltas interessantes na história.

3 – Surdez

Clint Barton historicamente possui uma significativa perda de audição. Quando criança, ficou implícito que devido ao pai abusivo que tinha, ficou com uma perda auditiva temporária. Já adulto, ficou 80% surdo após enfrentar o vilão Fogo Cruzado. Mas nos anos 90, durante Heróis Renascem, essas mega-sagas que mudam tudo, ele recuperou 100% da audição.

Até que na sua revista de 2012, comandada pela equipe criativa Matt Fraction e David Aja, que é o título que claramente mais inspira a série de TV, o vilão Palhaço perfurou as suas duas orelhas com uma flecha, deixando-o 100% surdo.

O herói então passou a se comunicar por linguagem de sinais (inclusive tem uma edição da HQ feita inteiramente em linguagem de sinais). Até que recebeu um aparelho auditivo, desenvolvido pelo Homem de Ferro, que lhe permitiu recuperar parte da audição.

Mas porque isso tudo é importante? Pois a surdez do herói se fará presente no programa. Podemos ver algumas cenas em que ele aparece com o aparelho auditivo. E já há a confirmação de que o vilão Palhaço estará na série (apesar de não aparecer no trailer).

Essa é uma importante representação que o MCU traz. Lembrando que, também em novembro, estreia o filme do Eternos e a personagem Makkari será interpretada pela atriz Lauren Ridloff que é surda. Característica que deverá ser herdada também pela personagem.

4 – Natal

O tom natalino permeia todo o trailer da série e essa escolha não é aleatória. A própria HQ do Gavião comandada por Fraction & Aja também conta com essa atmosfera natalina. Há inclusive uma edição da HQ que se passa ao longo do mês de dezembro e que retrata o avanço da neve ea atmosfera contagiando a todos.

5 – Gangue dos Manos

A série deixa claro que o Gavião arranjara encrenca com algumas gangues de NY. Outro elemento que vem direto da mente de Fraction & Aja. Logo na primeira edição da HQ ele arranja problema com a Gangue dos Manos. Um monte de capangas que usam roupas esportivas e atendem a mafiosos.

Como eles estavam operando “dentro da lei”, usando dinheiro roubado para comprar imóveis e extorquir os mais humildes, mantendo a força na região (semelhante ao que os milicianos fazem no Rio de Janeiro), Clint resolveu peitar essa gente, roubou dinheiro deles e ainda comprou na marra um dos seus prédios. Assumindo o controle da região.

O Gavião entrou na mira da gangue, que o perseguiu ao longo de quase toda a HQ. E pelo visto, algo semelhante deve ocorrer na série. Talvez a Kate Bishop seja a responsável por colocar a Gangue no caminho de Clint.

6 – A Queda

Há várias cenas do trailer que são claras adaptações da HQ. A cena em que o Gavião tenta saltar de um prédio deslizando por um fio usando o seu arco, é uma delas. Faz referência um dos primeiros acontecimentos na primeira edição do Fraction & Aja.

Ao pular de um prédio ele tenta usar o seu arco para se segurar em um prédio, não consegue e acaba se estabacando no chão, caindo em cima de um carro. Ele é levado para o hospital com diversas fraturas.

7 – O Cerco

A cena em que ele está amarrado e em frente a Gangue dos Manos é mais um desses momentos. A cena ocorre na 6° edição da HQ. Na ocasião eles sequestraram o Clint não para matá-lo, mas para passar uma mensagem: saia do prédio/vizinhança ou a Gangue vai matar todo mundo no prédio. O Clint incomodou muita gente importante e todos estão querendo resolver a situação.

Não sabemos ainda se a vizinhança/prédio estará presente na série e será tão importante quanto na HQ. Mas o Gavião claramente incomodou gente importante também no programa.

