Destaque

Quem criou o Venom? Criadores batem boca online e divergem sobre o tema

Em uma época em que estamos discutindo tanto sobre os direitos autorais dos criadores sobre as propriedades intelectuais que eles desenvolvem para empresas como a Marvel e DC Comics, uma nova polêmica surgiu. Dessa vez entre escritores e desenhistas batendo boca para decidir quem foi o criador do Venom.

Para termos de contextualização, em 1984 a Marvel lançou nos Estados Unidos a mega-saga Guerras Secretas. A trama mostrava o vilão Beyonder transportando heróis e vilões para o espaço, em um mundo bélico criado por ele. Acontece que o Homem-Aranha voltou dessa história com um novo visual, o uniforme preto.

A história foi escrita por Jim Shooter e desenhada por Mike Zeck. Então são eles os criadores do Venom? Não. É mais complexo do que isso. Nessa história, o uniforme preto do Homem-Aranha era apenas isso, uma roupa nova na cor preta. Shooter e Zeck são creditados como os criadores desse visual do Homem-Aranha, mas não do Venom.

O Venom enquanto simbionte alienígena e um personagem de fato, não apenas uma peça de roupa, apareceu de maneira clara apenas em O Espetacular Homem-Aranha #299, de 1988, revista escrita por David Michelinie e desenhada por Todd McFarlane.

Acontece que, em 2019, Todd McFarlane, em um vídeo no seu Instagram (clique aqui para assistir), afirmou coisas como:

Eu entrei no editorial do Homem-Aranha depois de fazer o Hulk e eles queriam que eu fizesse o Homem-Aranha. Mas ele estava com essa fantasia preta. Eu não queria desenhar essa fantasia preta. Não significava nada para mim. Eu queria desenhar o vermelho e o azul … Então, eles disseram, ‘Todd, se você fizer a edição #298 prometemos que talvez possamos nos livrar dele’. E eu disse, ‘Bem, vamos nos livrar disso rápido!‘”

E ele foi além: “Então, eu fiz um personagem … eu arranquei a fantasia dele … eu fiz um personagem chamado Venom, entreguei a David Michelinie, o escritor, e eles disseram, ‘Apenas espere, espere, espere’. Então, de repente eu fiz a edição #298, ele ainda estava de preto, #299, ele ainda estava de preto, finalmente na #300, olhe, eu até disse aqui no esboço da capa, ‘Podemos fazer no preto e vermelho? Vamos, eu quero fazer o preto e o vermelho.‘ E eles disseram: ‘Sim, sim, sim, tudo bem.’ Então, essencialmente, a edição #300 é a origem do Venom. Mas para mim, é ‘Como diabos vamos tirar essa maldita fantasia preta de Peter Parker?“.

Como vocês podem ver, McFarlane indica, na sua fala, que a ideia do Venom foi sua. Ele que levou a ideia do personagem para o escritor David Mechelinie e quem quem insistiu para que a Marvel removesse o uniforme preto do Homem-Aranha, que acabou se tornando o Venom.

Porém, no dia 06 de outubro de 2021 (também conhecido como dois dias atrás), o autor David Michelinie usou as suas redes sociais para comentar o assunto e dar a sua versão da história. Vamos traduzir na íntegra, mas clique aqui caso queira ler o comentário original.

>Suspiro< Acho que estaremos diante desta desavença recorrente toda vez que um novo filme com Venom chegar. Da última vez, publiquei uma longa tese explicando meu ponto de vista e opiniões, as muitas definições de ′′criador ′′ e ′′ criação “, depois terminei dizendo que, num esforço para diminuir os mal-entendidos, eu ia tentar me referir a mim mesmo como tendo ′′originado ′′ o Venom, em vez de usar a palavra com C. Não funcionou. Então, desta vez, eu vou com calma. Vou simplesmente fazer duas perguntas, e depois dar as únicas duas respostas que podem ser verdadeiras.

Pergunta número 1: Se Todd McFarlane nunca tivesse nascido, o Venom ainda existiria? Resposta: Sim. Porque outra pessoa o teria desenhado.

