Vice-Presidente da Marvel Studios revela que 51% do público da Marvel é feminino
O interminável ano de 2020 está chegando ao fim, mas os comentários na internet continuam saindo de algum esgoto dos anos 90. As pessoas ainda falam que “quem lacra não lucra” e que os públicos feminino, negro e LGBT não consomem o material da Marvel. Essas pessoas obviamente ignoram os quase $2,5 bilhões arrecadados pelos filmes do Pantera Negra e da Capitã Marvel.
Mas pelo menos o público feminino não poderá mais ser usado de muleta para comentários preconceituosos. A argentina Victoria Alonso, Vice-Presidente da Marvel Studios, em entrevista ao jornal Clarín da Argentina, fez importantes revelações sobre o público que consome os materiais da Marvel.
Ao ser questionada sobre a importância da inclusão e da igualdade de gênero nas produções do estúdio, ela respondeu:
“Nosso público é 51% feminino. Nossos filmes, nossos quadrinhos e nossos personagens são vistos em todas as partes do mundo, não em um setor, não em um país, nem uma província, nem um estado não, não, não. Você não pode ter o sucesso que o mundo nos deu sem ter uma audiência global. Portanto, incluir todos é algo que temos que fazer e é algo que considero muito importante que continue em vigor. Não é você apenas fazer um filme com uma personagem feminina, um filme com uma personagem afro-americana. Temos que ser consistentes em representar a nós mesmos e ao nosso público ao longo de nossa Fase 1, 2, 3, 4 ou 25. Tanto faz [a fase].“
Alonso também falou sobre como a maioria dos heróis são homens brancos criados na década de 60 e como isso não é tão forte nos filmes atuais:
“Os quadrinhos que temos a honra de representar foram todos escritos na década de 60 e têm todos esses personagens, que não são novidade para nós [leitores]. Existem certos personagens que entram na história de Wakanda (no filme do Pantera Negra) que não estavam originalmente nas HQs, mas a personagem do Capitã Marvel estava, a personagem da Wanda estava, a personagem de Natasha Romanoff estava. Elas estavam lá, talvez não tivessem o mesmo espaço que têm nos nossos filmes, mas eram importantes.“
Mas e então, caro leitor, deu para entender que todos os públicos consomem produtos massivos como os ofertados pela Marvel? Independente da sua orientação sexual, gênero ou cor da pele, os filmes, as séries, as animações, os quadrinhos e os jogos de video game da Marvel são para todo mundo.
E é bom reforçar e deixar bem claro. Conforme a Vice-Presidente da Marvel Studios, 51% do público da Marvel é feminino. Ou seja, a maioria NÃO é masculina. O que você acha disso? Deixe a sua opinião nos comentários.