O que esperar do Renascimento da Marvel anunciado na CCXP Worlds

O Editor Tom Breevort, o escritor Jason Aaron e o desenhista Javier Garrón participaram de uma live com o apresentador Ryan Penagos durante a CCXP Worlds e o assunto foi o arco “Enter the Phoenix”, que começará agora em dezembro nos Estados Unidos na HQ dos Vingadores.

Desde que o escritor Jason Aaron passou a assumir os roteiros da revista dos Vingadores, em 2018, ele tem estabelecido os Vingadores do passado. No caso, formações antigas de heróis que se reúniram para salvar a Terra. Tem equipes que protegiam a humanidade há séculos atrás, mas o foco está na primeira formação: os Vingadores de 1 milhão de anos atrás.

Acima os Vingadores de 1 milhão de anos atrás. E abaixo os Vingadores de alguns séculos atrás. Foto: Marvel Comics.

O grupo é composto por: Agamotto (aquele mesmo do Olho de Agamotto do Doutor Estranho), o primeiro Pantera Negra, a primeira Punho de Ferro, o primeiro homem primitivo a receber a marca do EstigmaOdin (o pai de Thor), o primeiro Espírito da Vingança (apelidado carinhosamente de Mamuteiro Fantasma) e claro, a primeira hospedeira terráquea da Fênix.

E em dezembro teremos um arco focado na Fênix, onde veremos heróis e vilões do Universo Marvel disputando uma espécie de torneio e o vencedor será o novo hospedeiros da Fênix. Personagens como o Capitão América, Dr. Destino, Pantera Negra, Wolverine , Namore Mulher-Hulk já estão confirmados que estarão no torneio.

Confira as primeiras imagens já divulgadas:

Mas acontece que ao encerrar o painel, o editor Tom Brevoort fez um pequeno comentário que tem causado bastante furor na internet. Ele falou que as histórias que envolvem a Fênix costumam primeiro contar com a destruição e depois com o renascimento, indicando que essa poderia ser a temática do Universo Marvel em 2021.

Porém, é válido deixar isso claro, essa sua frase é um tanto vaga. Há aqueles mais afobados que apostam que a Marvel fará um reboot. Isso já podemos descartar. A Marvel detém hoje o maior universo compartilhado da cultura pop. São mais de 60 anos de histórias publicadas ininterruptamente toda semana e todas valem para a cronologia.

Fora que a Marvel tem em andamento hoje runs muito populares, que são sucessos de crítica e de público e que possuem tramas em desenvolvimento, que seriam jogados no lixo com um reboot. É o caso do Venom de Donny Cates, o Imortal Hulk de Al Ewing, o Espetacular Homem-Aranha de Nick Spencer e claro, os X-Men de Jonathan Hickman. Ou seja, reboot não é uma opção.

Alguns pensam que pode ser um relaunch, semelhante ao que a DC fez em 2016. É uma possibilidade, apesar de particularmente não por muita fé. A Marvel até tem alguns títulos para relançar, mas não sei se o suficiente para encabeçar uma grande iniciativa dessas.

Uma possibilidade muito grande é que o Renascimento seja apenas um título para o próximo arco dos Vingadores de Jason Aaron, assim como o atual se chama “Enter the Phoenix”.

Mas, particularmente, penso que pode ser um teaser para uma grande saga do Universo Marvel em 2021. Os X-Men atualmente tem explorado o método criado por eles de ressureição. O Imortal Hulk só é imortal pois ele renasce todos os dias à noite. O vilão Condenado, na HQ do Homem-Aranha, tem resgatado pessoas do inferno.

E existe um personagem que une todas essas histórias: Mefisto. E se todos os principais runs atuais da Marvel estiverem convergindo nesse sentido? Jason Aaron, na HQ dos Vingadores, mostrou que o vilão está há séculos manipulando os heróis. E ontem, durante o painel da CCXP, foi destacado que essa revelação será importante para o que está por vir.

Mefisto manipulando o Universo Marvel por séculos. Foto: Marvel Comics.

Já pensou se as almas dos mutantes renascidos, a fonte do poder do Condenado, o Deus da Luz que combate Knull e Aquele Acima de Todos estiverem todos conectados com o Mefisto?

Mas e você, caro leitor, o que acha que significa o Renascimento do Universo Marvel? Tem algum palpite? Qual dessas teorias você acha mais provável? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post Marvel publicará mangá do Deadpool em parceria com a Shonen Jump
Next post X-Corp? Religião mutante? O que esperar dos X-Men nos quadrinhos em 2021
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D