Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Você sabia? A Marvel possui uma heroína inspirada no Chapolin Colorado

O Chapolin Colorado, para quem não conhece, é dos mais populares personagens criados por Roberto Gómez Bolaños, autor, diretor e interprete das séries televisivas mexicanas do Chaves e Chapolin Colorado.

O Chapolin é um herói com uma vestimenta que lembra um gafanhoto, afinal em espanhol “Chapulín” é o termo usado para designar um pequeno inseto salteador (como um gafanhoto, por exemplo). Já “Colorado” diz respeito a tonalidade vermelha.

Em 2017 a Marvel publicou a revista Campeões #9, com roteiro do americano Mark Waid (Demolidor) e arte do mexicano Humberto Ramos (Homem-Aranha) e nela fomos apresentados à Gafanhoto Vermelha.

A heroína se chama Fernanda Rodríguez, vive em San Diego (Califórnia), é de origem mexicana e possui uma armadura milenar antiga, de origem asteca, que funciona como um exoesqueleto que lhe permite ter super-força, ser invulnerável e dar fortes saltos e chutes.

O seu design é muito semelhante ao do Chapolin, usando e abusando das tonalidades vermelha e amarela. Possui as clássicas antenas, as asinhas atrás e até um coração no peitoral. Outra referência no seu uniforme é o cachecol no pescoço, que em um primeiro momento pode destoar do resto do design, mas também pode ser uma referência a outro personagem de Bolaños, o Dr. Chapatin.

Com a sua armadura ela tem a missão de proteger os solitários e indefesos, como os imigrantes e moradores de rua. Durante a revista Campeões #9 acabou se encontrando com a heroína Viv, filha do Visão e posteriormente se juntou em definitivo a equipe de heróis adolescentes.

Humberto Ramos, co-criador da heroína, em entrevista em 2017 deixou claro que a Gafanhoto Vermelha é uma homenagem a Roberto Gómez Bolaños.

“Quando criamos essa personagem, ela era para ser uma carta de amor ao México; Sou mexicano, cresci e ainda vivo aqui imerso na nossa cultura, é claro que os personagens de Roberto Gómez Bolaños acabam nos marcando, eles estão fortemente marcados em quem nós somos.”

Mark Waid, escritor da HQ, em entrevista ao portal Cronica, reforçou que a ideia da personagem partiu de Ramos. “Humberto teve a ideia de ter uma jovem heroína feminina, baseada em um inseto. Tínhamos uma certa direção, mas ele (Ramos) sugeriu uma proposta de chapulín, ele já tinha uma história de apoio e funcionou“.

Ramos, inclusive, estava tão engajado com a ideia que chegou a entrar em contato com Paulina Gómez Fernández, filha de Roberto Goméz Bolaños, para ter uma espécie de “autorização” para a homenagem.

Nós discutimos isso com a Marvel, então eu conversei com a Paulina Gómez Fernández. Deixei claro o que iria acontecer e que era uma referência ao Chespirito, uma homenagem, uma manifestação de amor ao México. Eu acho que é importante mostrar que a equipe dos Campeões fala com todas as diferentes culturas, idiomas e raças”, destacou Ramos.

Após surgir em 2017 na HQ dos Campeões, a Gafanhoto Vermelha passou a fazer aparições no título, até que entrou em definitivo para o elenco do grupo em 2019.

Um novo volume da HQ dos Campeões está para sair nos Estados Unidos. Devido a pandemia do coronavírus os novos lançamentos estão suspensos, porém assim que as coisas voltarem a normalidade veremos se a heroína continuará tendo destaque.

Mas e você, caro leitor, o que achou da Gafanhoto Vermelha? Acha que ela tem potencial dentro do Universo Marvel? Deixe a sua opinião nos comentários.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D