8 – Sortudo

O novo cão de estimação do Gavião Arqueiro também é a mais nova adição ao MCU. O cachorro foi criado por Fraction & Aja nas HQs e ele pertencia originalmente a Gangue dos Manos. Mas como era maltratado e acabou se afeiçoando ao Clint quando ele lhe deu comida, durante uma luta acabou se voltando contra os donos e protegendo o Gavião.

O pessoal da gangue se vingou do cachorro e o abandonaram todo ferido na rua. Clint o resgatou, levou a um veterinário, o adotou e o batizou de Sortudo.

É muito bacana ver ele no MCU pois com o tempo a tendência é que ele fique muito mais com a Kate do que com o Clint. E ele é tão importante que, nas HQs, há uma edição 100% dedicada a maneira como o Sortudo enxerga o mundo. Enquanto toda a trama da HQ segue, acompanhamos tudo na perspectiva do cachorro. Um episódio inteiro da série de TV nessa proposta seria fantástico.

9 – Baile de Gala

Outro momento que faz referência as HQs é quando Clint e Kate estão com trajes de gala e parecem estar indo a uma elegante festa. Nas HQs a dupla faz isso, eles vão a uma cerimônia de abertura de um novo prédio chique em NY.

Tudo não passava de um truque do vilão Espadachim (mentor do Gavião na sua infância) para atrair os mafiosos para a festa de gala e roubar todos enquanto estivesse hipnotizados. Mas o Gavião acabou roubando do Espadachim e ficou com o dinheiro de todo crime organizado para si.

Na ocasião, o Gavião acabou roubando dinheiro de vários vilões conhecidos dos fãs, como o Rei do Crime, Madame Máscara, Cabeça de Martelo, Lápide e outros. É bem possível que algo semelhante ocorra nas HQs (mas não necessariamente com esses mafiosos), pois o Espadachim já está confirmado no programa.

10 – Estética

Pode ser pura e simplesmente coincidência, mas há uma cena no trailer que a direção de fotografia parece buscar um enquadramento se assemelha muito a uma página da 6° edição da HQ. Na revista parece uma cena de jogo de video game de plataforma. Mais precisamente aqueles jogos dos Power Rangers para Super Nintendo, onde o jogador anda apenas em duas direções, mas os capangas surgem de todos os cantos, dando profundidade para o jogo.

Como disse, pode ser pura coincidência, mas levando em consideração o histórico do MCU e o desse trailer, pode ser uma clara referência.

11 – O leilão

Um dos arcos de Matt Fraction na HQ do Gavião, dessa vez com arte de Javier Pulido, mostra o Clint e a Kate se infiltrando em um leilão de mafiosos em Madripoor (aquele mesmo país que já apareceu em Falcão e o Soldado Invernal).

Na HQ o objetivo deles é recuperar uma fita de vídeo que mostra o Gavião Arqueiro cometendo um assassinato sancionado pela SHIELD. No leilão estão vilões poderosos como Rei do Crime, Mandarim, Madame Máscara, Tentáculo, Hidra e outros.

Na série deve ser algo mais simples. Há uma cena no trailer que mostra uma explosão durante um leilão em algum lugar bem escondido. Não dá pra dizer que envolve Madripoor, mas é uma clara referência a esse arco da HQ.

12 – Perseguição de carro

A parte final do trailer, que mostra uma perseguição de carro, é idêntica a uma cena da HQ. Na ocasião a dupla está usando o mesmo carro. A diferença é que na série o motorista é o Gavião enquanto a Kate atira as flechas. Na HQ é a Kate é quem dirige e o Gavião o atirador.

Mas a cena é tão parecida que inclusive o diálogo entre eles, discutindo sobre as flechas que vão usar, é bastante semelhante ao quadrinho.

Impressionante como o trailer da série não entregou ABSOLUTAMENTE NADA sobre a trama, tem vários personagens que não apareceram e mesmo assim já temos tantas referências aos quadrinhos, não é mesmo?

Gavião Arqueiro estreará no Disney+ no dia 24 de novembro.

Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Tinha identificado todos esses easter eggs? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D