TEORIA! Gwen-Aranha é uma mulher trans?
A estreia de Homem-Aranha – Através do Aranhaverso trouxe essa discussão novamente para as redes sociais e achei interessante organizar essa linha de raciocínio de uma forma clara nesse texto. Mas antes de continuar, deixo claro que o texto conta com spoilers do filme mais recente do Aranhaverso.
As especulações das pessoas sobre a Gwen-Aranha ser uma mulher trans começaram já na divulgação do filme. Em uma das centenas de cenas divulgadas na publicidade, podemos ver um poster escrito “Proteja as crianças trans“, no quarto dela, acima da porta:
É algo bem discreto, a maioria das pessoas nem ao mesmo viram isso nos trailers ou mesmo verão no cinema. Mas está lá. E foi aqui que as especulações começaram. E acabaram ganhando muito mais força agora que o filme estreou.
O que significa ser uma mulher trans?
Mas antes de prosseguirmos no assunto, o que significa ser uma mulher trans? Pessoas trans são pessoas que não são do gênero que foram designadas ao nascer. Por exemplo, uma pessoa que nasce com um pênis está designada pela sociedade a ser um homem, mas e se essa pessoa não se sentir como um homem?
Então essa pessoa que nasceu com um pênis, quando crescer, pode se identificar como uma mulher trans. E é exatamente isso que as especulações dos fãs dão conta que pode ser o caso da Gwen-Aranha.
Mas em quais situações do filme, fora o poster que já estava nos trailers, as pessoas se apoiam para sustentar essa especulação? Vamos lá:
4 provas que sustentam a teoria de que a Gwen é uma mulher trans
1 – O primeiro ponto é o já mencionado poster.
2 – O segundo é o enredo da Gwen com o seu pai ao longo do filme. Na trama, o Capitão Stacy tem dificuldade para aceitar que a sua filha é a Mulher-Aranha. Mas há a interpretação de que no subtexto, ele está tendo dificuldades para aceitar que a sua filha é trans. Nas duas situações, ele não aceita a sua IDENTIDADE.
O dilema da Gwen é ter de esconder uma parte muito importante de quem ela é das pessoas que ela ama. Essa situação é muito associável para a comunidade trans, que muitas vezes escondem dos parentes quem são de verdade.
O contraste da situação fica ainda mais claro quando comparamos as formas que o pai do Miles enxerga o Homem-Aranha e como o pai da Gwen vê a Mulher-Aranha. Essa desconfiança do Capitão Stacy pode sim ser visto como uma metáfora para as pessoas trans. Ele apontando a arma para a filha é uma cena muito forte.
3 – As cores que o filme usa para representar tanto a Gwen quanto os cenários em que ela está inserida, em DIVERSOS momentos, são o azul e rosa claros com branco. As cores da bandeira trans. Já tinha reparado nisso?
Muita gente vai dizer que as cores espelham seus sentimentos. E pode ser apenas isso mesmo. Mas há uma cena em que a bandeira trans é claramente espelhada em seu cabelo. E fica nítido que isso foi intencional quando reparamos que o trecho loiro do cabelo mudou para azul e branco sem lógica alguma. Exceto, se a intenção era realmente mostrar a bandeira.
4 – O quarto e último ponto é talvez o mais importante. No decorrer da trama, podemos ver a bandeira mais uma vez no filme. Dessa vez no jaleco do Capitão Stacy, logo acima do seu distintivo de capitão da polícia.
Convenhamos, apesar de uma atitude louvável, não é a coisa mais natural do mundo ver um policial americano com a bandeira trans estampada no peito, né? Exceto … se ele tiver um ente querido trans.
Importante destacar que o filme em NENHUM momento usa a expressão trans ou aborda essa questão de uma forma objetiva. É uma interpretação dos fãs. E nas HQs, o material base do filme, também não há qualquer desenvolvimento da Gwen enquanto garota trans.
A transfobia
Então, por qual motivo estariam colocando a bandeira no quarto dela e no peito do seu pai e porque as cores da bandeira estão em quase todas as suas cenas? E principalmente, porque o seu enredo é tão identificável para as pessoas trans, se isso não é oficialmente verbalizado no filme?
A gente sabe que a questão da representação das pessoas trans, PRINCIPALMENTE em qualquer produção que tenha crianças como público, infelizmente ainda é alvo de MUITO preconceito. Se fizessem isso, o filme seria taxado de muitas coisas horrorosas.
O filme também sofreria extensos boicotes não apenas de pais, mas de países inteiros, como alguns lá do Oriente. Infelizmente, a nossa realidade atual não permite uma representação mais objetiva e clara das pessoas trans. E sim, isso é triste e revoltante.
Como oficializar isso causaria realmente um surto de preconceito, o filme acaba deixando apenas esses “easter eggs“. Quem se incomoda em reconhecer a Gwen como trans, pode entender que ela é apenas uma aliada. Enquanto a comunidade trans pode realmente se ver ali na tela.
Esse texto não busca ser uma verdade absoluta. Traz apenas uma interpretação muito interessante e que faz bastante sentido sobre a Gwen-Aranha em Homem-Aranha – Através do Aranhaverso (que está nos cinemas). Se você discorda, seja educado. Comentários preconceituosos serão apagados e os usuários banidos.
Mas e então, caro leitor, você tinha enxergado a Gwen-Aranha de Homem-Aranha – Através do Aranhaverso, sob esse prisma? E qual a sua opinião? Deixe-a nos comentários.