Pergunta número 2: Se David Michelinie nunca tivesse nascido, o Venom ainda existiria? Resposta: Não. É tão simples quanto isso. Discutam a vontade se quiserem, mas já tive a minha palavra. Estou farto.”

David Michelinie participando de um evento. Foto: Fabio Marques.

O comentário de Michelinie não passou batido. O desenhista Erik Larsen, que trabalhou com David no Homem-Aranha e que foi quem assumiu a HQ quando McFarlane saiu do título, respondeu. Larsen teve grande importância na construção do Venom, foi ele quem atribuiu dentes enormes, uma língua gigante e tornou o personagem mais “nojento“. Pois bem, veja o que ele comentou em resposta a David:

Discordo de maneira veementemente.

Se o crédito for para a pessoa que começou com uma página em branco — então o crédito pelo Venom deve ir para quem sonhou com aquela fantasia de Homem-Aranha extraterrestre projetada por Mike Zeck e Rick Leonardi. Você não começou com uma página em branco — você começou com um manual de instrução.

Todd McFarlane adicionou um processo de transformação esquisito e pegajoso, ele deu garras ao Venom, ele fez a aparência de Venom progressivamente mais monstruosa, com uma mandíbula maior e dentes mais afiados, e ele visualizou Eddie Brock a partir do chão.

Venom existiria sem Todd? Não é aquele que conhecemos. Venom existiria sem David? Não é aquele que conhecemos. Mas uma vez que existia um uniforme de extraterrestre, que foi desprezado por Peter Parker — era inevitável que ALGUÉM iria vestir esse uniforme e, uma vez que gêmeos malignos são tão populares nas histórias — um personagem como Venom era praticamente inevitável. Raios, Gregory Wright mencionou nesse teu post que a ideia do uniforme negro transformado em um vilão veio de Todd!

[Nota do Editor: nas imagens acima podemos ver bem as diferenças do Venom de Todd McFarlane (esquerda) em relação ao de Erik Larsen (direita). Os dentes ficaram maiores, a mandíbula cresceu e, claro, surgiu a famosa língua.]

Então, você pegou um repórter descontente com uma roupa descartada do Homem-Aranha. Nem ao menos se deu ao trabalho de escolher uma profissão diferente, pra começar. A motivação do Brock foi tão fraca — que foi abandonada no filme. Você não criou o uniforme. Você não criou os poderes dele. E agora está com dor de barriga porque tens de partilhar o crédito com alguém que sugeriu transformar o uniforme preto num vilão e ajudou a tornar o Venom tão popular?

Me dá um tempo .Venom tornou-se enorme apesar dos teus esforços não por causa deles! O aspecto visual FEZ o Venom. E você lutou contra isso a cada passo do caminho! Puseste notas nas tramas para não fazer o Venom parecer demasiado monstruoso porque dizia que os fãs estavam mais interessados no homem sob a máscara! Fui repreendido por dar uma língua ao Venom! Então, perdoe-me se eu não derramar uma lágrima pelo pobre maltratado e incompreendidos, autor David Micheline.”

Eric Larsen participando de uma convenção de quadrinhos.

Obviamente a réplica de Larsen não passou batida e rendeu uma tréplica para David Michelinie. Confira:

Sabe, Erik, não vou entrar numa batalha de palavras contigo. Não há nada que eu possa dizer que te faria mudar de ideias. Tu é como um ardente seguidor do Trump: não vais acreditar em nada que desafia o teu ponto de vista ou opiniões.

Você já mostrou muitas vezes no passado, através de publicações, entrevistas e cartas para publicações, que não deixa que pequenas coisas como fatos ou a verdades o influenciem daquilo que você QUER acreditar. No entanto, vou apontar alguns dos erros na desinformação que você ofereceu na sua publicação.

Primeiro, você diz que Mike Zeck e Rick Leonardi devem obter o crédito por criar Venom. E eles deviam receber o crédito — por conceber um novo uniforme para o Homem-Aranha. Você então ironiza meus comentários dizendo: ′′Venom existiria sem Todd? Não é aquele que conhecemos.” Verdade. E, por favor, observe que nunca disse, em público ou privado, uma palavra contra o talento de Todd ou as suas contribuições para a popularidade de Venom.

