Mesmo durante a pandemia a Marvel segue líder do mercado de quadrinhos

No final de março o mundo inteiro parou devido a pandemia do coronavírus. Diversos mercados, dentre eles o norte-americano de quadrinhos, paralisaram as duas produções. E até agora as coisas não voltaram ao normal (e nem devem voltar enquanto não houver uma vacina).

Apesar disso, no mercado de quadrinhos as coisas parecem estar melhorando. Enquanto a DC voltou a publicar revistas normalmente ainda na metade de maio, a Marvel ficou de maio até julho publicando uma quantidade reduzida de títulos e agora, em outubro, está aos poucos retomando a mesma quantidade de publicações que lançava antes da pandemia.

A DC também mudou sua estratégia de distribuição de gibis, assinando contrato com outra distribuidora. Sendo assim, os dados de vendas dos quadrinhos não são mais tão acessíveis quanto eram antes, quando uma única empresa divulgava as informações.

Mas o portal Comichron juntou todas as informações, de todas as distribuidoras e conseguiu mensurar a lista completa de gibis vendidos em setembro de 2020. E tal qual já ocorria antes da pandemia, a Marvel segue liderando o mercado.

Não temos mais os números estatísticos apresentando a participação de cada editora no mercado, porém há algumas informações importantes que podemos tirar dessa lista (que você pode conferir completa clicando aqui).

Entre os 10 gibis mais vendidos temos 5 da Marvel, 4 da DC e 1 da Image. Isso demonstra um equilíbrio entre a Marvel e a DC. Porém quando ampliamos o escopo de análise, conforme exemplificado abaixo, a disparidade entre as editoras fica evidente.

Top20 gibis mais vendidos: 13 da Marvel, 5 da DC e 2 da Image.
Top30 gibis mais vendidos: 20 da Marvel, 7 da DC e 3 da Image.
Top40 gibis mais vendidos: 27 da Marvel, 10 da DC e 3 da Image.
Top50 gibis mais vendidos: 34 da Marvel, 13 da DC e 3 da Image.
Top60 gibis mais vendidos: 39 da Marvel, 18 da DC e 3 da Image.
Top70 gibis mais vendidos: 43 da Marvel, 23 da DC e 3 da Image.
Top80 gibis mais vendidos: 48 da Marvel, 28 da DC e 3 da Image.
Top90 gibis mais vendidos: 53 da Marvel, 29 da DC, 5 da Image, 1 da Dark Horse e 1 da Titã.
Top100 gibis mais vendidos: 57 da Marvel, 32 da DC, 6 da Image, 2 da Boom, 1 da Dark Horse e 1 da Titã.

Top10 dos gibis mais vendidos em setembro de 2020:

1 – Batman: Três Coringas #2 (DC).
2 – Detective Comics #1027 (DC).
3 – Venom #28 (Marvel).
4 – X of Swords: Creation #1 (Marvel).
5 – Thor #7 (Marvel).

6 – Batman #98 (DC).
7 – Spawn #310 (Image).
8 – A Teia do Venom: Wraith #1 (Marvel).
9 – Batman #99 (DC).
10 – Homem de Ferro #1 (Marvel).

Um aspecto a se observar também é como o Batman é presença garantida em todos os gibis mais bem vendidos da DC. Na Marvel já há uma variedade maior de títulos com Venom, Thor, a nova saga dos X-Men e o novo título do Homem de Ferro figurando entre os mais vendidos.

Ao todo, setembro de 2020 contou com 356 novos gibis sendo lançados (76 da Marvel e 53 da DC), foram vendidas cerca de 7 milhões de cópias e faturado pelo menos 31 milhões de dólares no mercado inteiro.

Mas e então, caros leitores, o que acharam das HQs mais vendidas de setembro de 2020? Quais os seus palpites para o mês de outubro? Deixe a sua opinião nos comentários.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D