Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

OFICIAL! Mancha Solar, o super-herói brasileiro da Marvel, torce para o Botafogo

Mancha Solar é a identidade super-heroica de Roberto da Costa, um mutante brasileiro, natural do Rio de Janeiro. Ele foi criado em 1982, na revista Marvel Graphic Novel #4, com roteiro de Chris Claremont (o maior escritor da história dos X-Men) e pelo desenhista Bob McLeod.

Roberto é filho de um bilionário empresário brasileiro e quando jovem era um habilidoso jogador de futebol, mas durante um ataque racista, em plena partida de futebol, seus poderes mutantes se manifestaram. Um adversário o provocou e durante a briga o Beto teve de escutar o seguinte:

Eu posso ser expulso do jogo, mas ao menos vou ter a satisfação de te esmagar todo. A riqueza do seu pai não pode mudar a cor da sua pele. Você ainda é negro … um animal mascarado de ser humano.

Imediatamente o gene x do seu corpo se manifestou. Roberto tem a habilidade de armazenar energia solar. Isso lhe dá super-força, agilidade, reflexos e velocidade aprimorados e também consegue fazer disparos de radiação solar.

Mancha Solar ao longo dos anos cresceu muito como personagem. Ele se tornou um membro fundador dos Novos Mutantes, uma espécie de equipe juvenil de X-Men. Mais recentemente ele foi convidado pelo Homem de Ferro e Capitão América para se juntar aos Vingadores. Em poucos anos ele conseguiu se tornar líder da equipe e até mesmo a comandar/formar seus próprios esquadrões de Vingadores.

MANCHA SOLAR É DO FOGÃO!

Mas a notícia aqui é a seguinte: na última quarta-feira a Marvel publicou nos Estados Unidos a revista “Marvel’s Voices: Comunidades“, um título antológico que busca exaltar diferentes culturas. Já tivemos especiais nesse sentido dedicados a heróis negros, LGBTs, nativo-americanos e asiáticos. Dessa vez o destaque ficou para os heróis latinos.

E no meio dessa HQ especial tivemos uma página feita pelo artista brasileiro Gustavo Duarte (sigam ele lá no Twitter), onde ele representou alguns heróis latinos. E dentre eles chamaram a atenção dois brasileiros. Confira:

O Mancha Solar apareceu vestindo a camisa do clube de futebol Botafogo. O que faz muito sentido, afinal, como falamos acima, a história do personagem começou justamente com o futebol.

Mas tem outra mutante brasileira na arte: Garota Tubarão. Sua identidade secreta é Iara Dos Santos, uma jovem natural de Recife que se descobriu mutante. Ela tem a habilidade de virar um tubarão. Ela pode voltar a forma humana, mas costuma ficar sempre em um meio termo, numa versão humanoide de tubarão.

Ela foi criada em 2012, na revista Wolverine e os X-Men #20, por Jason Aaron (Thor) e Nick Bradshaw (Homem-Aranha). E como podemos ver na ilustração do Gustavo Duarte, ela está vestindo uma camisa da banda Chico Science & Nação Zumbi.

Conversa com Gustavo Duarte

Entramos em contato com o desenhista para entender as inspirações dele na hora de colocar essas referências nas HQs.

JAMESONS: Como surgiu a ideia de dar esse toque ainda mais brasileiro para o Roberto e a Iara?

Gustavo Duarte: É algo que eu faço desde sempre, tanto nas minhas histórias autorais quanto nas histórias da Marvel e DC. Sempre coloco elementos do dia-a-dia nas histórias. E por ser brasileiro, elementos como times de futebol e bandas daqui rotineiramente aparecem.

JAMESONS: Dentre tantas bandas e times de futebol, algum motivo em especial para optar pela Nação Zumbi e Botafogo?

Gustavo Duarte: O beto é carioca e quando ativa seus poderes ele se envolve em chamas e atira rajadas com essas mesmas chamas. Acho a decisão dele torcer para o Botafogo é uma ligação bastante óbvia.

Já a Iara era uma personagem que eu não conhecia. Quando vi a história dela imaginei: “Tubarão. Ela podia ser de Recife”. Fui pesquisar para saber mais sobre ela e descobri que ela é natural de lá mesmo. Então decidi que ela poderia ser fã de Chico Science & Nação Zumbi porque são ícones da cultura pernambucana e, claro, porque sempre gostei muito deles.

Mas e então, caro leitor, o que achou dessas revelações? Mancha Solar é do Botafogo e Iara Dos Santos é fã de Nação Zumbi. Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D