Mas então você diz: ′′Venom existiria sem David? Não é aquele que conhecemos.” Isso não é bem preciso. Não haveria um ′′que conhecemos′′, porque não existiria um Venom.

A seguir, você se refere a publicação de Greg Wright onde ele menciona que Todd disse que tinha sido o primeiro a pensar a ideia de usar o simbionte fantasia como um vilão. Este é outro caso onde você deu crédito ao Todd por algo que não era bem dele. Não sei a data exata em que o Todd foi designado para O Espetacular Homem-Aranha, mas foi bem depois da minha chegada, depois que eu saí de A Teia do Homem-Aranha, e a sua primeira história foi O Espetacular Homem-Aranha #298 datada de março de 1988.

Ok, aqui é onde entram os fatos: em A Teia do Homem-Aranha #18, datada de setembro de 1986, há uma sequência em que Peter Parker é empurrado para a frente de um trem de metrô, mal escapa e é depois completamente assustado porque o seu sentido de aranha não o avisou.

Arte da HQ mencionada por David, onde teria surgido o primeiro teaser do que um dia se tornaria o Venom. Arte de Marc Silvestri.

Isso foi porque o misterioso atacante estava usando o uniforme simbionte, e foi uma cena teaser para começar a apresentar o que teria virado Venom. A ideia de um inimigo perigoso que não tropeça no sentido da aranha foi a primeira dica que me fez pensar sobre o personagem que se tornou Venom.

Houve outro teaser que ocorreu na Teia, numa edição posterior que eu tramei, mas outra pessoa escreveu. Mas o importante é a edição #18. A data da minha cópia do enredo diz que a entreguei em maio de 1986. Agora, diga-me: como é que o Todd poderia ter sido o primeiro a pensar na ideia de usar o simbionte como vilão se eu já tinha desenvolvido um personagem desse tipo pelo menos um ano antes de ele (e eu) termos sido atribuídos em O Espetacular Homem-Aranha?

Tenho a certeza de que terá uma resposta, uma vez que a realidade não parece desempenhar um grande papel nos seus argumentos. E então, você me repreende por terdor de barriga sobre dividir o crédito com ′′um cara que sugeriu transformar o uniforme preto em um vilão”. Talvez devesse contratar alguém para confirmar os teus argumentos antes de os publicar.

E assim, a minha motivação do Eddie Brock foi tão fraca ′que foi abandonada no filme“? Sério? E que tal ter sido abandonada do filme porque nos quadrinhos (alguma vez chegou a ler algum?) a motivação original estava diretamente ligada ao Homem-Aranha, que a Sony não conseguia usar naquela época.

E se a abordagem atual dos ′′amigos′′ é algo que você pensa ser original, e o humor tolo na versão mais recente é realmente engraçado, bem… mais poder para ti. É isso. Eu desisto. Eu poderia continuar e continuar (vá em frente, faça uma piada sarcástica sobre essa linha – eu sei que você quer) mas não adiantaria nada. A tua mente está obviamente tão definida que tentar apresentá-la a verdade seria como forçar a boca de um bebê para alimentá-lo com ameixas cozidas. Então é isto para mim; não vou perder mais tempo a responder a besteiras infundadas. Não vou pegar o caminho covarde e bloquear você desta página, então fique a vontade para desabafar o quanto quiser. Tenho mais o que fazer.

E foi essa a discussão até o momento. Todd McFarlane não se manifestou sobre toda essa discussão. O desenhista é o criador do Spawn e tem usado as suas redes sociais nos últimos dias para divulgar seus atuais projetos e ignorou completamente esse bate-boca.

Caso você tenha ficado interessado e queira ler essa polêmica estreia do Venom nos quadrinhos, com roteiro de Michelinie e arte de McFarlane, ela está compilada no mega omnibus, com 856 páginas, que republica todas as histórias da dupla a frente do Homem-Aranha. Clique aqui para comprar.

Mas e então, caro leitor, o que achou de toda essa confusão? Complicada a situação envolvendo os créditos de criação do Venom, não é mesmo? Deixe a sua opinião nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

7 dias ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

4 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago