Quando foi a primeira vez que a Marvel representou uma pessoa negra na capa das suas HQs?

Recentemente o editor de longa-data da Marvel, Tom Brevoort, foi ao Twitter e levantou a seguinte questão: “Ok, esse é um tópico inspirado nos eventos recentes. Nos quadrinhos, gostamos de nos considerar relativamente progressivos. E, de certa forma, somos, mas, em outras, estamos muito atrasados. Então, eu estava curioso sobre uma pergunta muito simples: nos títulos mais duradouros e mais reconhecíveis dos quadrinhos, qual foi a primeira vez em que você pôde encontrar um personagem negro retratado na capa?

A idagação de Brevoort tem como motivação a enorme discussão sobre racismo que tem tomado principalmente os Estados Unidos, mas também o mundo inteiro. Um reflexo do movimento #BlackLivesMatter.

Mas então, você sabe quando foi a primeira vez que uma pessoa negra apareceu na capa de uma HQ da Marvel? E não estamos aqui falando necessariamente de heróis negros, mas de pessoas comuns.

Tipo, quando foi a primeira vez que um artista, ao desenhar uma multidão, teve o tato de representar cidadãos negros entre as pessoas? Parece algo muito simples, mas você verá como isso pode ter demorado para ocorrer em alguns quadrinhos.

Brevoort elencou por revistas esse levantamento, apontando, por exemplo, a primeira pessoa negra a aparecer na capa de um gibi do Homem-Aranha, dos X-Men, Quarteto Fantástico e assim por diante.

Homem-Aranha

A primeira revista do Peter Parker a trazer pessoas negras na capa foi O Espetacular Homem-Aranha #68, de 1969, justamente no período em se desenvolvia a história envolvendo manifestações estudantis na HQ.

Quarteto Fantástico

O Quarteto Fantástico tem um caso curioso, a primeira revista da equipe a contar com um personagem negro na capa foi a #52, seguida das edições #53, 54 e 119. Porém, em todas essas o herói Pantera Negra aparece de uniforme dos pés a cabeça. Ou seja, se você não conhece o herói e a sua identidade secreta, você não sabe que ele é negro.

A primeira vez em que podemos ver claramente uma pessoa negra foi em Quarteto Fantástico #168, de 1976. Luke Cage estampa a capa da HQ.

E quanto a edição #52, Brevoort conta que ela foi redesenhada várias vezes a pedido de Martin Goodman (editor da Marvel na época) para que não fosse possível identificar que a pessoa usando o manto do Pantera Negra era de fato negra. Esse cuidado, ainda conforme Tom, foi para que as vendas no Sul dos Estados Unidos não caíssem. Lembrando que o Sul do país representa a maior concentração de pessoas racistas, basta lembrarmos da Guerra Civil americana.

Demolidor

O Homem sem Medo fez bonito, Demolidor #47, de 1968 foi a primeira vez que uma pessoa negra foi representada na capa de uma das suas HQs.

Nick Fury

Brevoort destaca que o livro mais progressista da Marvel nesse ponto é Sargento Fury e o seu Comando Selvagem #2, revista de 1963. Nela podemos ver Gabe Jones, mesmo que a sua colorização na época fosse um pouco inconsistente.

Vale destacar que na sexta edição da HQ, em 1964, há uma história onde um soldado se nega a servir junto do Comando Selvagem pelo fato de Gabe ser negro. Essa história abordando o racismo foi escrita por Stan Lee.

X-Men

O caso dos mutantes é a clássica capa de X-Men: Giant-Size, de 1975, revista onde mutantes como Wolverine, Colossus, Noturno, Pássaro Trovejante e claro a Tempestade foram introduzidos na equipe. Mas vale destacar, essa é uma edição especial.

A primeira aparição de uma personagem negra em uma edição regular dos X-Men se deu em X-Men #94, de 1975, e novamente com a Tempestade.

Capitão América

No caso do Capitão América, Brevoort destaca que a primeira representação de pessoas de pele escura foi em 1941, em Capitão América #7 e #8, porém não há nada progressista aqui.

A representação do negro é feita de maneira ofensiva, estereotipada e com a clara intenção de ridicularizar, o que representa o imaginário muito mais escancaradamente racista da época, e que se choca ao compararmos com as representações de 20 anos depois, que são muito mais corretas e maduras.

Homem de Ferro

Homem de Ferro #32, de 1970, foi a primeira vez que um personagem negro figurou na capa de uma HQ do Tony Stark.

Mas e então, caro leitor, o que você achou de todos esses dados históricos? Concorda que demorou bastante para que pessoas negras fossem naturalmente representadas nas páginas das HQs da Marvel? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post 10 heróis negros da Marvel que você talvez não conheça (mas deveria)
Next post Homem-Aranha: Miles Morales é o primeiro jogo exclusivo para o PS5
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D