Entenda o caso da Northrop com a Marvel

Na tarde da última sexta-feira, dia 6, a Marvel Entertainment divulgou via Twitter uma parceria com a empresa Northrop Grumman e que mais detalhes seriam dados no sábado, dia 7, durante a New York Comic Con. A união das marcas tinha como propósito promover o modelo de educaçãoSTEM (Science, Tecnology, Engenering and Math)”, que nada mais é que o sistema de educação focado em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Entenda o caso envolvendo a Northrop Grumman

A parceria iria ocorrer através de uma revista própria em edição limitada que se chamaria “Avengers, Featuring N.G.E.N. – Start Your N.G.E.N.s!” a qual seria escrita pelo Fabian Nicieza (Deadpool) e com arte de Sean Chen (Homem de Ferro). A história traria os Vingadores reunindo forças com uma elite especial de agentes da Northrop, chamada “Northrop Grumman Elite Nexus” ou N.G.E.N para enfrentar o clássico vilão Ronin Vermelho. A capa trazia o logo dos Vingadores, bem como os heróis Capitão América e Nick Fury junto dos agentes da empresa.

“Quando o Ronin Vermelho emerge do Hudson, os Vingadores se reúnem para parar a sua marcha destrutiva em direção à Nova York. Mas quando o gigante mecânico prova ser uma combinação com uma tecnologia devidamente atualizada, um chamado por assistência ao novo supergrupo é realizado. Northrop Grumman Elite 

Nexus é uma equipe de cientistas que se especializam em aventuras inovadoras. O novo esquadrão de rebatedores pesados, conhecido como N.G.E.N. corre para ajudar aos Vingadores. Mas quem poderia estar por trás do 

misterioso ataque do Ronin Vermelho?”, diz a sinopse da revista.

O anúncio foi recebido com uma onda de indignação e desgosto por parte de alguns fãs, gerando uma série de críticas negativas, pois muitas pessoas consideraram essa parceria uma forma de lucrar com espólios de guerra. Tal pensamento se dá pelo fato da Northrop ser responsável pela produção de aeronaves, “drones”, sistemas de segurança, eletrônicos, mísseis, navios, assim como outros produtos de cunho militar e, com isso, já teria alcançado um lucro de US$ 2,1 bilhões com as guerras nas quais o Estados Unidos se envolveu. Em 2013, a companhia foi listada pelo USA Today em sexto lugar dentre as 10 maiores empresas que mais lucram com as guerras.

Outros consideraram o momento do anúncio inapropriado em razão da tragédia ocorrida em Las Vegas recentemente, onde um atirador deixou 59 mortos. A Marvel Television já havia deixado de fora da New York Comic Con o painel de Justiceiro que seria promovido durante o evento, como forma de respeito a todas as vítimas e aqueles que de alguma forma foram afetados pela tragédia. Inclusive, Gerry Conway, o co-criador do personagem, questionou via Twitter o porquê de deixarem de fora um e não o outro.

“A Marvel cancelou o painel do Justiceiro porquê eles acharam que seria insensível após os acontecimentos em Las Vegas, mas e isso? Isso não é insensibilidade?”

Após a controvérsia, foi anunciado pela Marvel Entertainment que a parceria não mais ocorreria e o evento de divulgação foi cancelado. Já havia planos por parte de fãs, de protestarem durante a Comic Com contra a parceria. A revista, que já estava disponível no site da editora, foi retirada do ar e por parte da Northrop Grumman, todas as menções ao projeto foram removidas.

A Marvel Comics é conhecida por fazer diversas parcerias com diferentes empresas sempre desenvolvendo quadrinhos personalizados. Isso inclui empresas como ESPN, Visa, NBA e até mesmo o Departamento de Citrus da Flórida. No entanto, nenhum deles foi atendido por uma reação tão negativa quanto à colaboração da Northrop Grumman. Embora esses projetos de quadrinhos personalizados sejam tradicionalmente tratados por um departamento separado da criação de quadrinhos da Marvel no dia a dia, o Special Projects, a reação a este projeto em específico afetou diretamente percepção pública da Marvel Comics.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D