Vilão do Homem-Aranha comete suicídio e Marvel chama atenção para o tema

O atual arco do Homem-Aranha sendo publicado nos Estados Unidos tem sido mais denso e sombrio do que os fãs estão acostumados. A história é o clímax da trama que o roteirista Nick Spencer (Capitão América) está desenvolvendo na revista do Amigão da Vizinhança desde 2018. E na mais recente edição publicada, tivemos um vilão cometendo suicídio.

Antes de prosseguir, destacamos que esse texto contará com spoilers de O Espetacular Homem-Aranha #54.LR, revista ainda inédita no Brasil e que conta com roteiro de Nick Spencer e Matthew Rosenberg (Thunderbolts) e arte de Federico Vicentini (Falcão e Soldado Invernal) e Takeshi Miyazawa (Gwen-Aranha). Siga a leitura por sua conta em risco.

O atual arco da HQ do Homem-Aranha, chamado de “Last Remains“, tem mostrado o vilão Condenado pondo em prática a sua vingança contra o herói. Ele possui poderes sobrenaturais relacionados ao inferno e tem torturado o Aranha em nível físico e psicológico ao longo dos últimos dois anos.

O vilão Condenado no traço do desenhista Ryan Ottley.

Primeiro ele ressuscitou outro vilão, um dos mais mortais da galeria de inimigos de Peter Parker: o Devorador de Pecados. No passado ele caçava pessoas que entendia serem pecadoras e as matava a sangue frio. Apesar de achar que estava fazendo o bem, o personagem era um assassino claramente desequilibrado.

Ele foi preso, levado a um sanatório e após ser dado como curado, foi solto. Ele então fez um jovem de refém perante a S.W.A.T., que o matou assim que tiveram uma chance. Porém ficou nítido que ele não queria ferir o garoto, ele apenas usou os oficiais da Lei para livrarem ele do sentimento de culpa.

A morte do Devorador de Pecados sob o traço de Sal Buscema.

No atual arco em publicação nos EUA, ele voltou do inferno caçando vilões. Dessa vez, ao acertar os inimigos com uma espingarda, ao invés de matar ele purifica (e absorve os poderes). Dessa forma ele promoveu um discurso junto a população de que é preciso remover os pecados da sociedade. Ele ficou muito poderoso e descolou uma legião de seguidores.

Nós repercutimos isso no texto: “Nova história do Homem-Aranha reflete o “Cidadão de Bem” brasileiro“.

Pois bem, após o Devorador de Pecados purificar muitos vilões, dentre eles Norman Osborn, e “amaciar” e trazer muitas lembranças negativas para o Peter, ele foi descartado. Condenado assumiu a tortura com as próprias mãos, matando o Homem-Aranhae o trazendo de volta à vida logo depois para ser torturado ainda mais.

No meio disso descobrimos que a identidade secreta do Condenado é Harry Osborn, um dos melhores amigos do Homem-Aranha. Mas o que o levou a se tornar esse demoníaco vilão, ainda é um mistério a ser esclarecido na HQ.

Mesmo abandonado, o Devorador seguiu atrás de poder. Primeiro ele absorveu os poderes de Morlun, um ser extradimensional mega poderoso. E então emboscou a Ordem da Teia, a equipe de amigos-aranha do Peter composta por: Miles Morales, Mulher-Aranha, Gwen-Aranha, Garota Aranha, Teia de Seda e a Madame Teia.

E ao disparar contra a Madame Teia, ele absorveu os seus poderes precognitivos e conseguiu ver o futuro. Ele vê como foi manipulado todo esse tempo, como Norman Osborn tem tramado coisas que não imaginamos e não Norman não está purificado como imaginávamos.

E desesperado/angustiado por ter voltado à vida “por nada”, por tudo o que ele viveu ser uma mentira, ele pega a espingarda e atira contra si mesmo. Em tese ele já estava morto, mas ele tira a sua vida e volta ao status anterior.

A revista ainda termina com uma carta do editor Nick Lowe para falar sobre um assunto sério. Ele aponta que apesar dessa ser uma história completamente ficcional, sobre um vilão que é ressuscitado por poderes místicos desconhecidos, o suicídio é algo muito real.

O editor deixa claro que a história não busca de maneira alguma glorificar ou endossar o modo como o Devorador de Pecados resolveu encarar e resolver os seus problemas. “Suicídio não é a resposta para qualquer problema, não importa o tamanho desse problema“, reforçou Lowe.

A carta ainda traz o número de telefone para órgãos americanos de prevenção ao suicídio. Aqui nos Brasil nós temos o CVV (Centro de Valorização da Vida), cujo site você pode acessar clicando aqui.

Mas e então, caro leitor, o que você está achando de toda essa história sombria do Homem-Aranha? Está gostando ou acha que está densa demais? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post Confira todas as HQs que a Marvel publicará nos EUA em 23 de dezembro de 2020
Next post Carnificina ganhará uma nova e sangrenta HQ em 2021
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D